Quando o seu destino for o leste europeu, não podem ficar de fora os pontos turísticos de Praga. A cidade passou por duas guerras mundiais e um regime totalitário por duas décadas, também foi palco de diversos movimentos artísticos e arquitetônicos importantes para humanidade.
Hoje, existem duas Pragas, uma antiga que conta toda a sua história e a Praga nova, que expressa toda a modernidade atual. Na mesma cidade é possível ver construções medievais e prédios modernos lado a lado.
Para ajudar você a escolher os pontos turísticos de Praga que merecem uma visitinha, preparamos uma lista com os locais imperdíveis. Confira!
1 – Staroměstské náměstí (Praça da cidade antiga ou Old town square)
A praça mais importante de Praga que fica na Staré Město (cidade antiga), é palco de diversos eventos, como os Mercados de Natal e da Páscoa.
Diversas lojas, monumentos, cafés e restaurantes ao redor, tornam a praça um lugar bastante acolhedor e claro, com grande movimentação. A localização é ótima para começar o tour pela cidade.
DICA: Dependendo da época, há feiras gastronômicas e de artesanatos que reúnem muitas coisas típicas da República Tcheca, como o Mercados de Natal (foto).
Ainda na Praça antiga, você poderá encontrar o Orloj, que é um relógio astronômico medieval de mais de 600 anos. O relógio possui três componentes:
– O mostrador astronômico que indica a posição do sol e da lua;
– O mostrador do zodíaco que exibe o calendário com os meses;
– A “Caminhada dos Apóstolos” que são esculturas que se movimentam a cada troca de hora.
Esse relógio aguentou um bombardeio na Segunda Guerra Mundial e precisou ser reparado, mas quase toda a sua estrutura é original. Atualmente é um dos pontos mais visitados de Praga.
2- Casa do Franz Kafka
O escritor mundialmente conhecido, Franz Kafka nasceu em Praga e hoje, é orgulho nacional para os tchecos. A casa onde ele viveu parte de sua vida, hoje, é um pequeno museu em sua homenagem.
3 – Prašná brána (Torre da Pólvora ou Powder Tower)
A torre era uma das 13 portas da muralha da cidade antiga. Tempos depois, com o crescimento da cidade virou um armazém de pólvora, que originou o atual nome.
Atualmente é um ponto turístico que marca o fim do centro histórico da cidade velha. Durante a vista ao local é possível subir na torre e ter uma vista privilegiada da Staré Město.
4 – Karlův most (Ponte Carlos ou Charles Bridge)
A ponte é um dos pontos mais famosos da cidade devido sua importância histórica. É a segunda ponte mais antiga República Tcheca e foi construída para ser a passagem da cidade pequena (castelo) para a cidade velha.
Além de ser incrivelmente bonita, a ponte Carlos é um ponto com vários vendedores e artistas locais, um bom lugar para comprar algum souvenir.
5 – Malá Strana (Cidade Pequena ou Little town)
O bairro Malá Strana é um dos lugares ricos em história e beleza arquitetônica Barroca, pois era o local de residência da antiga nobreza tcheca.
Há vários locais famosos nesse bairro. Um dos pontos principais é a Igreja de São Nicolas (St Nicholas church). Existem duas igrejas com esse nome, uma na Praça de cidade velha (Staré Město) e outra em Malá Strana. A mais famosa e importante é a de Malá Strana.
6 – Rua Karlova
Esse ponto é para quem gosta de fazer compras. Perto da Praça da cidade velha, a Karlova é a rua de compras mais famosa de Praga. Além, das grandes lojas, vendedores de rua, lojas de souvenirs, conta com diversos cafés e restaurantes.
DICA: Você não pode visitar a República Tcheca e não saborear o Trdelník, uma massa assada bem tradicional lá. Você pode escolher o sabor, salgado ou doce, cobertura e recheio. Não é nada difícil de achar, quase todos os pontos têm barracas vendendo eles.
7 – Castelo de Praga
Construído no século IX e considerado o maior castelo do mundo, segundo o Guinness Book.
O castelo é uma mistura arquitetônica que carrega muita história. Fora toda sua beleza e história, oferece uma vista privilegiada de Praga e com toda certeza deve ser visitado. Dentro da área do castelo há jardins, igreja, casas, antigo Palácio Real e lojas.
Para conhecer toda a arquitetura do Castelo de Parga reserve o dia apenas para visita-lo. Há muitas coisas para serem vistas nele. O castelo é tão grande que há mais de 5 tipos de circuitos e ingressos.
DICA: Visitar a casa 22, hoje é uma livraria em homenagem ao Franz Kafka, pois o escritor morou naquela casa alguns anos de sua vida. Também é interessante conhecer o Museu do Brinquedo. Por fim, diariamente há a troca de guarda do castelo, é uma cerimônia rápida mas, interessante.
8 – Strahovský klášter (Monastério Strahov ou Strahov Monastery)
O Monastério perde seu brilho pois fica perto do castelo, que acaba roubando a cena, mas ele abriga tanta história quanto o castelo. Há um museu, biblioteca e uma basílica com a exuberante arquitetura Barroca, rica em afrescos devem ser vistos pessoalmente, pois sua beleza é indescritível.
A biblioteca é dividida em dois salões, o Teológico e Filosófico e está disponível para visitação todos os dias, mas a entrada tem um custo.
9 – Praça Wenceslau
A Praça Wenceslau foi palco de grandes manifestações e revoluções, mas sua origem vem do século XIV, pois ali ocorriam os mercados de cavalos. Hoje é um centro de grandes hotéis e lojas, onde a arquitetura mais moderna se mistura com as fachadas em Art Nouveau e Decó.
DICA: Dependendo da época do ano, há feiras e mercados na rua. Para os que gostam de sair à noite, a vida noturna nessa região é um das melhores da cidade.
10 – Museu Nacional
Ao final da Praça Wenceslau fica o Museu Nacional, com mais de 150 anos de história, o museu tem um acervo impressionante. Diversas áreas de conhecimento como história, biologia e música.
Acha que faltou algum ponto? Então comente com a gente.
Caso tenha interesse em conhecer o coração do leste europeu, entre em contato e solicite um orçamento. Os consultores da TZ Viagens são especialistas em organizar itinerários personalizados e com os melhores preços para você conhecer todos os pontos turísticos de Praga.
Leia também:
– Dica de viagem: Praga, República Tcheca
– Tratado de Schengen: a Europa (quase) sem fronteiras
– Dica de viagem: Cracóvia, Polônia