É impossível conhecer alguém que não goste de viajar, mas é claro, nem sempre é possível viajar tanto quanto gostaríamos, não é mesmo?
Nesses momentos em que as viagens não são tão possíveis assim, a Sétima Arte pode nos ajudar a sonhar mais um pouco e nos dar aquele gás para planejar nossas próximas viagens. Hoje, selecionamos 7 lugares que inspiraram (e até mesmo serviram de set) cenários de filmes.
Assim, quando você assisti-los, saberá que é possível ver toda aquela paisagem de perto!
Matamata, Nova Zelândia – O Senhor dos Anéis
A fotografia do Senhor dos Anéis é de tirar o fôlego de qualquer pessoa, e sabe o que é o melhor de tudo? A maioria dos filmes foram gravados em locações reais, mais especificamente no arquipélago da Nova Zelândia.
Os cenários construídos foram preservados, inclusive, há uma lista do próprio governo neozelandês com os cenários disponíveis para visitar. O vilarejo do hobbits, e a mata selvagem do país é sempre uma experiência fenomenal!
Skopelos, Grécia – Mamma Mia!
Quem gosta de musicais provavelmente já deve ter ouvido falar de Mamma Mia! Um dos musicais mais populares dos últimos tempos, estrelado por Meryl Streep, Amanda Seyfried e Colin Firth.
A história do filme com as músicas da banda sueca Abba como pano de fundo não apenas se passa na Grécia, mas também foi majoritariamente gravado lá, mais especificamente na ilha de Skopelos, que é uma região charmosa, tranquila, calma, arborizada, possui lindas praias e é de fácil acesso.
Aos fãs de praia e de Abba, conhecer a ilha numa viagem à Grécia é parada obrigatória!
Cataratas do Iguaçu, Brasil – Pantera Negra
Isso provavelmente vai te surpreender, mas sim, parte das cenas de Pantera Negra foram inspiradas nas Cataratas do Iguaçu, aqui no Brasil. Mas, como você deve imaginar, o filme foi gravado inteiramente em um estúdio e não usou nenhuma locação real, como costuma acontecer com os filmes da Marvel.
A equipe de filmagem gravou as Cataratas ainda em 2016 e, com o auxílio de alguns efeitos especiais aqui e ali, criaram as chamadas Warrior Falls do filme, onde ocorrem as lutas logo no começo do filme, lembra-se?
Muito interessante saber que um de nossos maiores patrimônios Naturais já chegaram a inspirar Hollywood, não é? Mas saiba que essa não é a primeira vez, pois filmes do Indiana Jones e 007 também já tiveram cenas que se passaram por lá!
Escócia, Reino Unido – Outlander
De super-heróis a uma viagem no tempo é um pulo. E em Outlander, série passada majoritariamente na Escócia, a protagonista Claire conhece várias partes de seu país, no presente e no passado.
Na capital, Edimburgo, cenários como Old Town, Bakehouse Close e a livraria Signet dão suas caras na série e você pode conhecer na vida real também!
Outra região apreciada pelos fãs da série aparece sempre na abertura: o Vale de Glencoe, muito conhecido por seus rios, picos e cachoeiras.
Por fim, não deixe de conhecer o Castelo de Doune, a apenas 50 km de Glasgow, em que você pode visitar as torres, a lojinha de souvenir e conhecer de perto toda a história da região.
Jordânia – “Indiana Jones e a Última Cruzada” e “Perdido em Marte”
A Jordânia é a terra de um dos maiores tesouros da humanidade: a Cidade de Petra. Todo seu clima desértico e seus tons alaranjados de areia e rochas já inspiraram vários filmes. Entre eles, o clássico dos anos 80 Indiana Jones e a Última Cruzada, o terceiro filme da saga, se passa lá.
Na trama, Indiana embarca numa jornada para resgatar seu pai das mãos dos nazistas enquanto procura o Santo Graal, o suposto cálice que Jesus Cristo teria usado na Última Ceia.
Sabe também aquele filme com o Matt Damon em que ele se perde por Marte numa missão espacial? Não, o filme não foi gravado mesmo em nosso planeta vizinho, mas sim, neste país histórico, deserto e alaranjado, afinal, a Jordânia se assemelha mesmo ao planeta, não é?
Savoca, Itália – O Poderoso Chefão
Um dos maiores clássicos do cinema foi dirigido pelo grande Francis Ford Coppola e lançado em 1972, tem a maior parte de sua história em Nova Iorque, mas sabia que grande parte do filme foi gravado na Sicília?
O local de gravações escolhido foi nenhum outro lugar que não o vilarejo de Savoca, a poucos quilômetros de Taormina, na costa leste siciliana. O Bar Vitelli, inclusive, que possui uma grande função narrativa no filme, ainda carrega com muita vivacidade e afinco os traços que fazem dele um lugar imperdível para quem adora o filme.
Vai para a Sicília? Então não deixe de ver as locações do Poderoso Chefão!
Irlanda – Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Que a franquia Harry Potter é um sucesso de livros e filmes, isso é inegável. Agora, o que muitos podem não saber é que grande parte de suas cenas foram gravadas em locações únicas do Reino Unido e Irlanda.
Um de seus últimos filmes, inclusive, tem a Irlanda como cenário principal e, inclusive, sequer foram utilizadas computação gráfica na história. As Falésias de Moher foi justamente o ponto escolhido para as filmagens de cenas. Com mais de 200 m de altura e 8 km de extensão, a região é aberta aos visitantes mais corajosos e aventureiros. Vai encarar?
Viaje para destinos cinematográficos com a TZ Viagens!
Temos pacotes e roteiros para diversos destinos do mundo! Entre em contato conosco e saiba mais.