Julho é sinônimo de frio e de férias escolares. O primeiro período de descanso do ano é uma ótima oportunidade para viajar com a família ou em um grupo de amigos. Para ajudar você a escolher o seu destino, listamos 10 lugares interessantes na América do Sul, para passar as férias de julho. Que tal aproveitar o friozinho e viajar?
1 – Mendoza (Argentina)
Para quem quer um lugar romântico, com programas para a família e até mesmo aventuras, a Argentina é o país certo.
A Província de Mendoza é o lugar perfeito para quem gosta de gastronomia e de um bom vinho. Não é à toa que é considerada a capital do vinho, pois é responsável por mais da metade da produção de vinho na Argentina. Aliás, o vinho de Mendoza está entre os melhores do mundo.
A cidade é bastante agradável para passeios diurnos e noturnos. Há vários monumentos, ruas e centros comerciais para os amantes de compras, além de excelentes restaurantes.
DICA: Faça o Caminho do vinho! Justamente por ser a capital do vinho, fazer o tour pelas vinícolas é quase obrigatório. São mais de 1200 adegas na região, como por exemplo, Terrazas de los Andes e Chandon.
2 – Bariloche (Argentina)
Já os que querem aventura e neve, a melhor opção é a famosa San Carlos de Bariloche, mais conhecida como Bariloche. Todo seu sucesso é pela sua localização ao pé da Cordilheira dos Andes.
Em uma visita ao local, as baixas temperaturas e a neve farão parte da viagem. Na província há um centro histórico, diversos restaurantes, cafés e lojas de chocolates, mas o que mais movimenta o turismo local são as pistas de esqui. Bariloche tem a maior pista de esqui da América latina, o Cerro Catedral.
DICA: Nas próprias pistas há lojas de aluguel de roupas e equipamentos específicos para snowboard e esqui. Portanto, não precisa se preocupar com nada disso.
3 – Santiago (Chile)
Outro país muito interessante no inverno, é o Chile. Começando com a capital, Santiago, com seu contraste moderno e antigo. Tem diversos pontos turísticos históricos e religiosos. Também há áreas bem românticas para os casais.
Caso você queira aventura, pode aproveitar as pistas de esqui do Chile. A maior e mais importante é Valle Nevado, que fica cerca de 65 Km de Santiago.
4 – Campos do Jordão, São Paulo (Brasil)
Conhecida pelo seu turismo de inverno, Campos do Jordão tem opções para diversos públicos.
A gastronomia alemã é bem forte na região, desde opções baratas à alta gastronomia. Ainda em Julho, ocorre o maior evento de música clássica da América Latina, com cerca de 80 concertos e parte deles com entrada gratuita.
DICA: Você não pode deixar de experimentar o maravilhoso fondue, servido à noite em diversos restaurantes pela cidade. A visita guiada pela Fábrica de Chocolates Araucária, onde você pode acompanhar todo processo de produção e ainda saborear os chocolates durante o tour também é uma experiência imperdível.
5 – Deserto do Atacama (Chile)
Claro que não pode faltar o notável deserto do Atacama nesta lista. Para chegar até ele, deve-se ir para a cidade de Calama e de lá contratar tours especializadas nas atrações que o deserto oferece.
Vale a pena conhecer o deserto mais alto do mundo e visitar o Valle de la Luna, Valle de la Muerte, Gêiseres de Tatio, Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama. A vantagem de ir nas férias de julho é que o clima está mais agradável durante o dia e queda da temperatura ocorre apenas a noite.
6 – Chapada Diamantina, Bahia (Brasil)
Essa é uma opção para quem gosta da natureza. O melhor caminho para chegar até a Parque Nacional da Chapada Diamantina é pela cidade de Lençóis que oferece boa estrutura para o turismo. Em Lençóis você pode aproveitar a arquitetura centenária, restaurantes e monumentos históricos para os passeios diurnos. Bares e artistas de rua para a diversão noturna.
A área do parque é muito grande e conta com cachoeiras, rios, grutas, platôs e cânions. As férias de julho são boas para visitar o parque pois a temperatura é mais baixa e algumas lagoas mudam sua coloração, ficam mais cristalinas ou azuis.
