Independente para onde sua bússola indique, de norte a sul, sempre terá um destino à espera de uma exploração. E um desses lugares é a Escócia, um país cheio de história e que parece ter saído dos livros de fantasia do escritor George R. R. Martin. Afinal, o que não faltam são castelos medievais para conhecer.
O país de 5,4 milhões de habitantes, situado ao norte da Inglaterra, é lar de cidades pacatas, monumentos históricos e uma cultura efervescente! Portanto, temos certeza que você se sentirá na Idade Média numa viagem por lá!
Então, sem mais delongas, chegou a hora de pegar o caderno e anotar 5 castelos medievais que merecem uma visita.
1. Castelo de Edimburgo
Cravado no pico de um vulcão – extinto há mais de 300 milhões de anos – de nome Castle Rock, este é o mais famoso da lista! O Castelo de Edimburgo não só é um dos mais bonitos, como também um dos mais importantes do Reino Unido. Inegavelmente, o mais visitado da Escócia.
Apesar da estrutura ter sido reconstruída diversas vezes ao longo do anos, seus registros arquitetônicos mais antigos datam do século XII e, para se ter uma ideia, ele foi residência oficial dos primeiros reis e rainhas do país. Já a maior parte do castelo que conhecemos hoje foi erguida em meados de 1700.
Para conhecê-lo, dedique pelo menos três horas. Pois há muitas alas para desbravar.
2. Castelo de Cawdor
Embora seja a atual residência da venerável Condessa Cawdor, é possível visitá-lo tranquilamente! O castelo fica próximo à cidade de Inverness, e ficou muito conhecido por conta da obra Macbeth, de William Shakespeare, na qual a protagonista é Thane de Cawdor. Apesar da fama estar diretamente relacionada à história, ele só foi construído depois da obra literária, no século XV.
Além disso, ele também possui o título de Patrimônio tombado e protegido pela legislação escocesa, e permanece na família que o construiu. O visual impressiona, mas o destaque mesmo são seus jardins preservados e abundantemente floridos.
3. Castelo de Glamis
Também citado na obra Macbeth, o Castelo de Glamis foi local de nascimento e de importantes monumentos da infância de Elizabeth Bowes-Lyon, a histórica Rainha Mãe.
Suas torres e paredes avermelhadas são um verdadeiro charme, mas isso não foi o suficiente para que o povo escocês o tirasse da lista de “castelos mal assombrados”. Qual o boato por trás dito, ninguém sabe dizer, mas que vale a visita, ah… isso vale!
No entanto, saiba que apenas algumas alas do castelo são abertas para visitação do público. Mas pode apostar que só de olhar de perto a imponência de sua fachada, já é um privilégio.
4. Castelo de Inverlochy
Este castelo até recebeu elogios da própria rainha Vitória, que dizia ser “um dos mais encantadores e românticos” lugares que já havia visto. Se ela falou, quem somos nós para discordar, não é mesmo?
Queridinho da realeza, o Castelo de Inverlochy se encontra ao lado do cume mais alto do Reino Unido, na montanha Ben Nevis. Embora seja um castelo medieval, ali também funciona um hotel de luxo com quartos temáticos e decoração da época!
5. Castelo de Stirling
Aqui tem história! Pois foi nele que a Rainha Maria da Escócia, prima de Elizabeth I, recebeu a coroa! Inclusive, ele também foi palco para diversas batalhas importantes do país.
Bem na frente da construção existe uma estátua em homenagem a William Wallace, o verdadeiro “Coração Valente”, o soldado escocês que derrotou os ingleses na Batalha de Bannockburn e virou símbolo da independência do país.
O Castelo de Stirling foi inteiramente construído em cima de rochas vulcânicas e serviu de residência para diversos reis.
Sinta-se como um membro da realeza, visite a Escócia!
Agora sejamos sinceros… É ou não é uma viagem de conto de fadas?
Assim como nos filmes, queremos te levar para apreciar a magia da Escócia com uma aventura surpreendente. Então, que tal bater um papo com a nossa equipe e garantir essa experiência medieval? Arrume as malas e venha com a gente!