Conhecida como ponto de encontro de todas as rotas de peregrinação do Cristianismo, a cidade de Santiago de Compostela tornou-se um dos destinos mais importantes do movimento religioso no mundo. Visitar a região é voltar ao tempo e alimentar o coração de fé e histórias que mudaram o rumo de toda uma nação.
Atividades
A Catedral de Santiago de Compostela é a construção mais importante para quem está na cidade em busca de paz interior e renovação. Ela tornou-se um centro de peregrinação da cristandade europeia e hoje atrai visitantes de todo o mundo. O edifício foi erguido sobre os restos de primitivas igrejas, no local onde surgiram as cinzas do Apóstolo São Tiago.
Seguindo o passeio – e passando para o campo cultural –, o Museu da Catedral abriga diversas obras artísticas e arqueológicas, da época romana até a atualidade. Imperdível!
Outro bom museu é o das Peregrinações, um dos edifícios mais antigos da cidade. Nele está abrigado um importante acervo com peças da peregrinação e do culto a São Tiago.
Gastronomia
Bons restaurantes são uma constante nas ruas de Santiago de Compostela. O restaurante Casa Marcelo (rua das Hortas) é um desses lugares. De estilo moderno e sofisticado, o estabelecimento é um dos preferidos dos locais por oferecer pratos regionais da culinária espanhola.
Outro espaço requisitado é o Dezaseis (rua de San Pedro), de estilo rústico e especialista em tapas.
Já o restaurante Casa Manolo (Praza Cervantes) trabalha com a fusão das cozinhas espanhola e portuguesa, fornecendo pratos únicos, em especial os que possuem carnes.
Compras
Na hora de levar presentes ao Brasil, o viajante tem à disposição não só as ofertas de lojinhas e vendedores de ruas, como também dois shoppings centers: Centro Comercial (na Praça Europa) e El Corte Inglés (rua do Restollal).
As ruas Xeneral Pardinas, Montero Ríos, Alfredo Brañas e Republica de El Salvador possuem outras centenas de lojas, fazendo a alegria dos maníacos por compras.
Como chegar
Santiago de Compostela é abastecida pelo aeroporto de Lavacolla, próximo ao centro. O maior fluxo é de visitantes oriundos de Madri e Barcelona. Para os brasileiros, em especial, a sugestão é voar até uma dessas cidades e pegar a primeira conexão para Santiago de Compostela, já em solo espanhol. Outra possibilidade é chegar de ônibus ou trem, mas vale dizer que as distâncias não são pequenas (600 quilômetros de Madri), apesar do conforto e das belas paisagens que esses meios de locomoção proporcionam.
Melhor época
A melhor época do ano para percorrer o caminho de Santiago é em junho, quando os dias são mais longos e há poucas possibilidades de chuva. Maio é outro mês interessante, mas as chuvas sempre dão o ar da graça. Para quem tem poucas opções de datas, setembro também se mostra convidativo, mas é bom dizer que os dias são mais curtos. Nesse caso, a regra é se programar bem.
Informações adicionais
Moeda: euro
Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar na Espanha
Saúde: vacinas não são exigidas