Cada vez mais as pessoas estão incluindo em seus roteiros de viagem os destinos gastronômicos. O objetivo é simples: aliar a satisfação de viajar ao prazer de comer bem. Basta observar as redes sociais para ver que as fotos dos pratos saboreados durante as viagens dividem espaço com as tradicionais fotos de pontos turísticos.
Além dos restaurantes locais e da alta gastronomia, a chamada “comida de rua”, os mercados municipais e feiras livres vêm ganhando espaço no turismo gastronômico. Sem falar dos inúmeros eventos e festivais que reúnem os amantes da gastronomia em todo o mundo.
E não é só pelo paladar que os turistas são fisgados. A memória olfativa é uma importante fonte de lembranças de uma viagem. Por isso, o cheiro de um tempero e o aroma de uma bebida, por exemplo, são tão marcantes.
Estar aberto ao que é novo é uma das melhores formas de aproveitar os prazeres da vida. E, se você é uma dessas pessoas que se deixa surpreender, sem receio de provar novos sabores e vivenciar a fundo a cultura local, selecionamos alguns destinos gastronômicos que podem proporcionar uma deliciosa experiência.
Destinos gastronômicos – Manaus
A culinária do norte do país explora ao máximo os produtos nativos da região e é considerada uma das mais exóticas do Brasil. Em Manaus, dificilmente você encontra um prato que não inclua ao menos um item típico do Amazonas.
Com forte influência indígena, a base da culinária manauense está nos peixes, nas frutas e na mandioca. É incrível a variedade de pratos e delícias que são elaborados com esses ingredientes.
-
Pratos típicos
O deleite começa já no café da manhã. O ideal é começar o dia saboreando o clássico X-caboquinho, pão francês (ou tapioca, se preferir) recheado com tucumã e queijo coalho. A banana-pacovã, servida assada ou frita, também é uma boa pedida. Para acompanhar, um tradicional café com leite ou um refrescante suco natural, conforme o gosto do freguês.
No almoço ou na janta há ótimas opções de entradas e petiscos, como caldos, bolinhos fritos e chips de banana. No prato principal, as estrelas são os peixes encontrados nos rios da Amazônia, entre eles o pirarucu, o tambaqui e o tucunaré. Eles podem ser assados, cozidos ou grelhados, servidos com farinha, pirão, arroz ou com o famoso molho de tucupi, feito com o caldo da mandioca-brava.
Um dos pratos mais tradicionais, porém, é o tacacá. Uma espécie de sopa feita com tucupi, goma (farinha de tapioca), camarões e folhas de jambu, que lembram o agrião e deixam o prato mais picante. O pato no tucupi é outra iguaria bastante apreciada.
Os doces típicos também não deixam nada a desejar. Entre as sobremesas preferidas estão a tapioca, que pode ser feita de castanha, com recheios variados; os sorvetes de frutas locais, como o cupuaçu, o cajá e a graviola; e o açaí, que pode ser consumido com ou sem acompanhamentos.
Curiosidade: na região norte é comum o açaí ser servido como pirão, acompanhando peixes e outros pratos salgados.
Tem ainda o guaraná, fruta amazônica famosa por suas propriedades energizantes. O guaraná é utilizado como ingrediente de sucos, vitaminas e xaropes, sendo uma boa opção para quem quer ganhar energia ou se refrescar do intenso calor da região.
Está preparado para desbravar os encantos da Floresta Amazônica e experimentar a diversidade da culinária local? Entre em contato agora mesmo com a TZ Viagens.
Destinos gastronômicos – Bangkok
A cozinha tailandesa é extremamente rica e saborosa, além de ser saudável. Ela é conhecida internacionalmente pelos sabores exóticos e pela excelência na apresentação dos pratos.
A mistura de especiarias e ingredientes é perfeita para aguçar o paladar, combinando com maestria sabores picantes, doces, salgados e ácidos. Não há como negar que a variedade e a criatividade gastronômica são um prato cheio para os turistas que visitam a Tailândia.
