Edfu é a grande prova do Egito Antigo. A região abriga traços e monumentos muito bem conservados, revelando toda a perícia de um povo que superou os limites do ser humano em busca da exaltação dos deuses. Visitar o Egito e não passar em Edfu é um pecado que custa caro.
Atividades
O templo dedicado ao deus Hórus é o grande passeio para quem está na cidade. A construção do local foi iniciada em 237 a.C., por Ptolomeu III e Evérgetes I, e as obras foram terminadas apenas em 57 a.C. É o templo mais bem conservado do Egito e o segundo mais importante, depois de Karnak. Mede exatos 137 metros de comprimento, 79 de largura e 39 de altura. O complexo segue os padrões de outras construções egípcias, com pilone, pátio, duas salas hipóstilas, uma sala de oferendas, uma sala central e um santuário.
Gastronomia
Uma ótima opção de alimentação é ao lado dos nativos. Visitas às casas de egípcios são comuns e rendem ótimas experiências. Os pratos são simples, mas muito saborosos. A receptividade das famílias faz toda a diferença.
Para quem prefere os menus recheados dos restaurantes, nada melhor que utilizar a infraestrutura dos hotéis.
Compras
O povoado é pequeno, o que faz do comércio de rua (em especial, o ambulante) uma sugestão muito forte. É preciso ter paciência e saber negociar, já que os vendedores sempre oferecem produtos acima do real valor de venda. De qualquer forma, vale a pesquisa e a pechincha para conseguir boas lembranças.
Como chegar
A maneira mais fácil de chegar a Edfu é via marítima. Para o visitante brasileiro, a viagem começa com uma escala em um destino europeu ou do Oriente Médio, antes de chegar à capital Cairo. Dependendo do roteiro, pode-se visitar alguns destinos por vias marítimas, fazendo roteiros completos e apreciando belas paisagens. O trecho aéreo pode durar até 30 horas, dependendo da conexão escolhida.
Melhor época
De setembro a maio, as temperaturas são amenas, proporcionando pleno aproveitamento das atrações.
Informações adicionais
Moeda: libra egípcia
Visto: brasileiros precisam de visto para entrar no Egito
Saúde: é preciso apresentar comprovante de vacinação contra febra amarela