O trem na Europa é bastante popular, tanto para o dia a dia dos moradores quanto para os turistas. Se o objetivo é conhecer vários países diferentes ou ainda se deslocar para lugares a curta distância, este é o meio de transporte mais recomendado!
Existe uma grande variedade de rotas para chegar a praticamente qualquer lugar no continente. São 250 mil quilômetros de ferrovias com mais de 20 países conectados.
Além dos trens serem confortáveis e seguros, muitos passageiros são atraídos pelas paisagens ao longo do percurso. Se você se identifica com eles, leia abaixo algumas dicas para viajar de trem na Europa com tranquilidade!
Trem na Europa: comprando as passagens
Já decidiu para onde e quando quer viajar? Compre as passagens de trem pela TZ Viagens! A empresa, que já conta com 33 agências distribuídas no Brasil, emite seu passe e auxilia em todas as etapas do seu passeio. Você também pode encontrar no site outros serviços úteis, como pacotes, passeios, hospedagens, aluguel de carros, vistos e mais.
É importante ficar atento ao adquirir seu bilhete, já que existem diferentes categorias. É possível optar por passes que cubram apenas um país específico, dois países vizinhos ou mesmo múltiplos países diferentes pelo continente. Algumas linhas de trem também exigem a reserva antecipada do seu assento no vagão. Por isso, caso haja dúvidas, se informe com o seu agente da TZ Viagens!
Trem na Europa: descomplicando o embarque
Muitas vezes, o embarque e desembarque ocorrem em estações conectadas ao transporte coletivo da cidade. Existem também aeroportos ligados a estas redes ferroviárias, como em Roma (Itália), Londres (Inglaterra), Paris (França), Berlim e Frankfurt (Alemanha), Barcelona (Espanha), entre outros. Estas conexões facilitam a chegada aos hotéis, restaurantes e pontos turísticos.
A pontualidade para embarcar é fundamental. No Brasil, estamos acostumados a arredondar as horas. Mas, se você seguir esta lógica para pegar um trem na Europa, vai acabar perdendo a viagem. Horários quebrados são comuns. Então, se a saída está marcada para 8h47, 15h08 ou 20h13, a partida será neste exato horário! Recomendamos chegar 30 minutos antes para evitar imprevistos.
Trem na Europa: fazendo as malas
O próprio turista deverá carregar, cuidar e colocar a bordo seus pertences. Então, usar uma mala com rodinhas é ideal! Também tenha em mente que viajar de trem na Europa é viajar leve! Muita bagagem poderá dificultar sua mobilidade, trazendo transtornos na hora de se acomodar. A quantidade limite, na maioria das vezes, é de duas malas por pessoa.
A área reservada para bagagem dependerá do tipo de bilhete que você comprou. Na primeira classe há maior espaço para guardar seus pertences do que na segunda classe. De qualquer maneira, recomendamos levar o mínimo necessário.
Por fim, as empresas de trem não assumem nenhuma responsabilidade em caso de extravio, danos ou roubo. Por isso, confira se não esqueceu nada antes de desembarcar!
Quer saber mais dicas para passear de trem na Europa sem complicações? Em breve, estaremos disponibilizando um ebook com guia completo da TZ Viagens. Você também pode tirar suas dúvidas na agência mais próxima! Acesse nossa página online.