Destino que mais recebe turistas no mundo inteiro, a França é sinônimo de elegância, artes, alta gastronomia e cenários cinematográficos. Paris parece concentrar tudo o que se imagina do país. A cidade mais amada, fotografada e visitada da Europa é exatamente tudo aquilo que você já viu e ouviu falar. Mas ocorre que para além das cidades mais visitadas, a França reserva belas e encantadoras surpresas para os viajantes.
Neste post, resolvemos não falar sobe Paris, Nice, Cannes, Versalhes ou Lyon. Nossa missão é apresentar outros destinos franceses que não estão na mira dos holofotes. Talvez você já os conheça, talvez apenas tenha ouvido falar, ou nem saiba da sua existência. As cidades listadas neste post estão próximas de pontos famosos ou mesmo integram regiões bastante conhecidas da França.
Veja dicas de passeios e atrações nas charmosas Toulouse, Carcassone, Avignon e Menton e conheça uma parte da França surpreendentemente encantadora!
Toulouse – a cidade rosa
Ao sul da França, na região da Occitânia, Toulouse está próxima à fronteira de Andorra e da Espanha. Importante centro universitário, a cidade é a quarta maior do país, embora não esteja entre os destinos mais visitados da França. Conhecida como Cidade Rosa (La Ville Rose), apelido que ganhou graças à sua arquitetura peculiar de tijolos rosados, Toulouse está à sombra das Montanhas dos Pirineus.
Com esse cenário inspirador, a cidade consegue harmonizar o ar de vila antiga com suas características de centro cosmopolita e dinâmico. Resultado de muitos séculos de ocupações dos romanos, visigodos e árabes, a Toulouse de hoje é dividida pelo Rio Garonne, sendo a Cidade Velha e a maioria das atrações turísticas presentes à margem direita do rio. Entre as principais atrações, a Praça do Capitólio é o centro da cidade, sendo o Capitólio a sede administrativa de Toulouse. Ao redor da praça há vários cafés e restaurantes.
Avignon – cidade dos Papas
Na região da Provença, às margens do Rio Ródano (Rhone), Avignon é bordada pela história como a Cidade Papal, pois, entre 1309 e 1377 foi lar oficial dos pontífices católicos. Por isso, é impossível falar da cidade sem citar o Palácio dos Papas, residência dos Papas durante a Idade Média, cravada no coração de Avignon. A imponente construção gótica, com fachadas de mármore, é um dos 10 monumentos mais visitados da França.
Avignon já foi uma cidade amuralhada e, hoje, os 4 km de paredes de pedras com suas torres de defesa, delimitam o centro histórico da cidade. É lá que você conhecerá mais sobre sua história, assim como comprar os melhores souvenirs de Avignon. Marcada pelo cheiro de lavanda (você verá campos cheios na cidade), Avignon também é conhecida pela sua gastronomia. Aliás, a cidade está na rota de todo o amante da culinária francesa. Trata-se de uma das cidades com o maior número de restaurantes premiados pelos guias Michelin e Gault et Millau.
Menton – pérola da Riviera francesa
Esqueça a badalação da Riviera Francesa, em Menton a tranquilidade é regra. Com um pé na Itália, esta é a última cidade francesa antes de cruzar a fronteira. Foi lá que a Rainha Vitória escolheu ficar assim que conheceu a Riviera Francesa. Alguma dúvida se o destino é fascinante? Uma tradicional cidade-balneário, com ruas à beira-mar, casinhas coloridas e um mar azul que chega a doer os olhos!
O aroma de limão característico deriva das inúmeras plantações espalhadas pela cidade. O citron (limão siciliano) é o astro local e muitas coisas que você verá e comerá na cidade veem dele. A produção é tamanha que, anualmente, a cidade sedia o Fetê du Citron.
Além dos bares, restaurantes e cafés à beira-mar, a marina e a praia maravilhosa e a imponente Basílica de Saint-Michel-Archange, a cidade foi a paixão de ninguém menos do que o cineasta Jean Cocteau. Há lembranças dele por diversos pontos de Menton, mas é no Museu Jean Cocteu que o caso de amor está eternizado.
Carcassonne – encantadora cidade medieval
Pode parecer clichê, mas é quase impossível não associar Carcassone à beleza de um conto de fadas. A pequena cidade medieval, a 74 km de Toulouse, é o ponto alto da beleza da região de Languedoc-Roussillon. Alto mesmo! Carcassone está a no topo de uma colina, o que torna a vista para quem vem pela estrada (seja da Catalunha ou da França) um espetáculo impressionante.
Isso porque, um resumo histórico, a Carcassone teve origem no império romano, sendo uma cidade fortificada. Essa parte antiga é a que está situada no alto do morro, deixando suas muralhas e mais de 50 torres pontiagudas bem expostas para quem tiver olhos para apreciar. Se o tempo e o ângulo ajudar, você pode combinar o cenário medieval aos vários vinhedos da região.
Na parte de baixo, Bastide é a porção mais nova da cidade e que também é cheia de charme e beleza para entreter os visitantes. Dentro da cidade medieval, o Castelo de Carcassone, a Basílica de Saint-Nazaire e o Teatro de la Cité são alguns pontos para conhecer e se apaixonar por Carcassone!
Conheça essas e outras cidades da França com a TZ Viagens! Veja nossos roteiros pelas belezas do país ou monte sua viagem personalizada conosco!
Contate a agência TZ Viagens mais próxima de você e comece a planejar suas férias!