Barcelona é um dos destinos clássicos da Europa! Há anos na lista das cidades mais visitadas do continente, o local tem tudo para não sair da rota dos turistas tão cedo. E quando falamos em “tudo”, é tudo mesmo! Afinal, além dos pontos turísticos de Barcelona serem fantásticos, a cidade ainda conta com boa gastronomia, praia, arquitetura belíssima e até boas festas, festivais e eventos culturais – que garantem à capital da Catalunha o título de uma das cidades mais divertidas da Europa.
Está pensando em visitar esse destino na sua próxima viagem? Confira, a seguir, alguns pontos turísticos de Barcelona que você precisa incluir no seu passeio:
Templo Expiatório da Sagrada Família
É impossível falar sobre os pontos turísticos de Barcelona sem mencionar Antoni Gaudí, o maior representante da arquitetura modernista espanhola. Embora o seu trabalho possa ser encontrado em diversas partes da cidade, a obra-prima mais relevante da sua carreira é também o monumento mais visitado da Espanha: o Templo Expiatório da Sagrada Família.
Todos os anos, cerca de 3 milhões de pessoas passam por esse local, que conta com três fachadas simbólicas, 18 torres e inúmeros pilares em forma de tronco, que transformam o interior do monumento em um enorme bosque de pedras.
Embora seja um ponto turístico muito visitado, até hoje a construção do local não foi concluída. As obras começaram em 1882, porém, o projeto foi assumido por Gaudí somente no ano seguinte. Na época, o arquiteto fez um replanejamento completo e transformou o templo em um local inovador. Desde então, as obras estão em andamento e o previsto é que a construção do monumento seja concluída em 2026 – ano do centenário da morte de Antoni Gaudí.
Parque Guell
O Parque Guell é mais uma das obras grandiosas do arquiteto Antoni Gaudí. Projetado para ser um condomínio de luxo, a obra do local se tornou inviável e alguns anos depois o espaço foi comprado pela Prefeitura de Barcelona, passou a ser público e, hoje, é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
Ao todo, o parque conta com 17 hectares e muitos detalhes fascinantes. Formas onduladas, mosaicos, cores e colunas que remetem às árvores preenchem cada espaço do Parque Guell e o transformam em um local encantador e mágico.
E não é apenas o trabalho do arquiteto catalão que pode ser contemplado nesse famoso ponto turístico de Barcelona, mas também uma das paisagens mais incríveis da cidade e do Mar Mediterrâneo, já que o parque fica localizado no Monte Carmelo e garante uma vista extraordinária lá do alto!
Casa Milà e Casa Batllò
Como você já deve ter percebido, os pontos turísticos de Barcelona estão intimamente relacionados às obras de Gaudí. Não é à toa que, quem visita a cidade recomenda que os turistas façam o “Roteiro de Gaudí”, passando pelas principais obras do arquiteto.
Esse roteiro deve incluir, além de uma parada no Templo Expiatório da Sagrada Família e no Parque Guell, um tour pelas casas Milà e Batllò, que são mais duas demonstrações do talento do arquiteto catalão.
A Casa Milà ou La Pedrera, como é mais conhecida, trata-se na verdade de um prédio de nove níveis, que fica localizado em uma esquina e impressiona pela sua forma ondular. Projetada para ser a residência de uma família burguesa espanhola, a construção possui 33 sacadas, que simulam algas marinhas, e no terraço é possível conferir chaminés que parecem guerreiros utilizando capacetes.
Quando foi concluída, a obra da Casa Milà não foi compreendia e a residência virou motivo de chacota entre as pessoas da época. Hoje, no entanto, a arquitetura do local é muito valorizada, tanto que La Pedrera foi declarada Patrimônio Histórico da UNESCO e diariamente milhares de turistas aproveitam para fazer um tour pelo interior do local.
Outra obra de Gaudí que se tornou um dos cartões-postais de Barcelona é a Casa Batllò, que também foi projetada para ser a residência de uma rica família catalã. A construção da casa já estava pronta quando o famoso arquiteto foi contratado para criar um novo projeto. Antoni Gaudí percebeu, no entanto, que poderia manter a estrutura original da casa e, assim, fez apenas algumas alterações internas e criou uma nova fachada para o local.
Após as alterações realizadas pelo arquiteto, a residência da família Bartllò ganhou formas ondulares, fragmentos de cerâmica e vidros (que deram cor ao local) e estruturas que lembram máscaras e ossos.
Declarada Patrimônio Histórico da UNESCO, a Casa Batllò também fica aberta para visitação e é destino quase obrigatório entre os turistas, prova disso são as mais de um milhão de pessoas que passeiam pelas dependências da casa todos os anos.
Estádio Camp Nou
Não é por acaso que Camp Nou está entre os pontos turísticos mais visitados de Barcelona. Além de ser um dos maiores estádios de futebol do mundo, ele é a “residência” de um dos times mais famosos e bem-sucedidos do planeta: o Futbol Club Barcelona.
Embora as partidas sejam as verdadeiras atrações desse destino, o estádio Camp Nou também fica aberto para o Camp Nou Experience, que se trata de um tour que conta com três partes distintas:
– o passeio pelo Museu FCB, onde é possível conferir a coleção de troféus do clube e também objetos pessoais dos jogadores importantes para a história do time;
– a Zona Multimedia, uma área do museu onde estão instaladas mesas e painéis interativos, além de grandes displays, que apresentam a história do clube mais a fundo.
– o Tour do Camp Nou, que permite que os turistas passeiem pelo vestiário do time visitante, arquibancadas, cabine e sala de imprensa e também pelo gramado.
La Boquería
Conhecido como “La Boquería”, o Mercado de San José é um dos mercados municipais mais famosos de Barcelona – e também o mais antigo, já que a sua inauguração aconteceu no ano de 1840. Embora tenha se tornado um famoso ponto turístico catalão e esteja sempre repleto de turistas, o local possui mais de 300 bancas diferentes e é ideal para comprar todo tipo de produto, principalmente frescos.
Praia Barceloneta
Embora esteja bem longe de estar na lista das melhores e mais bonitas praias do mundo, a praia de Barceloneta não pode ficar de fora do seu tour pela cidade de Barcelona. Frequentada por moradores da região e também por turistas, o local é muito frequentado tanto no verão quanto no inverno.
Passeig de Gràcia
O Passeig de Gràcia (Passeio de Gràcia) é uma grande avenida, que começa na Plaça de Catalunya e termina no bairro de Gràcia, onde é possível encontrar lojas de marcas famosas e hotéis luxuosos.
Quando a região onde está localizado o Passeig de Gràcia começou a ser projetada, as famílias mais ricas da Catalunha passaram a construir as suas casas nessa avenida e a competir para ver quem teria a residência mais espetacular. Por causa disso, ao longo de todo o passeio é possível conferir construções que são verdadeiras obras de arte, incluindo as já mencionadas Casa Milà e Casa Batllò, além de outras casas arquitetadas por Antoni Gaudí, Puig i Cadafalch e Domènech i Montaner.
Pronto para fazer as malas para conhecer os principais pontos turísticos de Barcelona ao vivo e a cores? Converse com um de nossos consultores e comece a planejar a sua viagem para esse destino fantástico o quanto antes.
Leia também:
– Pontos turísticos de Copenhagen que valem a pena conhecer
– Viagem para Portugal: os imperdíveis pontos do Norte
– 10 pontos turísticos da Rússia que você precisa conhecer
– Pontos turísticos de Praga: o coração do leste europeu
– Quais são as vantagens da baixa temporada na Europa?