O que fazer em Paris com crianças? Apesar de a capital francesa oferecer inúmeras atrações, viajar com os filhos ou netos exige uma programação diferenciada. É claro que a Torre Eiffel, por exemplo, é parada obrigatória para todas as idades. No entanto, é interessante incluir no roteiro alguns pontos turísticos específicos para curtir em família. Descubra abaixo excelentes alternativas para passear em Paris com crianças.
Para otimizar seu tempo, confira por estação do ano:
Verão em Paris com Crianças
Tour de barco no Rio Sena
O passeio de barco pelo Rio Sena é considerado um dos momentos mais marcantes para quem visita Paris pela primeira vez. Isso porque, no percurso, é possível contemplar os principais monumentos, museus e palácios da cidade. Entre eles, o Louvre, Torre Eiffel, Notre Dame, Conciergerie, Musée d’Orsay, Grand Palais e Place de la Concorde. Durante o tour em grupo, aprecie tranquilamente o cenário e fotografe à vontade.
Evite passeios de barco em dias chuvosos e, independente da previsão do tempo, se agasalhe bem! Caso prefira ficar sentado ao longo do trajeto, lembre-se de chegar alguns minutos com antecedência para conseguir bons assentos.
No verão, turistas e moradores de Paris ainda podem desfrutar todo ano do evento chamado “Paris Plages”. Uma praia artificial de 1 km é criada à beira do Rio Sena, permitindo que banhistas tomem sol na areia e se refresquem nas piscinas ao ar livre. A programação, oferecida pela prefeitura, ainda conta com um festival de música, aulas gratuitas de tai-chi-chuan e dança, pedalinho e circuito de kart para crianças.
Foto de Sharat Ganapati
Parc Astérix
Este parque de diversões é inspirado na famosa história em quadrinhos “Astérix – O Gaulês”, criada pelos franceses René Goscinny e Albert Uderzo. O também desenho animado narra as aventuras dos personagens gauleses e sua eterna luta contra o invasor romano. Curiosamente, a resistência ao estrangeiro também é uma realidade do lugar, que compete diretamente com a Disneyland Paris. Mas a temática atrai muitos turistas pela sua autenticidade e nostalgia, fazendo com que não fique para trás da concorrente.
Aberto apenas entre abril e novembro, o Parc Astérix é mais indicado para visitar no verão, considerando os brinquedos aquáticos oferecidos. No total, são 32 atrações espalhadas por seis espaços diferentes: Gália, Império Romano, Grécia Antiga, Vickins, Egito e Através do Tempo.
Foto de Parc Asterix
Além das enormes montanhas-russas, existem vários carrosséis e playgrounds para os pequenos brincarem. A altura mínima exigida é de 90 cm. Mas o parque também oferece outras opções para o divertimento da família, quando ela está acompanhada de bebês e recém-nascidos.
Focas e golfinhos do Théâtre de Poséidon encantam espectadores de todas as idades. A performance exibe toda imponência dos animais, que ainda podem ser observados de perto através dos vidros do aquário. Outros shows envolvem mais o cenário de Astérix, Obelix, Panoramix e demais heróis. Inclusive, meninos e meninas podem conhecê-los pessoalmente na aldeia gaulesa! Momento especial para tirar belas fotos de recordação.
Foto de Parc Asterix
Disneyland Resort Paris
Antes chamado de Euro Disney, o complexo é localizado a 40 km a leste de Paris, em Marne-la-Vallée. Nada que o transporte público da cidade não possa te levar! Lá, você encontrará dois parques temáticos: Disneyland e o Walt Disney Studios. Ambos similares aos parques de Orlando, só que menores.
Cuidado com aglomerações de pessoas, principalmente nas filas e entradas. Afinal, a Disneyland Paris fica cheia em qualquer época do ano. Então, chegue um pouco mais cedo para não passar sufoco! Se viável, sugerimos a visita apenas em dias de semana, quando não há tantos moradores locais passeando.
As atrações mais interessantes para os pequenos estão no Fantasyland, onde está o Castelo da Bela Adormecida (ver imagem acima), a casa do João Pé de Feijão, as xícaras malucas da Alice no País das Maravilhas, os aviõeszinhos do Dumbo e muito mais. Já o Adventureland (imagem abaixo) faz a festa das crianças maiores. Em especial, a montanha-russa do Indiana Jones e o simulador de vôo de Guerra nas Estrelas!
Primavera em Paris com Crianças
Jardin Du Luxembourg
As crianças podem descarregar suas energias, brincando no Jardim de Luxemburgo! Muito frequentado pelos habitantes da cidade, o local é um retrato da vida parisiense. Uma área arborizada de mais de 200 mil m² se estende em torno do Palais Du Luxembourg, sede do Senado francês.
O lugar ainda conta com o Théatre des Marionnettes de Paris, onde acontecem espetáculos de marionetes em alguns dias da semana. As apresentações, naturalmente, são todas em francês. No entanto, vale a pena conferir mesmo não sabendo o idioma. Afinal, a diversão dos pequenos é garantida pelas performances visuais dos fantoches!
