Confira destinos para curtir o inverno na América do Sul
Você quer brincar na neve? Aqui, no Brasil, raramente vemos estes pequenos cristais caírem do céu. No entanto, as férias de julho criam a oportunidade perfeita para viajar e curtir os tão sonhados floquinhos de gelo. E nem precisa ir muito longe! Abaixo, você confere os melhores destinos de inverno na América do Sul. “Let it go”?!
Aqui você encontra passeios com foco em:
Clique e pule para o tópico que você deseja ler!
Alturas gélidas
Um horizonte de contornos hipnotizantes. Este é o cenário de Pucón, a cerca de 700 km ao sul de Santiago, capital do Chile. O enorme vulcão Villarrica, de longe, parece coberto de açúcar! Ele possui 2.843 metros de altitude e seu topo é forrado por neve o ano todo. A fumaça, lançada incessantemente ao cume, exibe toda sua (agora dormente) natureza explosiva.
De fato, sua última erupção não foi há muito tempo atrás: em março de 2015, os moradores foram obrigados a evacuarem o local (embora a lava não tenha atingido a cidade). Apesar de ativo, este vulcão recebe passeios turísticos frequentes, sempre acompanhados de guias. Não há perigo, pois as atividades vulcânicas são constantemente monitoradas.
Subir até a ponta do também chamado “Rucapillán” (“casa do demônio” na língua mapuche) é uma experiência única! A caminhada íngreme pode ser cansativa para quem não possui preparo físico, mas esta não é a única atração do lugar. As belas paisagens na região satisfazem quem procura um programa mais tranquilo. Além disso, as crianças se divertem fazendo anjos e bonecos de neve!
Uma mistura de deserto e gelo, o Chacaltaya – a cerca de 40 minutos de La Paz, na Bolívia – é outro destino de belezas naturais imensuráveis. Embora tenha sofrido com os efeitos do aquecimento global, a montanha ainda conserva todo o charme do inverno. Antigamente, abrigava a estação de esqui mais alta do mundo a mais de cinco mil metros de altura. A mesma foi desativada devido às mudanças climáticas. Contudo, a antiga base do Club Andino Boliviano de Ski ainda funciona, servindo chás quentes e esquentando visitantes em um ambiente muito aconchegante!
Esqui e snowboard
Na região andina, encontramos excelentes estações de esqui e snowboard. Inclusive, no próprio Parque Nacional de Villarrica (citado no tópico acima), existe a Ski Pucon. O local, administrado pelo Gran Hotel Pucón Resort & Club, possui 20 pistas distribuídas por níveis: iniciante, intermediário, avançado e expert.
Ainda no território chileno, o Valle Nevado (a 1h30 de Santiago) é, atualmente, o maior centro de esportes relacionados à neve no hemisfério sul. O espaço conta com o Rigglet Park, projetado especialmente para crianças entre três e nove anos. Ao lado do teleférico Andes Express, a “Escola de Neve” dispõe de aulas particulares e coletivas de esqui. É importante lembrar que, se você não estiver familiarizado com o hobby, provavelmente enfrentará algumas dificuldades no início. Mas vale à pena encarar o desafio!
Brincadeira na neve
Bariloche não poderia ficar fora deste roteiro. Com certeza, você já deve ter ao menos ouvido falar! Afinal, no meio do ano, a maioria dos turistas que visitam a cidade argentina são brasileiros. O português passa a ser a língua mais falada em lojas e restaurantes, o que facilita bastante caso você não domine o espanhol.
Piedras Blancas – apenas a 5 km do centro de Bariloche – é perfeita para passeios em família, pois permite brincadeiras com trenó e esquibunda, sem se preocupar com as regras ou técnicas dos esportes de neve habituais. A diversão é garantida para todas as idades! Sugerimos ainda subir o teleférico até a parte mais alta da estação. Embora não haja nenhuma atividade especial por lá, o visual é de deixar o queixo caído! Aproveite o panorama deslumbrante para tirar fotos com seus entes queridos.
Aventuras abaixo de 0°C
Ushuaia é a cidade mais ao sul do planeta e, por isso, também é chamada carinhosamente de “fim do mundo”. É localizada nos limites da Argentina e possui temporada de inverno mais longa, atingindo temperaturas abaixo de 0°C entre os meses de julho e setembro. Assim como Valle Nevado e Bariloche, oferece prática de esqui e patinação no gelo na estação Cerro Castor. Contudo, o lugar reserva alguns passeios diferenciados a quem não perde uma aventura!
Sobrevoar a Cordilheira dos Andes de helicóptero é uma experiência única para quem está curtindo o frio a dois ou mesmo acompanhado de um grupo de amigos. Os tours têm cerca de 30 minutos e conta ainda com pouso no topo do Monte Olivia.
Outra atividade fantástica em Ushuaia é o passeio de trenós com cachorros. O centro Llanos del Castor realiza tours diurnos e noturnos, onde você poderá interagir com os animais e a natureza. Desconecte do mundo urbano e viva a adrenalina!
Não muito longe, a cerca de 700 km dali, Punta Arenas apresenta gigantescas geleiras e lagos azuis cintilantes. O Parque Nacional, ao extremo sul da Patagônia Chilena, contempla um pequeno trecho do glaciar Grey – a terceira maior extensão de gelo continental do mundo, que perde apenas para Antártica e Groelândia.
Excursões permitem turistas navegar de barco até o local, proporcionando vistas espetaculares dos icebergs e montanhas! A cabine é climatizada para 50 pessoas e possui um deck ao ar livre. Os passeios, que duram aproximadamente 3 horas, levam o público para ver bem de perto o paredão de gelo! Na volta, a tripulação serve uísque ou pisco com cubos de gelo tirados do próprio glaciar.
Agora, que tal decidir qual destes destinos de inverno você vai visitar? Procure a TZ Viagens mais próxima para adquirir os melhores pacotes de viagens! A agência também oferece passagens, hospedagens e muito mais. Acesse: www.tzviagens.com.br