Santiago é uma cidade cativante. As belas paisagens e a riqueza cultural somam forças à hospitalidade chilena, estabelecendo um destino cheio de atrações. A capital chilena é para ser descoberta aos poucos. Quem passa um fim de semana, sempre decide retornar, e é isso que traz ainda mais charme à cidade. Prepare as bagagens e agende o voo. Santiago está à espera.
Atividades
À primeira vista, até parece que Santiago é uma cidade pacata. Engano. A capital chilena oferece passeios para todos os gostos, com paradas obrigatórias por alguns pontos turísticos. Confira:
Museu de Arte Precolombino – Abriga coleções de esculturas Maias, tecidos andinos, chapéus, vasos e outras peças de arte pré-hispânica de todo o continente americano, inclusive de Astecas e Incas.
Palacio de La Moneda – Uma das poucas sedes de governo no mundo abertas para visita.
Centro Cultural Palacio de La Moneda – Abriga mostras de arte e cinema.
Museo de Bellas Artes – Conta com mais de 5,6 mil pinturas e esculturas de artistas europeus e chilenos.
Cerro Santa Lucía – Oferece uma bela vista panorâmica com a Cordilheira dos Andes ao fundo.
Casa Museo La Chascona – Uma das três casas chilenas do poeta Pablo Neruda. Foi construída para simular a sensação de se estar em um barco.
Gastronomia
Santiago é um paraíso para os apreciadores de frutos do mar. A cidade é conhecida em toda a América do Sul pela variedade de espécies (e pratos) que oferece aos visitantes.
O tour gastronômico deve começar no Mercado Central, um espaço repleto de sabores e opções de restaurantes. Um deles é o El Galeón, que serve pequenas porções e vinhos de ótima qualidade. Ainda no Mercado Central, difícil passar despercebido pelo Donde Augusto. O estabelecimento possui mesas espalhadas por todos os corredores, ocupando espaços entre barracas e proporcionando uma experiência indescritível. As sugestões da casa são ótimas e valem a pedida.
Deixando de lado os frutos do mar, o Chilenazo (bairro Las Condes) é um restaurante tradicional de Santiago, frequentado pelos locais e prestigiado pelos turistas por conta da famosa parrilla chilena. Quem experimenta, promete voltar. Vai resistir?
Compras
Os shoppings são ótimas opções de compra para os visitantes em Santiago. O maior deles é o Parque Arauco, localizado em Las Condes. O edifício tem cerca de 400 lojas, além de salas de cinema, teatro, pista de patinação e praça de alimentação com mais de 50 restaurantes.
Os itens de maior procura são as roupas de marcas globais, geralmente bem mais baratas se comparadas ao mercado brasileiro.
O Alto Las Condes segue o mesmo padrão e possui as três principais lojas de departamentos do Chile: Falabella, Ripley e Paris. Esse shopping fica na avenida Kennedy, um pouco mais afastado do centro, mas com fácil acesso via transporte público.
Como chegar
São Paulo e Rio de Janeiro possuem voos diretos para Santiago. As principais companhias são Lan e TAM, ambas com desembarques no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, a 20 quilômetros do centro. Aerolineas Argentinas e Taca também operam o destino, mas com uma ou mais paradas. As operações diretas duram cerca de quatro horas.
Melhor época
A grande verdade é que há atrações em todas as épocas do ano em Santiago. Janeiro, fevereiro e março são os meses mais indicados para visitar o destino. É nessa época que os dias são ensolarados e as noites tornam-se convidativas para passeios ao ar livre.
Informações adicionais
Moeda: peso chileno
Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile
Saúde: vacinas não são exigidas