O Egito Antigo cravou estacas permanentes na bela Luxor. A cidade é repleta de referências à época, como mausoléus, tumbas e construções majestosas, muitas delas desafiando até hoje a ciência. Reserve ao menos três dias para desfrutar de momentos ricos em história e cultura.
Atividades
O Templo de Karnak está em qualquer lista de principais pontos turísticos de Luxor. É um dos maiores templos do Antigo Egito e principal centro de culto aos deuses de Tebas, como Amon Mut e Khonsu.
O Templo de Luxor foi outro importante palco de celebração do divino. A construção foi erguida por dois faraós (Ramsés e Tutankamon), em períodos diferentes.
No Vale dos Reis, o visitante tem a oportunidade de conhecer túmulos de antigos faraós, decorados de maneira única, evidenciando a riqueza de cada líder.
Próximo do local está o Colosso de Mémnon, protegido por estátuas sem rosto sentadas em tronos.
Outro ponto imperdível é o Museu da Mumificação, dedicado à exposição de múmias antigas e animais. Durante o passeio, o visitante descobre também quais eram os materiais utilizados no processo da mumificação.
Gastronomia
Opções não faltam em Luxor. É possível encontrar bons restaurantes em praticamente todas as regiões. A maioria deles oferece menu com opções bem distintas, caso dos Miyako (Corniche El Nile Street), Puddle Duck (St. Joseph Street), Metropolitan Cafe (Lower Corniche) e Joan’s (Radwa Sheryfa Street). Para experimentar as delícias da cozinha internacional, a recomendação é o Al-Amen (Luxor-Sheraton Street).
Compras
Os vendedores ambulantes são maioria nas ruas de Luxor. A insistência de alguns pode forçar algumas vendas, mas, no geral, há boas ofertas para quem sabe negociar. De qualquer forma, o centro histórico é o local ideal para fazer compras.
Como chegar
Não há voos diretos entre Brasil e Egito. Para chegar a Luxor, o viajante pode fazer uso de um voo da Qatar Airways e uma conexão em Doha. O trecho aéreo dura cerca de 25 horas.
Melhor época
A alta temporada na região ocorre entre dezembro e fevereiro, gerando algumas dificuldades nos acessos aos principais pontos turísticos. Uma boa alternativa é visitar Luxor durante a primavera (março a maio) ou no outono (setembro a novembro).
Informações adicionais
Moeda: libra egípcia
Visto: brasileiros precisam de visto para entrar no Egito
Saúde: é preciso apresentar comprovante de vacinação contra febra amarela