Os melhores roteiros de viagem são aqueles que mais se identificam com nosso gosto e personalidade. Mas são tantos destinos legais para conhecer na melhor idade que uma ajudinha na hora de decidir pode ser bem-vinda!
Algumas cidades estão investindo em estrutura e atrativos para receber os viajantes que passaram dos 60. O conforto, a segurança e o bem-estar dos turistas “seniores” são alguns dos itens considerados prioritários. O atendimento personalizado é outra aposta para atrair e fidelizar esse público.
Mas as vantagens de viajar na terceira idade vão além de contar com serviços diferenciados. Sempre que viajamos, intensificamos a atividade física e recebemos mais estímulos cognitivos, além de ficarmos mais abertos ao engajamento social.
E já que viajar faz tão bem para o corpo e para a alma, não perca tempo e escolha agora mesmo o seu próximo destino!
Roteiros de viagem para Lisboa – Portugal
Portugal costuma ser a porta de entrada dos brasileiros na Europa. Além de dispor de atividades e atrações turísticas variadas, o idioma acaba sendo um grande facilitador. O país é ideal para turistas da terceira idade, que podem descobrir seus encantos com liberdade e segurança.
Lisboa é aconchegante e bastante receptiva. Apesar de suas muitas ladeiras, a cidade possui uma boa infraestrutura e é bem organizada. São várias as opções de passeios e pontos turísticos para visitar.
História, cultura e religião estão presentes em todos os cantos da capital. Mas Lisboa também abre espaço para o novo e o moderno, como a região do Parque das Nações. A cidade ainda é cenário de belas paisagens, isso sem falar da gastronomia, que é um deleite à parte.
O que fazer em Lisboa depois dos 60
Bondinho Elétrico – o Elétrico 28 é um dos passeios mais bacanas de se fazer. Ele atravessa a cidade por meio de ruas íngremes e curvas estreitas, passando por bairros tradicionais, com direito a parada em diversos pontos históricos e turísticos.
Castelo de São Jorge – construída por muçulmanos no século 11 com o objetivo de proteger a cidade dos romanos, a edificação abriga hoje diversas atrações para os turistas, além de ter uma vista privilegiada de Lisboa. Curtir o pôr do sol no local é uma boa pedida.
Igreja de Santo António de Lisboa – vale a pena visitar o lugar onde o santo casamenteiro nasceu, em 1195. A igreja fica no Centro Histórico de Lisboa e contém um pequeno museu dedicado ao santo.
Torre de Belém – é um dos cartões-postais da cidade e não pode ficar de fora do roteiro. Construída há mais de 500 anos, a torre fica às margens do rio Tejo e já serviu como forte, prisão, alfândega e farol.
Teleférico de Lisboa – o percurso é feito sobre o rio Tejo e tem duração de 8 minutos. A trinta metros de altura, o turista pode contemplar um belo visual do Parque das Nações, do Oceanário e da Doca dos Olivais.
Essas são apenas algumas das muitas atrações recomendadas. O ideal é visitar Lisboa sem pressa. Passear calmamente por suas ruelas, parar nos “miradouros” para apreciar a vista, conhecer museus e igrejas, sentar em um restaurante e saborear uma das delícias da culinária portuguesa.
Confira aqui pacotes de viagem para conhecer Lisboa.
Roteiros de viagem para Viena – Áustria
Limpa, organizada e desenvolvida, Viena está entre as capitais mais tranquilas e seguras da Europa. Do novo ao antigo, tudo é muito bem cuidado e estruturado para proporcionar conforto e comodidade a turistas e moradores.
O transporte público é eficiente, as ruas são arborizadas, há parques e praças espalhados por toda a cidade, além de boas opções de restaurantes e lojas. Não é por acaso que Viena está entre as campeãs dos índices de qualidade de vida no mundo.
Palácios, museus, igrejas góticas, prédios históricos estão entre os pontos turísticos mais requisitados. Mas não é só isso. Comer à beira do rio Danúbio, assistir a uma ópera e provar um bom vinho são roteiros que agradam facilmente até os viajantes mais exigentes.
