Com cerca de 1 mil vinícola e a montanha mais alta do continente (Aconcágua), Mendoza é capaz de satisfazer o cliente mais exigente com restaurantes, centros de compras e passeios inigualáveis. A rica arquitetura de prédios históricos e as simpáticas praças dão o tom da viagem, misturando glamour e cultura em poucas quadras. E o melhor: todos esses atrativos estão a poucas horas do Brasil. Difícil recusar, não é mesmo?
Atividades
Mendoza carrega a bandeira de zona vinícola mais importante da Argentina, portanto, uma degustação de vinhos se faz necessária. É uma boa oportunidade saber quais vinhos merecem lugar na mala que volta ao Brasil.
Reserve ao menos um dia para conhecer também o Desfiladeiro Atuel. As paisagens são inesquecíveis, principalmente das ruínas antigas e barragens. O tour é guiado por profissionais da região e muito seguro. É para curtir cada segundo!
No mesmo estilo, o passeio à Alta Montanha reserva grandes emoções e oportunidades de tirar fotos históricas. A visita pode ser estendida para lugares como o Potrerillos, povoado com cabanas espalhadas por todo o vale, a vila Uspallata, banhada pelo rio Mendoza, e a Ponte Histórica de Picheuta.
Encerrando a sessão “imperdíveis”, o Cerro Aconcágua, considerada a maior montanha do planeta fora da Ásia, com 6.962 metros de altura. Chegar ao cume é para poucos, mas apreciá-lo a partir do Parque Provincial Aconcágua, em terreno bem firme, já é suficiente para registros inesquecíveis.
Gastronomia
Mendoza sustenta a fama argentina de ter ótimos restaurantes. O Ana Bistrô (avenida Juan B. Justo) é um exemplo. O lugar é charmoso, possui decoração intimista e oferece algumas delícias, como spaghetti cremoso de camarão e o tradicional ojo de bife (carne feita à moda argentina).
A Bodega Ruca Malen (rua Lujan de Cuyo) é outro estabelecimento que merece destaque. Com cardápio de cinco passos, o estabelecimento capricha na variedade e oferece uma carta de vinhos de dar inveja.
Não menos prestigiado está o Bar El Palenque (Villanueva), perfeito para curtir porções e apreciar bebidas.
Compras
O centro de Mendoza concentra os principais pontos de venda da cidade. Paseo Sarmiento é o calçadão mais frequentado e dispõe de grande variedade de lojas, restaurantes e serviços em geral. A Plaza de las Artes é outro local de bastante movimentação. Localizada na Plaza Independencia, a feira conta com centenas de barracas que comercializam os mais variados produtos artesanais. Quem preferir os corredores de um shopping, a indicação é o Mendoza Plaza Shopping, abrigo de salas de cinema e lojas de marcas famosas.
Como chegar
Não há voos diretos para Mendoza, ficando com Buenos Aires a responsabilidade de dar boas-vindas aos visitantes estrangeiros. Da capital argentina, um voo doméstico basta para chegar à cidade. As companhias que oferecem maior número de voos são Aerolíneas Argentinas, Gol Lan e TAM.
Melhor época
Se o viajante tiver escolha, prefira entre outubro e maio (primavera e verão). Nessa época, a região está mais colorida e o movimento cresce, possibilitando maior oferta em todo o destino. Não é demais lembrar que Mendoza é um daqueles destinos que podem ser visitados durante todo o ano. O estilo do roteiro é que dita as regras, nesse caso.
Informações adicionais
Moeda: peso argentino
Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina
Saúde: vacinas não são exigidas