Por mais que você esteja acostumado a fazer viagens de avião, o processo pode ser exaustivo e requer atenção do passageiro para que imprevistos não aconteçam durante o percurso. Os aeroportos costumam ser cheios, com informações por todos os lados. Se não planejar a viagem com antecedência, tudo aquilo pode se transformar em um verdadeiro pesadelo para você.
Por isso, no blog de hoje você vai conferir algumas dicas que servem tanto para quem é viajante iniciante quanto para os mais experientes. Tenha uma boa leitura!
#1 Chegue com antecedência ao aeroporto
Às vezes ocorrem atrasos, não é mesmo? Mas isso pode trazer grandes prejuízos a uma viagem, pois nos aeroportos costumam ter filas, acontecem imprevistos…
Em voos nacionais, o recomendado é chegar ao aeroporto com 2 horas de antecedência. Já em voos internacionais, chegue ao aeroporto 3 horas antes.
Além do mais, é fundamental saber as informações básicas do aeroporto como o terminal de embarque e o tempo necessário para chegar até ele.
#2 Verifique o check-in e embarque
Assim como a documentação necessária, é crucial conferir as informações de check-in e embarque ao realizar uma viagem. Você pode optar por fazer ele on-line, pois vai te ajudar a economizar tempo e evitar as enormes filas do aeroporto.
#3 Saiba qual é o limite permitido para a bagagem
Pode haver variações entre as companhias aéreas no limite máximo de peso das bagagens, além das medidas. Então, antes de viajar, esteja atento às normas e especificações da companhia aérea.
Dependendo do tipo da passagem aérea também, o despacho da bagagem não está incluso, sendo permitido transportar gratuitamente apenas bagagem de mão. Além de um item pessoal dentro da cabine, como mochila ou notebook.
#4 Aproveite as lojas para comprar
Os aeroportos seguem cada vez mais o conceito de shopping centers, pois tem um grande número de pessoas que transitam por ele diariamente.
O conceito de lojas caras de antigamente vem mudando e, tanto no Brasil quanto no exterior, existem quiosques nacionais e internacionais de várias utilidades para o cliente.
O passageiro pode encontrar lojas de óculos de sol, franquias de roupas e acessórios que possuem preços tabelados e idênticos aos pontos comerciais de outros lugares. Então, quando estiver no aeroporto, aproveite para comprar um presente para aquela pessoa querida.
#5 Tenha os documentos necessários em mão
Uma das partes fundamentais no aeroporto é ter todos os documentos em mão e devidamente organizados em um lugar seguro, para agilizar o processo.
Então, nada de deixar os documentos em um lugar de difícil acesso ou que você possa perder, afinal você não vai querer atrasar o seu voo, não é mesmo?
#6 Use as salas VIP
Alguns aeroportos do Brasil possuem aéreas VIP para os passageiros, como no caso de Brasília, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba e entre muitos outros. Nesses espaços você pode se alimentar, trabalhar e até mesmo tomar banho, sabia?
Para usar as salas VIP você precisa de um bom cartão de crédito, ou um bom status em programas de fidelidade das companhias aéreas. Ainda é possível pagar pelo acesso, mas não compensa.
#7 Esteja atento aos informativos
Muitas viagens acabam tendo alterações nos portões de embarque, por isso, quando chegar ao aeroporto, não se esqueça de conferir nos informativos as informações do seu voo e se elas permanecem iguais.
Viaje com a TZ Viagens
Agora que você já conferiu as nossas dicas de aeroporto para melhorar a sua experiência de viagem, que tal organizar a sua próxima viagem com a TZ Viagens? A TZ Viagens sempre busca proporcionar os melhores momentos de viagem, para que você possa aproveitar da melhor maneira o destino escolhido. Entre em contato conosco e saiba mais!
Leia também: Ushuaia: o que fazer na cidade do Fim do Mundo