As belezas da região norte do Brasil ainda são um mistério para muitos turistas brasileiros. Acontece que, além da majestosa Floresta Amazônica, a maior região do país é repleta de paisagens surpreendentes, abrangendo cenários que poucos viajantes têm o privilégio de conhecer. A região do Jalapão, no leste do Tocantins, é um desses lugares. Ocupando uma área de 37 mil quilômetros quadrados, espalhados por diversos municípios do estado, o Jalapão é um lugar de contrastes. São cachoeiras, dunas, rios, lagoas, chapadões e piscinas naturais, intercalados com áreas de vegetação densa e outras partes mais áridas. Essa miscelânea de cenários é um verdadeiro parque de diversões para o viajante com espírito aventureiro ou qualquer pessoa apaixonada pela natureza.
Desbravando as belezas do Jalapão
Destino perfeito para o ecoturismo, explorar as belezas do Jalapão não é para qualquer um. Primeiro, pela obrigatoriedade de transporte específico. Formada pelo conjunto de cinco áreas de conservação – incluindo o Parque Estadual do Jalapão – tanto o acesso quanto a locomoção pela região são feitas com veículo 4×4, em estradas, muitas vezes, de areia fofa. Dificuldade completamente justificável pela paisagem deslumbrante do Jalapão. No município de Mateiros, a 300 quilômetros de Palmas, fica a base principal para explorar a região. Com pousadas e comércio, a pequena cidade interiorana já deixa claro o que esperar da viagem: belezas rústicas em cenários encantadores.
O que fazer no Jalapão
São tantos atrativos que fica fácil se perder! O ideal é chegar ao local já com roteiro definido, caso contrário, você perderá muito tempo tentando decidir qual cenário conhecer primeiro. A maioria das atrações estão próximas dos municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo e São Félix do Tocantins. Entre tantos cenários exuberantes, listamos alguns representantes de algumas das belezas naturais do Jalapão.
Cachoeira da Formiga
Entre as inúmeras cachoeiras da região do Jalapão, a da Formiga está presenta na maioria dos roteiros. A 35 quilômetros de Mateiros, basta chegar na cachoeira para entender por que é um dos atrativos imperdíveis e atividade clássica em qualquer roteiro. De águas cristalinas e solo formado por areia calcária, você ficará impressionado com a beleza do lugar. A água em tons verde-esmeralda e azul forma uma belíssima piscina natural, perfeita para um mergulho! A queda d’água é pequena, tornando-se uma ótima opção de hidromassagem natural.
Há uma taxa de entrada para conhecer a cachoeira, além da possibilidade de camping no local. A estrada é sinalizada e de fácil acesso. Outras cachoeiras famosas do Jalapão são: Cachoeira da Velha, Cachoeira dos Buritis, Cachoeira das Araras e Cachoeira Rio Soninho.
Fervedouro Bela Vista
Poços de águas cristalinas que, na verdade, são nascentes de rios subterrâneos. Neles, a pressão da água é tamanha que impede que os banhistas afundem. Em são Félix do Tocantins, o fervedouro Bela Vista integra a lista dos mais bonitos da região do Jalapão. As águas incrivelmente azuis fazem o espaço parecer uma piscina natural de água doce. O Bela Vista é o maior dos fervedouros da região, contando com uma boa infraestrutura com restaurante, deck e área de camping. Visita mediante compra de ingresso.
Entre os outros fervedouros do Jalapão estão: Fervedouro do Ceiça, Fervedouro do Rio do Sono, Fervedouro do Buriti e do Buritizinho, Fervedouro do Alecrim e Fervedouro do Encontro das Águas.
Dunas do Jalapão
Alaranjadas por natureza, é no entardecer que as famosas dunas do Jalapão chegam ao seu auge. No pôr do sol, a areia ganha um aspecto dourado, reforçando o tesouro da natureza local! Os gigantescos bancos de areia, que podem chegar a 40 metros de altura, permitem uma visão esplendorosa da área. O cenário contempla ao paredão da Serra do Espírito Santo, um riacho e a vegetação do cerrado característico da região. Acesso gratuito, via veículo 4×4.
Cenários incríveis
No topo da Serra do Espírito Santo está um dos mirantes mais procurados da região. A visão panorâmica é alcançada por meio de trilha de fácil acesso. Além de ser um dos mais conhecidos cartões-postais do Jalapão, é a partir dos resíduos do processo de erosão da serra que foram formadas as dunas, por isso o tom alaranjado de arenito.
Outra paisagem clássica da região é obtida pela visita ao Morro da Pedra Furada. O monumento, de arenito, existe graças a erosão natural que formou um arco com um buraco no centro. A 35 quilômetros da Ponte do Alto Tocantins, a Pedra Furada é acessada por meio de uma trilha leve, com entrada gratuita, perfeita para contemplar o pôr do sol.
Cânion de Sussuapara
Também conhecido como vale, gruta ou vereda, o cânion é mais uma das formações rochosas surpreendentes encontradas em Jalapão. Formado pela ação das águas sobre as rochas, o cenário consiste em uma fenda com 15 metros de altura, por onde as águas escorrem formando uma cortina natural. Acessado via trilha, o cânion está a 14 quilômetros de Ponte Alta do Tocantins.
Conheça as belezas do Jalapão com a TZ Viagens! Confira nosso pacote completo com hospedagem, traslados (carro 4×4), guia, alimentação e serviço de fotos com drone!