O que fazer em Viena depois dos 60
Ringstrasse – é a avenida mais famosa de Viena e que circula toda a cidade velha. Lá você encontra de tudo um pouco: a famosa Ópera Estatal de Viena; o belo prédio do Parlamento Austríaco; o lindo jardim Volksgarten; o Museu de História Natural. São mais de vinte pontos turísticos para visitar! É possível percorrer a avenida caminhando ou de bonde.
Palácio Schönbrunn – conhecido como o “Palácio de Versalhes de Viena” é um dos mais importantes monumentos culturais da Áustria e Patrimônio Cultural da Humanidade. Em meio ao enorme e maravilhoso jardim do palácio encontra-se o zoológico de Viena, um dos mais antigos do mundo, fundado em 1752.
Palácio Imperial de Hofburg – construído no século XIII, o palácio impressiona pela sua grandiosidade. O prédio e os jardins ocupam uma área de 20 hectares, dominando a paisagem da região central de Viena. Atualmente o complexo abriga, entre outros, o Museu Sisi, a Biblioteca Nacional, o Tesouro Imperial e a Escola Espanhola de Equitação.
Vinhedos – um tour pela região das parreiras é uma boa opção para quem procura um programa diferente, sem sair da cidade. É possível fazer uma trilha pelos vinhedos, de onde se tem uma bela vista de Viena, e ainda tomar uma taça do tradicional vinho branco vienense.
A capital austríaca ainda tem muitos outros atrativos. Você pode visitar a casa onde morou o grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart, almoçar num restaurante-navio atracado no Danúbio e, até mesmo, participar de um baile de gala. Uma viagem acessível, mas que esbanja classe e elegância.
Confira aqui pacotes de viagem para conhecer Viena.
Roteiros de viagem para Vancouver – Canadá
Conhecida por concentrar o que há de melhor no Canadá, Vancouver se destaca pela infraestrutura e pela qualidade de vida de seus habitantes. Foi eleita por diversas vezes a melhor cidade do mundo para se morar, pelo grupo Economist.
Se o lugar é bom para moradores, imagine para quem vai lá a passeio. Vancouver possui atrações para todas as idades e perfis de turistas. Praias, montanhas, parques e museus estão incluídos nos principais roteiros.
Ao passear pela cidade é comum ter a sensação de estar participando da gravação de um filme. Isso porque Vancouver recebe muitas produções cinematográficas, sendo considerada a “Hollywood do Norte”.
Uma cidade multicultural, onde não faltam opções de lazer, entretenimento e boa gastronomia.
O que fazer em Vancouver depois dos 60
Rocky Mountains – é a mais importante cordilheira da América do Norte com mais de 4.800 km de extensão. Durante o inverno a atração fica por conta das estações de esqui. Já no verão a paisagem ganha um colorido a mais. As geleiras dos topos das montanhas derretem e formam lindos lagos com tons fascinantes de azul.
Viagem de trem pelas montanhas rochosas – uma experiência inesquecível. Partindo de Vancouver, o passeio com um trem panorâmico garante um visual maravilhoso. Os paredões e os lagos compõem uma paisagem lindíssima. Com sorte, é possível avistar animais como ursos e alces.
Observação de baleias – como Vancouver fica na rota de migração de diversas espécies de baleia, pegar um barco para ver mais de perto esses animais incríveis transformou-se numa atração extremamente popular na cidade.
Chinatown – o animado bairro de Chinatown pode reservar boas surpresas. Além da culinária tradicional, no local os visitantes têm a chance de realmente vivenciar a autêntica cultura chinesa e contemplar seus jardins, construções e costumes.
Stanley Park – o principal parque da cidade possui 400 hectares de oásis natural e é um dos maiores parques urbanos do mundo. Entre os atrativos estão nove tótens, uma ciclovia a beira mar, um aquário, campos de golfe, quadras poliesportivas, parque aquático, trilhas, restaurantes e até praias.
Quer saber o que mais é possível fazer em Vancouver? Por ter uma grande influência asiática, fazer compras na cidade é como estar em Hong Kong ou Tóquio. E, se quiser se aventurar um pouco mais , experimente embarcar num cruzeiro até o Alasca.
