A cultura britânica e suas tradições estão presentes no nosso imaginário e parecem algo distante da realidade, coisa de livros de ficção e de história, mas somente até fazermos uma viagem para a Inglaterra.
Visitar a terra da rainha mais famosa do mundo é conhecer um país rico em história, tradição e com um estilo de vida prático. Você, que vai fazer uma viagem para a Inglaterra, precisa conhecer esses 10 pontos turísticos que vão lhe surpreender e emocionar.
Para facilitar a sua visita a esse país encantador, reunimos em alguns itens pontos turísticos que se encontram próximos, assim você organiza melhor o itinerário da sua viagem.
1 – British Museum
O Museu Britânico é um dos mais antigos do mundo e reúne mostras de muitas civilizações. Um espaço encantador que apresenta uma exposição ampla e variada, com destaque para a Pedra de Roseta e a estátua de Vênus, além da rica exposição da cultura egípcia.
Mais de 7 milhões de objetos de todos os continentes e de variadas épocas estão organizados por local de origem. Dentro do Museu Britânico está situada a Biblioteca Britânica e o Grande Átrio, um enorme espaço com um teto de cristal que abriga a sala de leitura da Biblioteca Britânica.
Se você é apaixonado por museus, separe um dia inteiro para visitá-lo.
2 – Hyde Park / Palácio de Kensington
O Hyde Park é um parque real localizado ao lado de Kensington Gardens, que abriga o Palácio de Kensington, uma das residências reais. Os 142 hectares do Hyde Park possuem:
- Lindos jardins com locais ideais para caminhar, patinar, andar de bicicleta e praticar alguns esportes.
- Espaço para shows;
- Estátua do Peter Pan;
- Speakers’ Corner (Esquina do Orador), local onde já discursaram Lenin e Marx;
- A fonte Memorial de Diana (em homenagem à princesa Diana).
No parque você pode alugar cadeiras de praia para sentar, descansar e aproveitar o sol. Também é possível alugar um barco de remos e passear pelo lago central chamado Serpentine. Não é à toa que esse é um dos pontos turísticos mais visitados em Londres.
O Palácio de Kensington é aberto para visitação do público, que tem a oportunidade de conhecer os apartamentos Reais e os jardins. Os turistas podem ainda visitar um museu com exposições de arte, e passar pela loja de lembrancinhas.
3 – Palácio de Buckingham / Green Park
O Green Park está situado entre o Hyde Park e o St. James’ Park e é repleto de árvores, gramados e esquilos. O Green Park termina em frente ao Palácio de Buckingham, um dos cartões postais mais famosos de Londres.
O Palácio de Buckingham é a residência oficial da rainha Elizabeth II e é um dos locais mais utilizados por ela. Além do palácio imponente, o jardim ultrapassa 16 hectares e possui heliporto, lago, quadra de tênis e fauna e flora diversificadas com mais de 30 espécies de pássaros e 350 tipos de flores silvestres, algumas muito raras.
Para saber se a rainha está por perto, observe a bandeira hasteada no Palácio de Buckingham, quando o Estandarte Real estiver flamulando, a monarca está no palácio. Quando a família real está em outra residência ou está viajando, a bandeira do Reino Unido ocupa o local de destaque. Entre todas as residências reais, o Palácio de Windsor é o preferido da rainha Elizabeth II, mas ela visita Buckingham com frequência.
Ao visitar o Palácio de Buckingham vale a pena acompanhar a cerimônia de troca da Guarda Real que ocorre em frente ao castelo (dia sim, dia não). A cerimônia é tradicional e tem início com a apresentação da banda, em seguida ocorre a troca da guarda.
4 – Picadilly Circus
Piccadilly Circus é famoso pela vida noturna e por ser uma região que congrega os locais mais animados de Londres.
A praça é identificada por seus painéis luminosos e pela fonte de Eros situada no centro, que se tornou um dos ícones de Londres, pois reúne milhares de pessoas que aproveitam a variedade de opções de lazer com uma grande quantidade de lojas, cinemas e teatros, até restaurantes para todos os gostos.
Nos arredores da praça você vai encontrar diversos profissionais de relações públicas dos locais que estão em alta oferecendo entradas com desconto para as atrações.
5 – Camden Town
A celebração da diversidade ocorre em Camden Town. O comércio, turismo e entretenimento alternativo consagram o bairro como um dos polos culturais da Europa.
No século XVIII Camden era um centro industrial, mas hoje a região se tornou residencial e se desenvolveu junto com o turismo. Nos últimos 20 anos se tornou uma das áreas residenciais mais valorizadas da cidade.
Camden Town costuma ser descrito como um bairro boêmio que congrega os indivíduos mais exóticos de Londres, mas não é só isso, é um centro comercial diversificado e também está cheio de pontos turísticos para visitar, como a estátua da cantora Amy Winehouse no Stables Market.
6- London Eye / Big Ben
Famosos no mundo todo, esses dois pontos turísticos são tão grandiosos e estão localizados tão próximos que podem estar presentes em apenas uma foto.
A London Eye, também conhecida como Millennium Wheel, é sem dúvidas a roda gigante de observação mais conhecida do mundo. Desde o dia 31 de dezembro de 1999 ela ilumina as noites de Londres e proporciona uma vista fantástica para as pessoas que escolhem uma das 32 cabines para passar meia hora desfrutando a paisagem.
