Quem disse que viajar na baixa temporada não é bom? No Brasil, os períodos mais visados para viajar são: dezembro, janeiro, fevereiro e julho – meses das férias escolares e ótimos para curtir os momentos em família.
Isso não significa, no entanto, que os outros meses não sejam indicados para colocar o pé na estrada. Muito pelo contrário, viajar na baixa temporada garante, na verdade, ótimas vantagens, como:
- menos tumulto nos pontos turísticos, restaurantes, hotéis, aeroportos, trânsito, etc.;
- mais economia em passagens aéreas, hospedagem, lazer, alimentação e entretenimento;
- atendimento melhor e mais ágil nos comércios;
- temperaturas mais amenas (já que, durante o outono e a primavera, o calor e o frio não são tão intensos).
Agora que você já sabe que viajar na baixa temporada pode ser uma ótima oportunidade para economizar e aproveitar melhor o seu passeio, conheça alguns destinos ideias para curtir entre os meses de março a junho e de agosto a novembro:
Nordeste
Com uma cultura particular, comidas típicas saborosas e algumas das praias mais bonitas do país, o Nordeste brasileiro atrai milhares de turistas todos os anos, principalmente durante a alta temporada. Nesse período, no entanto, os custos com hospedagem e passagens aéreas são mais altos, o que pode se tornar um problema, principalmente para os viajantes que têm como objetivo fazer um passeio mais econômico.
Se esse é o seu caso, uma ótima alternativa é programar a sua viagem para o Nordeste durante a baixa temporada, época em que é possível gastar menos pelo passeio, sem deixar de aproveitar todas as belezas desse destino.
DICA: Embora o calor seja predominante ao longo de todo o ano, em alguns meses a incidência de chuva é maior nos estados do Nordeste (normalmente de abril a agosto). Isso não significa que você não deva viajar para esses destinos nesse período, mas é bom estar preparado para encarar pancadas de chuvas periódicas.
Orlando
Indiscutivelmente, os meses em que Orlando recebe mais visitantes é durante as férias escolares ou feriados americanos, épocas em que as famílias aproveitam para curtir alguns dias de diversão junto aos filhos.
Por causa disso, aproveitar os meses que não fazem parte das férias brasileiras e americanas pode fazer toda a diferença para garantir alguns descontos em passagens e hospedagens.
Porém, para encontrar os parques (um pouco) mais vazios, os meses mais indicados são maio, setembro e outubro, quando as temperaturas estão amenas e não há nenhum evento especial no calendário para agitar os turistas.
Foz do Iguaçu
Não existe época certa para curtir paisagens fantásticas e Foz do Iguaçu está aí para provar isso. Famosa por abrigar um dos Patrimônios Naturais mais belos do mundo, essa cidade recebe milhares de turistas praticamente ao longo de todo ano e nunca decepciona!
Para quem espera encontrar os belos pontos turísticos da região mais calmos, vale a pena programar a viagem entre os meses de março a maio e agosto a novembro, porém, não nos feriados, muito menos na Páscoa, pois essa é uma das datas do ano em que o local costuma receber mais visitantes.
DICA: Embora a cidade seja sempre uma ótima opção de destino, durante o inverno as temperaturas podem ficar bem baixas. Então, caso opte em conhecer Foz do Iguaçu no frio, não se esqueça de colocar na sua mala peças confortáveis e quentinhas, para que você possa curtir ao máximo a sua viagem.
Buenos Aires
Devido à proximidade com o Brasil, à beleza da cidade e à sua riqueza gastronômica e cultural, Buenos Aires está sempre no radar dos turistas. Aliás, justamente por ser tão perto, a capital argentina apresenta algumas semelhanças com o nosso país.
Para começar, as férias escolares acontecem no mesmo período, por isso, os meses de março a maio e setembro a novembro são os melhores para curtir a viagem com mais tranquilidade. Outra semelhança é que as estações do ano são bem definidas, assim como nos estados da região Sul do Brasil, por isso, a baixa temporada é também o período com temperaturas mais amenas, típicas do outono e primavera.
Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha é mais um destino brasileiro ideal para viajar na baixa temporada e curtir preços mais em conta e pontos turísticos mais calmos. O diferencial dessa região, no entanto, é que os períodos de baixa temporada diferem do restante do Brasil.
É comum, por exemplo, que janeiro e fevereiro sejam os mais sossegados, já que sucedem os meses de maior agito na região, que são novembro e dezembro – época em que acontece o Natal Luz de Gramado, um dos eventos natalinos mais famosos do Brasil.
Em junho a Serra Gaúcha volta a receber um grande número de turistas, que aproveitam para curtir o frio e, com um pouco de sorte, ver a neve que costuma cair nessa época do ano. Esse movimento, dos viajantes que querem curtir o friozinho típico do Sul do Brasil, costuma se estender também pelos meses de julho e agosto.
DICA: se você pretende curtir a Serra Gaúcha com menos agito, certifique-se antes de que não está acontecendo nenhuma programação típica da região. Afinal, com uma baixa temporada atípica e com tantas atrações para oferecer, corre o risco de você chegar no destino sem se programar e ser surpreendido com o tumulto dos turistas que invadem as ruas e pontos turísticos do local.
Pronto para aproveitar todas as vantagens de viajar na baixa temporada? Converse com um de nossos agentes e descubra mais informações sobre os melhores destinos e períodos de viagem e, claro, não perca a oportunidade de planejar conosco o seu próximo passeio.
Leia mais:
– Destinos mais procurados por brasileiros
– Destinos para curtir a neve pelo mundo
– 5 praias do Nordeste para passar as férias de verão
– Lugares fantásticos para visitar nas férias de julho na América do Sul
– Quais são as vantagens da baixa temporada na Europa?