O que levar para uma viagem de cruzeiro? Quais documentos? O que é permitido o que não é permitido? O verão chegou e com ele surge a temporada de cruzeiros, uma excelente opção para quem quer comodidade, possibilitando a experiência de acordar cada dia em um país ou cidade diferente, sem ter a preocupação de locomoção ou mudanças de hotéis.
Além disso, as viagens de cruzeiros são excelentes opções para quem quer viajar com a família, em casal ou até mesmo sozinho, pois existem cruzeiros para todas as opções e ainda é possível encontrar cruzeiros temáticos de filmes, fitness e até mesmo especiais para a terceira idade. E mais, os cruzeiros oferecem a bordo serviços de animação, cassinos, academia, biblioteca e muitas outras opções para você relaxar ou se divertir.
Se você é marinheiro de primeira viagem e quer curtir essa aventura em alto mar sem problemas, venha conferir as nossas dicas.
1 – Documentos
– Para viagens nacionais: É necessário apresentar documentos oficiais e originais no embarque, RG, Carteira de Habilitação, CREA, OAB, CRM e outros documentos de identidade civil válidos em território nacional. Não é obrigatório apresentar passaporte em viagens nacionais. Companhias marítimas que fazem viagens pela Costa Brasileira e outros destino destinos da América do Sul, exigem no mínimo RG, emitido a no máximo 10 anos antes da data de embarque.
– Para viagens internacionais: Fique atento ao seu destino. Países do Merscosul podem optar por passaporte válido (com mínimo de seis meses de validade) ou RG. Já para outros destinos internacionais é necessário apresentar o passaporte, e até mesmo vistos.
2 – Bagagens
Existe um limite máximo de bagagem no navio de noventa quilos por pessoa, distribuídos em até 3 malas, sendo permitida apenas 1 bagagem de mão por pessoa, com no máximo as seguintes medidas: 55 x 35 x 25 cm. As bagagens deverão estar devidamente etiquetadas.
Uma ótima dica extra para você organizar sua bagagem é: leve uma pequena mala de mão extra com medicação de emergência, documentos importantes, objetos de valor e itens necessários. Prevenir é sempre bom durante qualquer viagem.
Alguns cruzeiros proíbem a entrada de bebidas alcoólicas (com exceção do champagne e o vinho que podem conter taxa de rolha), substâncias explosivas, armas de fogo ou armas de qualquer espécie, acessórios do tipo gerador de calor, como chapinha ou secador, produtos de natureza perigosa e animais de qualquer espécie, com exceção par a animais de serviço ou cão guia.
Vale lembrar que as cabides dos navios são equipadas com secadores e itens próprios, não se preocupe!
3 – Comidas e bebidas
A maioria dos cruzeiros já incluem a alimentação a bordo. A exceção está nas bebidas, já que alguns incluem todas as bebidas, inclusive as alcoólicas e alguns não. Fique atento.
4 – O dinheiro no navio
Dentro do navio você não precisará carregar dinheiro ou cartão de crédito pra lá e pra cá. O sistema funciona da seguinte forma: o método de pagamento é a chave da sua cabine, ou seja, lançado na sua conta, que é apresentado a você para a realização do pagamento no final da viagem, seja em dinheiro ou cartão de crédito/débito.
5 – As cidades que o navio irá atracar
Ao fechar o seu pacote de viagem, é possível escolher os destinos que irá visitar durante a sua viagem de cruzeiro e os passeios que realizará, porém, se você decidir conhecer alguma outra cidade a mais é possível procurar a equipe responsável pela comercialização dos passeios terrestres e aproveitar mais esse passeio.