Confira aqui pacotes de viagem para conhecer Vancouver.
Roteiros de viagem para Caldas Novas – Goiás
Se viajar, por si só, já é uma terapia, imagine quando o destino é um paraíso de águas termais! Com programações especiais para pessoas a partir dos 60 anos, Caldas Novas virou referência no país em lazer e entretenimento para a terceira idade. A cidade também é um importante circuito de eventos religiosos e corporativos.
Com uma infraestrutura completa, os complexos termais são excelentes para descansar, se exercitar, fazer amigos e esquecer do mundo lá fora. Além das águas naturalmente aquecidas, com propriedades terapêuticas e relaxantes, os hotéis, estâncias, parques temáticos e resorts da região oferecem atrações para todos os gostos.
Seja um relaxante banho de ofurô ou um animado baile após o jantar, o turista tem sempre uma ótima opção para aproveitar o tempo.
O que fazer em Caldas Novas depois dos 60
Estâncias termais – os hotéis e resorts em Caldas Novas contemplam tudo o que o hóspede precisa para passar dias maravilhosos. Piscinas termais, hidromassagem, sauna, atividades esportivas, trilhas, jantares dançantes são apenas alguns exemplos do que você pode encontrar ao se hospedar na cidade.
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – ideal para quem gosta de estar em contato com a natureza, o parque foi criado para preservar as nascentes das águas termais na região. As trilhas, cercadas por espécies vegetais típicas do cerrado, levam o visitante a belas quedas d’água, como a cachoeira da Cascatinha. No local também é possível visitar um museu de animais empalhados.
Monumento das Águas – uma homenagem às águas quentes características da região, o monumento possui cascatas artificiais e é um ponto de parada dos turistas que aproveitam para tirar fotos e registrar sua passagem pela cidade.
Jardim Japonês – um belo recanto logo na entrada da cidade é um dos pontos turísticos mais visitados de Caldas Novas. O jardim, construído por um paisagista japonês na década de 80, é um convite para a reflexão e contemplação.
Caldas Novas é um daqueles lugares que, antes mesmo de ir embora, já queremos voltar.
Roteiros de viagem de Cruzeiros Fluviais – Europa
Já pensou conhecer diversos países do velho continente, incluindo Portugal e Áustria, de navio? Na Europa, os cruzeiros fluviais são uma excelente oportunidade para quem deseja fazer um passeio diferente, que inclui hospedagem, alimentação e paradas em diversas cidades charmosas e cheias de história.
Navegar por rios famosos, como Reno, Douro, Sena e Danúbio, é uma forma de contemplar paisagens belíssimas, com conforto e um toque de sofisticação. No trajeto estão castelos e ruínas medievais, vinhedos, museus, igrejas, pequenos vilarejos, grandes metrópoles e diversas atrações que encantam turistas do mundo todo.
Opções de cruzeiros fluviais para fazer depois dos 60
Rio Danúbio – ele percorre vários países europeus, indo da Alemanha até a Romênia. São várias opções de percurso para escolher, com saída e paradas em diferentes cidades.
Rio Reno – um dos mais importantes rios europeus, ele nasce na Suíça e atravessa países como Áustria, França, Alemanha e Holanda. A região do Vale do Reno, na Alemanha, é uma das mais bonitas para se visitar e considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.
Rio Sena – há quem diga que se trata da “avenida” mais bonita de Paris. Pelas águas do Sena você pode conhecer a cidade luz por um ângulo totalmente diferente.
Rio Douro – segundo maior rio da península Ibérica, o Douro nasce no norte da Espanha e percorre 897 km até sua foz, em Portugal. Entre outras opções, é possível fazer um cruzeiro partindo da cidade do Porto até a região do Alto Douro Vinhateiro, classificada como patrimônio da Unesco na categoria de paisagem cultural.
Quer conhecer esses ou outros destinos? Entre em contato com a TZ Viagens! Ajudamos você a planejar sua viagem, do começo ao fim.