Fundada pelos romanos, a cidade de Braga fica ao norte de Portugal. Considerada a terceira maior cidade portuguesa, tem cerca de 110 mil habitantes. O centro histórico de Braga reúne um valioso patrimônio arquitetônico, e que podemos visitar os seus múltiplos monumentos civis e religiosos. Os Santuários do Bom Jesus e de Sameiro e a Igreja de Santa Maria Madalena de Falperra são pontos-chave na rota turística por esta cidade milenar. O artesanato e a espantosa gastronomia completam o percurso.
Atividades
Por ser uma das cidades mais antigas de Portugal, Braga oferece ao turista construções históricas, como a Sé Catedral, a catedral mais antiga do país. Sua construção teve início em 1070. Ainda há o Santuário do Bom Jesus do Monte, considerado o mais bonito do país: a igreja é neoclássica, rodeada por lindos jardins. A Citânia de Briteiros é um dos locais arqueológicos mais bem conservados da região, com belas relíquias em exposição. Vale conhecer também a Igreja de Santa Cruz, o Jardim de Santa Bárbara e as ruínas romanas de Bracara Augusta.
Gastronomia
Com uma gastronomia rica e deliciosa, a cidade apresenta pratos típicos, como: arroz de forno à antiga, arroz de pato, bacalhau, bacalhau assado com broa, bolinhos de bacalhau, caldo verde, papas de sarrabulho e sopa doce.
Como chegar
Sem aeroporto na cidade, para chegar à Braga, é preciso descer na cidade do Porto, que fica a 100 km da sede, ou ir até a capital, Lisboa, que fica a 400 km. O turista pode pegar trem ou ônibus que ligam as principais cidades portuguesas.
Melhor época
As estações mais agradáveis em Portugal são a primavera (especialmente os meses de maio e junho) e o finalzinho do verão (setembro). Em agosto tudo fica mais caro e concorrido, porque é época de férias na Europa.
Informações adicionais
Moeda: euro
Línguas: português
Visto: não é necessário
Saúde: nenhuma vacina é obrigatória