Em Bangkok há excelentes opções de restaurante, dos mais simples aos mais refinados. Mas a aventura gastronômica não fica completa sem passar por um dos vários mercados a céu aberto que existem na cidade. Afinal, não é sempre que se visita a capital mundial da street food. Ao caminhar pelas ruas é difícil resistir ao perfume dos temperos e ao visual colorido que deixam os pratos ainda mais apetitosos.
-
Pratos típicos
Arroz é o ingrediente principal, mas a base da culinária tailandesa também conta com o nam pla (molho de peixe), o leite de coco, o coentro, a folha do limão kaffir, vários tipos de pimenta, curry, entre outros.
Um dos pratos mais populares é o pad thai, que leva macarrão de arroz, camarão, ovo, broto de feijão, tofu, pasta de tamarindo, amendoim, molho de peixe e outros temperos. O frango frito com manjericão e o misto de arroz frito com legumes, também são bastante consumidos. Outra boa opção é o peixe cozido na folha de bananeira.
Para acompanhar o macarrão ou arroz frito, vai bem uma salada de toranja ou de papaia. A comida em geral tem um gostinho agridoce e é apimentada. O grau da pimenta varia conforme o prato ou o gosto de cada um.
Conhecido como khao niao mamuang, o arroz doce de manga é uma das sobremesas mais tradicionais na Tailândia. Tem também o roti kluai khai, doce semelhante à panqueca com banana e ovo, coberto com leite condensado, geleia ou calda de chocolate.
Para quem deseja experimentar algo realmente diferente do que estamos acostumados, é possível encontrar em Bangkok os famosos espetinhos de insetos e outros petiscos menos convencionais.
Um roteiro mais “apimentado” faz o seu estilo? Confira os pacotes da TZ Viagens para a Tailândia e prepare seu paladar para um festival de sabores.
Destinos gastronômicos – Paris
A França é conhecida e respeitada no mundo todo por sua culinária requintada. Desde o século 18, Paris ganhou fama pelos seus restaurantes e pela chamada alta cozinha, que compreende pratos meticulosamente preparados e apresentados de forma impecável.
Mas engana-se quem pensa que a culinária francesa é marcada apenas pela estética. O sabor da comida é tão bom quanto sua aparência. Vinhos, queijos, pães, doces, carnes, patês, crepes, fondues, croissant, são tantas delícias que não surpreende que a gastronomia francesa tenha sido classificada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010.
-
Pratos típicos
Além dos queijos e vinhos, quem vai a Paris também deve experimentar a carne de pato. A ave é preparada de diversas formas. O confit (coxa) e o magret (filé) de canard (pato) são encontrados com facilidade nos restaurantes. Tem ainda pato com laranja, pato cozido com azeitonas e o parmentier de canard, prato típico preparado com purê de batata e carne de pato desfiada.
O famoso foie gras, fígado de ganso ou pato, é bastante apreciado com torradas como entrada ou servido com saladas. Junto com as trufas, o foie gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa.
Outros pratos frequentes nos cardápios dos restaurantes parisienses incluem lagosta, vieira, cordeiro, coelho, escargot, vitela, rã e caviar. Saladas e batata estão entre os acompanhamentos mais comuns. Os franceses, aliás, são experts no preparo de batatas.
De sobremesa, além do tradicional macaron (deliciosos biscoitos de farinha de amêndoa), tem o crème brûlée (feito com creme de leite, ovos e baunilha com cobertura de açúcar queimado), o crepe suzette, a madeleine (bolinho amanteigado em formato de concha), a mousse de chocolate e os mille-feuilles (mil folhas).
Ficou com água na boca? Reserve agora sua passagem para Paris com a TZ Viagens!
A TZ Viagens leva você para os melhores destinos gastronômicos do Brasil e do mundo. Acesse o site da TZ Viagens e saiba mais.