DICA: Ver o pôr do sol no Morro do Pai Inácio e Mergulhar no Poço Azul (foto).
7 – Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul (Brasil)
Outro destino para os amantes do frio é a Serra Gaúcha. Visitar Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Garibaldi são excelentes opções para conhecer o estilo de vida gaúcho e degustar os melhores vinhos produzidos pelas colônias italianas. Um ótimo jeito de aproveitar o inverno e as férias de julho.
Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, Cambará do Sul precisa fazer parte do roteiro. Na fronteira entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o município abriga o Parque Nacional Aparados da Serra, onde os turistas podem contemplar um dos maiores cânions do Brasil, cascatas e passear pelas trilhas.
Canela e Gramado contam com diversos museus, fábricas de chocolates, paisagens incríveis, arquitetura diferenciada e gastronomia rica, com herança da cultura alemã e italiana.
DICA: Para a diversão das crianças, há o Minimundo e o Snowland, o parque do gelo (foto).
8 – Caldas Novas e Rio Quente, Goiás (Brasil)
Essas opções são para aqueles que querem fugir um pouco do frio nas férias de julho. As cidades de Caldas Novas e Rio Quente possuem clima quente o ano todo. No inverno as temperaturas caem um pouco, mas ainda assim, é possível curtir bastante as atrações locais.
A grande vantagem de ir em julho para Goiás é viajar no período mais seco do ano na região, ou seja, os dias de sol são garantidos.
Os programas da região também são bem variados, desde rafting nos rios, pesca esportiva, passeios de barco, atrações em parques aquáticos com áreas apropriadas para crianças. A maioria dos parques e rios têm águas com temperatura mais elevada.
As nascentes mais quentes do Brasil estão no Parque Aquático da Lagoa de Pirapitinga. O local mais conhecido do parque é o Poço do Ovo, onde a temperatura da água chega a 57ºC.
DICA: Visite o maior Parque do Cerrado e a praia artificial com águas aquecidas, no Hot Park (foto).
9 – Paraty, Rio de Janeiro (Brasil)
A histórica Paraty é para quem gosta de simplicidade e cultura. Além de ter um clima mais seco e céu claro em julho, a cidade recebe um evento de literatura chamado Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com a apresentação de vários artistas nacionais e internacionais.
No centro histórico você vai encontrar a Casa da Cultura e o Museu da Arte Sacra. Ao visitar Paraty conheça o Caminho do Ouro, restaurantes, alambiques e ateliers que destacam a cultura local.
DICA: Não volte de Paraty sem degustar “Gabriela” e “Jorge Amado”. A Gabriela é uma cachaça típica da cidade e o Jorge Amado é um drink que tem a cachaça Gabriela como base. Você irá encontrar facilmente essas bebidas em quase todos os restaurantes e bares da região.
10 – Cusco (Peru)
Viajar nas férias de julho para o Peru é uma ótima opção para conhecer Machu Picchu, declarado pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade e uma das sete maravilhas do mundo.
Machu Picchu é considerado um lugar sagrado pelos Incas, mas surpreende a todos os visitantes pela perfeição das construções com pedras encaixadas precisamente, sem a utilização de nenhum tipo de material para uni-las.
Em Cusco, você vai se encantar com a cultura local e a arquitetura, que vai desde o Inca até o Colonial. Há diversos pontos interessantes para visitar como praças, mercado tradicional, museu, igrejas e lindos templos. A vida noturna também é bastante agitada, com muitos bares e baladas.
Já decidiu para onde você vai viajar nas férias de julho?
Então compartilha com a gente!
E caso tenha interesse em conhecer algum desses lugares, entre em contato e solicite um orçamento. Os consultores da TZ Viagens são especialistas em organizar itinerários personalizados e com os melhores preços.
Leia também:
– Dicas das melhores cidades de esqui do mundo
– Turismo de aventura é uma boa opção para pais com filhos adolescentes
– Dica de viagem: Santiago, Chile