Não muito longe da London Eye, junto aos prédios do Parlamento Inglês, se encontra a Torre do Big Ben, com um relógio de 7 metros de diâmetro em cada um dos seus lados. O Big Ben é um símbolo Inglês desde sua inauguração em 1859.
Considerado um dos relógios mais pontuais do mundo, já resistiu aos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, neve, vento e tempestades, mantendo intacta sua pontualidade.
7- Brighton
A melhor e mais badalada praia da Inglaterra também é sinônimo de diversão. Brighton reúne pessoas para tomar sol, curtir a paisagem, passear e aproveitar as opções de entretenimento oferecidas no local.
Na orla de Brighton você vai encontrar o Brighton Pier, que oferecer a melhor vista do litoral. Nas ruas paralelas ao mar estão os tradicionais pubs, filiais das grandes lojas de departamento inglesas, além dos pequenos estabelecimentos independentes e butiques de roupas.
Brighton é uma cidade bonita, movimentada, que possui elegantes prédios históricos envolvidos pela agitação urbana. Com certeza, um local que não pode deixar de ser visitado em uma viagem para a Inglaterra.
8 – Liverpool
Localizada no nordeste de Londres (cerca de 2 horas e meia de trem), Liverpool é uma cidade que foi apresentada ao mundo por meio das canções da banda mais famosa de todos os tempos: The Beatles.
Em Liverpool é possível ver um submarino amarelo (o Yellow Submarine) flutuando nas águas, fazer um city tour que passa por todos os pontos relacionados à história do quarteto e que muitas vezes viraram canções como Strawberry Fields Forever,
Penny Lane, Eleanor Rigby, entre tantas outras.
Conhecer o The Cavern, o clube onde a banda se apresentava em Liverpool antes de ficar famosa, visitar o maior museu permanente sobre os Beatles no mundo, o The Beatles Story, que conta em ordem cronológica (e muito detalhada) toda a carreira e história de cada integrante, e ainda, em Liverpool Waterfront, fotografar as estátuas dos quatros Beatles caminhando. Um passeio para fazer qualquer um se emocionar!
9 – Stonehenge
Outro ponto turístico para visitar em uma viagem para a Inglaterra é Stonehenge. Um sítio arqueológico construído na Idade do Bronze (cerca de 5 mil anos atrás), que ainda teve sua função e significado descobertos por pesquisadores, o que dá margem para muitas suposições e lendas sobre o local.
Stonehenge é uma das atrações mais visitadas do Reino Unido e desperta curiosidade por suas colunas de pedras, cada uma com 5 metros de altura e quase 50 toneladas. Segundo estudos, algumas dessas pedras foram trazidas do País de Gales sendo puxadas por trenós.
Para visitar o local existem dois tipos de passes: Um deles permite a visita apenas ao redor do círculo de pedras, enquanto o outro permite a entrada, mas não está disponível todos os dias e deve ser adquirido com antecedência.
10 – Cambridge
Em resumo, Cambridge é uma cidade que respira conhecimento e é sinônimo da Universidade, mas por que visitar Cambridge durante uma viagem para a Inglaterra?
Cheia de parques, cafés, restaurantes e pubs, Cambridge é um local para ampliar o conhecimento, seja por meio da arquitetura rica em detalhes impressionantes, ou pelos inúmeros momentos históricos em que a cidade teve destaque. Em Cambridge você precisa conhecer:
- A faculdade de St. John, que formou inúmeros políticos e cientistas famosos pelo mundo afora.
- O Queen’s College e o Trinity College (o maior de todos), que tem entre os seus ex-alunos Isaac Newton, Niels Bohr e Bertrand Russell, além de dezenas de ganhadores do Nobel.
- O Saint John’s College e a Bridge of Sighs (Ponte dos Suspiros), que atravessa o Rio Cam e leva você do centro de Cambridge para uma das partes mais famosas da cidade.
- The Eagle Pub, o local onde Francis Crick anunciou a descoberta da estrutura do DNA em 1953.
- As gôndolas de Cambridge, geralmente conduzidas pelos estudantes da universidade para proporcionar aos turistas passeios de barco pelo Rio Cam, enquanto contam a história da cidade.
- O Corpus Clock, que fica do lado de fora do Corpus Christi College. Esse relógio decorado com um gafanhoto mecânico é conhecido como “o comedor de tempo” e não possui ponteiros nem números. Para marcar as horas são utilizadas luzes de LED que se iluminam em 60 fendas que formam um círculo concêntrico, mostrando as horas, minutos e segundos.
Além desses lugares, a Inglaterra possui muitos outros pontos turísticos fantásticos! Deixe sua opinião nos comentários e indique qual ponto turístico você acrescentaria a nossa lista.
Se quiser conhecer os pacotes que permitem visitar esses lugares, entre em contato com a gente! Os consultores TZ Viagens estão preparados para orientar sobre os melhores períodos e melhores preços para uma viagem à Inglaterra.
Leia também:
– Dica de viagem: Londres, Reino Unido
– 5 melhores aeroportos para comprar em Duty Free Shop
– 8 lugares incríveis para andar de bicicleta no mundo