O lago octagonal, em frente ao palácio, também emana todo charme da capital francesa. E, talvez, seja o melhor motivo para ir à Paris com crianças. É muito comum ver os pequenos parisienses alugando veleiros em miniatura para “apostar corrida” no lago. A brincadeira acontece como antigamente: os barquinhos são empurrados na água com uma vara, de uma margem à outra. Você também pode participar desta tradição!
Foto de Ernest McGray Jr.
Château de Vincennes et Parc Floral
Este memorial nacional é símbolo do poder monárquico, uma vez que protegeu por muito tempo seus reis contra revoltas populares. O Château de Vincennes foi o coração da França até 1682, quando Louis XIV decidiu se estabelecer no Palácio de Versailles. O lugar foi ainda usado como prisão entre os séculos XVI e XIX. Hoje, já restaurado dos danos pós Segunda Guerra Mundial, é muito visitado por viajantes do mundo todo.
Este é um ponto turístico muito interessante se você for viajar para Paris com crianças, pois é o único castelo da Idade Média que existe atualmente neste nível de conservação. Com torre, ponte levadiça e fosso, sua família vai se imaginar dentro de um desenho animado! Além disso, logo atrás do castelo, existem vários playgrounds diferentes no Parc Floral.
Foto de Ed Ogle.
Parc de la Villette
O Parc de La Villette é uma verdadeira inspiração aos amantes das artes. O bairro em si já contempla, nos limites de Paris, os estilos arquitetônicos mais distintos. Basta um olhar mais cuidadoso para apreciar as belezas ímpares nos detalhes dos edifícios e estruturas.
Considerado centro cultural de Paris, o parque abriga atrações que valorizam a música, o cinema, a dança, o teatro e a ciência. A Cité des Sciences et de l’Industrie chama a atenção pela imensa estrutura. São cinco andares de maravilhas científicas e tecnológicas – quase todas elas interativas para a alegria das crianças. Um mundo inteiro de jogos envolvendo luzes, energia, ilusão de ótica, entre outros temas.
A cúpula geométrica espelhada ao centro é Géode, uma enorme sala de cinema no estilo I-Max. O planetário entrega uma experiência totalmente imersiva e o submarino Argonaute, que já deu volta ao mundo dez vezes, também fica aberto às visitas.
No térreo, também funciona a Cité des Enfants. Lá, acontecem oficinas voltadas à descoberta, ao desenvolvimento e ao aprendizado dos pequenos. As atividades são divididas por faixa etária e duram cerca de 1h30. É um ambiente pedagógico perfeito para experimentar e aprender brincando!
Foto de Olivier Duquesne
Outono / Inverno em Paris com Crianças
Cirque d’Hiver
Se você vai à Paris com crianças no inverno, não perca a oportunidade de conhecer o Cirque d’Hiver Bouglione – circo que se apresenta apenas nesta época do ano, em um edifício construído especialmente para este propósito. Criado em 1852, o monumento histórico recebe os melhores artistas europeus em espetáculos tradicionais e tipicamente parisienses. Palhaços, mágicos, dançarinas, malabaristas, acrobatas, elefantes, mulher-canhão: tudo ao som de uma orquestra ao vivo. Os pais voltam à infância e os pequenos não piscam nem por um minuto!
Foto de Cirque d’Hiver Bouglione
O lugar foi construído originalmente em homenagem ao recém imperador da época, Napoleão III. Mas, desde 1934, seguiu administrada pela família Bouglione – com exceção ao período da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães dominavam a França e dirigiam os espetáculos.
Apesar da arquitetura estonteante, as cadeiras podem ficar um tanto apertadas para quem é mais alto. Lembre-se de que a estrutura possui nada menos que 165 anos! Então, se for o seu caso, provavelmente será mais confortável sentar próximo ao corredor.
Foto de Cirque d’Hiver Bouglione
Museu Nacional de História Natural
Também recomendamos visitar o Museu Nacional de História Natural, um dos mais antigos no mundo! Inaugurado em 1793, ele é dividido em 16 espaços diferentes na capital francesa. Cada um deles, voltado a uma área científica diferente.
O Jardin des Plantes, próximo ao Rio Sena e à Grande Mesquita, reúne um pequeno zoológico e três galerias fantásticas do museu. Além de um acervo riquíssimo, algumas atividades educativas são realizadas com o público infantil – de 6 a 12 anos, dependendo da dinâmica.
Foto de Panoramas
Entre os espaços instalados dentro do jardim botânico, está a Grande Galerie de l’Evolution (imagem acima), que nos mostra a evolução das espécies com uma incrível coleção de peças. As representações de animais extintos ou em extinção impressionam jovens e adultos! Jogos interativos são distribuídos ao longo da exposição para diversão dos pequenos.
Um encontro espetacular com os dinossauros também aguarda sua família na Galeria de Paleontologia e Anatomia Comparada! Lá, são expostos fósseis colossais de várias espécies – muitas delas encontradas na América do Sul. Ainda há esqueletos de mamutes, baleias, girafas e muito mais!
Se você ficou com vontade de fazer um destes passeios, é possível adquirir pacotes turísticos na TZ Viagens. Acesse nossa página online para conferir algumas opções!