Reconhecida por sua cultura fechada e por ser o berço de grandes revoluções e movimentos culturais, a fria Rússia tem muito mais que seus rótulos para oferecer. Cada pedaço de suas cidades conta um pouco de sua grandiosa história.
Aproveitando que a anfitriã da Copa de 2018 abriu suas portas para receber o mundo, selecionamos 10 pontos turísticos da Rússia que você precisa conhecer. Confira!
1 – Praça vermelha, Moscou
Começamos a lista com a linda Moscou. Quando falamos da capital do país, automaticamente pensamos na Praça vermelha (Krasnaya ploshchad, em russo). A praça mais famosa da cidade – e quem sabe até do país – é um dos cartões postais mais procurados da Rússia. Sua beleza e imponência são a justificativa de tamanho sucesso.
Não podemos esquecer do ponto mais famoso da Praça Vermelha: o admirável Kremlin de Moscou, onde desde a idade média funciona a sede do poder russo. Atualmente o local é a residência oficial do presidente.
O Kremlin da capital russa é um complexo arquitetônico onde se encontram diversos palácios, prédios históricos e religiosos. Esses espaços são abertos para a visitação, os ingressos podem ser comprados no próprio local.
Quem deseja conhecer o Grande Palácio do Kremlin deve agendar a visita ou fazer compra dos ingressos antecipados. Os prédios administrativos e a residência presidencial são fechados ao público.
A praça abriga uma das catedrais mais bonitas do mundo: a catedral de São Basílio que é composta por um conjunto de capelas ortodoxas, cuja arquitetura não segue os padrões das igrejas católicas.
São Basílio foi construída a mando do czar Ivan, o terrível, para representar o poder de seu mandato. Após o término de sua construção, o temido czar mandou furar os olhos do arquiteto responsável pela criação da catedral, alegando que ele não poderia reproduzir algo parecido em nenhum outro lugar.
Ainda na Krasnaya ploshchad, há o Museu histórico do Estado. O maior museu nacional russo conta com um amplo acervo de mais de 4 milhões de objetos, que datam desde a antiguidade até o século XIX.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a história desse país incrível, pode começar seu passeio por esse belo museu.
2 – Teatro Bolshoi, Moscou
Quando falamos da Rússia, não podemos deixar de citar o famoso Teatro Bolshoi, palco de uma das maiores companhias de dança do mundo: a Academia de Ballet Bolshoi.
Hoje, o Teatro recebe diversos festivais, espetáculos e companhias de dança, música e teatro. Os ingressos são bastante disputados, por isso vale a pena fazer a compra antecipadamente. Caso não queira assistir algum espetáculo, é possível fazer um tour guiado pelo local, para conhecer toda sua lindíssima história.
3 – Metrô de Moscou, Moscou
Apesar de não ser um ponto turístico propriamente dito, o metrô de Moscou é uma atração por si só. Mesmo que geralmente você não ande de transporte público, em Moscou é interessante considerar dar uma voltinha.
O metrô da cidade é praticamente uma galeria de arte pública. Suas estações são revestidas com pinturas afresco, detalhes em alto relevo, quadros e esculturas. Tudo isso resulta em um ambiente parecido com um museu de arte.
4 – Museu da Guerra Fria, Moscou
Esse museu é para os amantes de história e também para aqueles que querem ter uma noção do que foi a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Conhecido como Bunker 42, o museu leva o visitante ao antigo bunker de Stalin, que fica cerca de 20 andares abaixo da superfície.
O Bunker 42 é uma reconstituição fiel dos ambientes usados durante a guerra, fazendo com que o visitante tenha uma visão de como eram feitas as operações na época.
DICA: Para os mais ousados, há um tour especial bem mais realista que leva para ambientes escuros que não foram reformados para receber visitação. Com isso, o visitante poderá vivenciar a experiência da época.
5 – Museu Estatal Hermitage, São Petersburgo
Saindo da capital, vamos para São Petersburgo. A cidade, que também já foi capital por um tempo, é patrimônio mundial da UNESCO e hoje abriga um dos museus mais belos do mundo: o Hermitage.
Sua coleção conta com de mais de 3 milhões de artigos do mundo todo. É considerado um dos museus de arte mais importantes do mundo e é o ponto turístico mais visitado da cidade.
DICA: A entrada é gratuita para todos os visitantes em toda a primeira quinta-feira do mês.
6 – Catedral de Santo Isaac, São Petersburgo
A maior Catedral Ortodoxa de São Petersburgo tem capacidade de 14 mil pessoas em seu interior e possui diversas pinturas, imagens e mosaicos. Seu domo é uma verdadeira obra de arte, composta por quase 100 kg de ouro puro. Tudo isso faz com que a catedral seja praticamente um grande museu religioso.
7 – Catedral do Sangue Derramado, São Petersburgo
Apesar do nome Sangue Derramado ser comumente utilizado, seu nome oficial é Igreja da Ressurreição do Salvador. A bela catedral é bastante conhecida por seus vitrais e mosaicos russos, que são feitos com pedras semipreciosas, tornando essa arte bastante valiosa.
8 – Peterhof, São Petersburgo
Peterhof é um complexo de palácios e jardins em São Petersburgo. O fundador da cidade Pedro, o Grande, mandou construir o complexo conhecido como o “Versailles Russo” para demonstrar o poder do seu reinado.
O palácio foi habitação de várias famílias reais russas, mas hoje funciona apenas como museu. O complexo faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.
DICA: Devido ao seu tamanho e à distância do centro de São Petersburgo (cerca de 1h30), é preciso reservar um dia inteiro para conhecer o palácio. O acesso a Peterhof pode ser feito de barco, carro ou ônibus.
Dependendo da época, a procura é bastante alta. Então, fazer a compra dos ingressos online antecipadamente evita longas horas em filas.
9 – Palácio Catarina, Pushkin
O palácio que fica localizado a cerca de 25 km de São Petersburgo foi a residência de verão de muitos czares russos. Seus traços de Rococó e aposentos com diversas características artísticas transformam sua arquitetura em um espetáculo por si só. Cada espaço do palácio é uma surpresa diferente.
DICA: Assim como Peterhof, é interessante reservar um dia inteiro para visitá-lo. Não deixem de visitar os belos jardins do palácio.
10 – Kremlin de Kazan, Kazan
Assim como a maioria das cidades russas, Kazan também tem seu Kremlin. O complexo arquitetônico e histórico da cidade, que também é patrimônio da UNESCO, abriga diversos pontos turísticos importantes, como o Palácio do Governador, a Catedral de Kazan, prédios históricos e pequenas igrejas. Por ser uma das cidades mais antigas da Rússia, todos os pontos e sua arquitetura são carregados de muita história. Com certeza, Kazan é uma cidade obrigatória na lista de lugares para serem visitados na Rússia.
E então, acha que tem pontos faltando nessa lista? Conta para a gente!
Caso tenha interesse em conhecer a fantástica Rússia, entre em contato e solicite um orçamento. Os consultores da TZ Viagens são especialistas em organizar itinerários personalizados e com os melhores preços.
Leia também:
– Dica de viagem: São Petersburgo, Rússia.
– Dica de viagem: Moscou, Rússia.
– Pontos turísticos de Praga: o coração do leste europeu.