Com um centro histórico invejável, repleto de edifícios muito bem conservados, Cracóvia é uma cidade que faz questão de preservar os traços do velho mundo. Nem mesmo os bombardeios da Segunda Guerra foram suficientes para tirar essa característica tão marcante do destino. Ela é uma cidade de jovens e intelectuais, fato que desenvolveu uma animada atmosfera para os visitantes. Amarre os cadarços e se prepare para explorar essa região tão significativa.
Atividades
Há dois pontos obrigatórios para o visitante na Cracóvia: o Monte Wawel e a Cidade Velha.
No Monte Wawel encontra-se a cidadela, que já abriu a sede do governo polaco. Aproveite o passeio e visite também o Castelo Real, a Catedral de Cracóvia e o Covil do Dragão. Dica: procure por uma estátua de bronze de um dragão cuspindo fogo. O monumento está às margens do Rio Wisła e proporciona uma vista estonteante da região. Não se esqueça da máquina fotográfica!
O passeio mais interessante, porém, não está na Cracóvia, e sim na visita ao antigo campo de extermínio de Auschwitz. Um prato cheio para quem gosta de história.
Gastronomia
Os grandes restaurantes da cidade estão ao redor da praça Rynek Glowny, no centro antigo. Por ser uma região turística, os estabelecimentos investem na culinária local com pratos requintados e serviço dedicado.
Para os visitantes que preferem um ambiente moderno e opções diferenciadas, o distrito de Kazimierz é conhecido por abrigar restaurantes especializados em receitas judaicas. As ruas Plac Nowy e Szeroka são as que possuem mais opções.
Compras
O centro histórico é o ponto mais indicado para se fazer compras na Cracóvia. Uma infinidade de lojas está à espera dos visitantes, que precisará de peso extra para as novas aquisições. Os artigos são bem mais baratos, em comparação com outros destinos europeus, em especial os suvenires, as roupas e as garrafas de vodca.
Como chegar
A melhor opção para se chegar a Cracóvia é utilizar um voo da Lufthansa com destino a Munique, na Alemanha, e seguir viagem com uma conexão ao destino. A viagem dura, em média, 15 horas.
Melhor época
Viajantes que ainda não conhecem a cidade devem embarcar entre maio e setembro. Nessa época, os termômetros podem ultrapassar os 25°C, possibilitando caminhadas e passeios ao ar livre.
Informações adicionais
Moeda: zloty
Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar na Polônia
Saúde: vacinas não são exigidas