Um dos santuários cristãos mais populares do mundo, Lourdes recebe cerca de cinco milhões de turistas por ano. A região é também a entrada para os vales dos rios Arrens, Cauteres, Ossau e Gavarnie, tornando-se uma das regiões mais belas da França. Aos fiéis, Lourdes pode representar curas milagrosas para doenças e deficiências.
Atividades
Lourdes é famosa pela aparição de Nossa Senhora Aparecida à menina Bernadete Soubirous, e muitos dos pontos turísticos da região remetem a esse episódio. Dois dos maiores exemplos são a casa onde viveu Bernardete e família e a magnífica Basílica do Rosário, principal edifício do Santuário Notre-Dame. As construções são as mais visitadas pelos peregrinos, que aproveitam a oportunidade para renovarem a fé.
Partindo para um contexto histórico, é possível conhecer também o Château Fort de Lourdes, um antigo castelo erguido em 778 e que hoje é um museu de artes e tradições populares dos Pirineus.
Gastronomia
O restaurante do Mercure Lourdes Impérial (Avenue du Paradis) é uma opção certeira para quem está em busca de sofisticação e um ambiente acolhedor. Com inspirações art déco, o estabelecimento serve cozinha tradicional francesa baseada em produtos locais frescos.
No centro, a regra é ser fisgado pela melhor oferta de vitrine. No geral, os restaurantes locais oferecem boas refeições aos turistas.
Compras
O principal santuário católico da França oferece muitos suvenires, principalmente em pequenas lojas e por meio de vendedores ambulantes. Imagens de santos e acessórios são os mais comercializados. Se o visitante estiver em busca de roupas, joias e outras peças, o mais indicado é dedicar o tempo em Paris.
Como chegar
A melhor opção para se chegar a Lourdes é utilizar um voo da Air France ou da TAM até a capital Paris (11 horas) e fazer a conexão até Lourdes, por meio de uma operação interna da própria Air France. É importante ressaltar que o trecho interno é feito no Aeroporto Orly, o que exige do visitante um traslado, já que os voos internacionais para França desembarcam no aeroporto Charles De Gaulle.
Melhor época
Os meses mais interessantes para visitar Lourdes pela primeira vez são abril, maio, junho, setembro, outubro e novembro. Nessa época, as temperaturas são mais agradáveis e há poucas chuvas.
Informações adicionais
Moeda: euro
Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar na França
Saúde: vacinas não são exigidas