Já imaginou realizar uma viagem onde é possível vivenciar e mergulhar nas tradições e hábitos de uma região? Esse é o chamado turismo de experiência, que surgiu através das mudanças de hábitos dos viajantes, que buscam cada vez mais por experiências diferenciadas e uma personalização da viagem.
Criada a partir da mudança do comportamento do consumidor, o turismo de experiência proporciona aos turistas uma nova percepção da realidade do local que irá visitar, através da vivencias de peculiaridades dos destinos e do conhecimento real sobre a cultura e costumes das regiões.
Toda viagem possui sua experiência, porém, essa nova tendência busca fornecer aos viajantes uma experiência que possua um significado marcante, seja para o grupo ou apenas para a pessoa que está realizando a viagem.
O que o turismo de experiência proporciona?
– No turismo de experiência, deixam-se de lado os pontos turísticos tradicionais para viver atividades e localizações dominadas pela cultura local com completa autenticidade, gerando uma interação vibrante com as comunidades locais;
– Maior perspectiva e imersão no destino, hábitos e tradições. É a viagem onde o turista deixa de ser turista e se torna um viajante aventureiro, apaixonado pelo destino, criando um laço profundo e uma ligação emocional que será levada para toda a vida. É a vivência de atividades inusitadas que muitas vezes é completamente diferente da realidade que o viajante está acostumado, gerando experiências completas e momentos únicos ao longo de todas as etapas da viagem;
– Com o turismo de experiência é possível vivenciar atividades de aventura e muita adrenalina. Se você busca grande intensidade e novos desafios de superação a si próprio, está é a sua viagem ideal!
– Independentemente dos tipos de turismo de experiência que possamos encontrar uma coisa é certa, quem escolhe esta opção busca vivenciar algo marcante, algo que transforme e enriqueça a vida.
Quais são os exemplos de Turismo de experiência?
– Viagens temáticas ou cruzeiros temáticos como os cruzeiros gastronômicos, fitness, especiais de filmes ou para determinadas idades.
– Roteiros gastronômicos como a Rota do Vinho na Serra Gaúcha, onde é possível conhecer as cidades famosas por suas vinícolas como Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, que formam a Rota do Vinho. Nesse roteiro é possível conhecer melhor sobre a produção e até mesmo acompanhar a colheita das uvas direto dos parreirais.
Outro grande exemplo é a experiência de aprender gastronomia na França, mundialmente conhecida pela sua qualidade e diversidade, fornecendo ao viajante a vivência completa sobre gastronomia.
– Roteiros especiais e diferentes pela Europa, como hospedar-se em castelos da Itália e conhecer cidades medievais, lagos, compreendendo mais sobre a cultura e histórias da região e saboreando até mesmo refeições à luz de velas.
– Pilotar por estradas famosas e paisagens deslumbrantes, como acontece com o turismo de moto pela Route 66, a famosa estrada dos Estados Unidos.
– Para os amantes de automóvel, existe também a experiência de passear de Ferrari pelas ruas maravilhosas da Itália, realizando uma rota que passa por regiões de Roma, Toscana e Úmbria.
– Para os aventureiros é possível, por exemplo, pedalar, caminhar por selvas e até andar de caiaques na Tailândia. Experiência em que o viajante navega por rios, caminha por selvas, visita tribos remotas e acampa à beira do rio Kwai.
– E você já imaginou poder viajar para caçar auroras boreais? O fenômeno de cores encanta a todos por sua beleza e proporciona ao viajante dias em busca da visão de auroras boreais, entendendo mais sobre esse incrível espetáculo da natureza.
E você, qual seria a sua viagem de experiência ideal? Conta pra gente nos comentários e continue acompanhando o nosso blog.