Assis é uma cidade episcopal no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Úmbria, província de Perúgia. É famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis (Francesco Bernardone), que lá fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208, e de Santa Clara de Assis (Chiara d’Offreducci), fundadora da Ordem das Clarissas. O centro histórico da cidade ainda preserva seu ar medieval e está em boas condições, e merece um demorado passeio a pé para descobrir seus recantos, mas prepare seu fôlego, pois o terreno é acidentado e muitas de suas ruelas possuem forte inclinação e não permitem tráfego de veículos.
Atividades
O mais destacado é sem dúvida a Basílica de São Francisco de Assis, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, um conjunto de duas igrejas superpostas em estilo gótico, que abrigam o túmulo do santo, muitas de suas relíquias, como seu hábito e cartas autógrafas, e uma esplêndida decoração em afrescos, dos quais o mais famoso é a série pintada por Giotto na igreja superior, e que ilustra cenas da vida do santo.
A Basílica de Santa Clara, outro monumento gótico, guarda as relíquias da santa e o crucifixo que, segundo a tradição, falou com São Francisco e lhe indicou sua vocação.
O Museu Diocesano e Cripta de São Rufino, constituído pela diocese de Assis e situado ao lado da Catedral, tem um importante acervo de peças arqueológicas e arte medieval, renascentista e barroca, além de um arquivo histórico.
O Rocca Maggiore, castelo construído no topo do monte que domina a cidade, tem um pequeno museu e oferece uma vista deslumbrante de toda a região em torno.
Gastronomia
Assis é uma cidade pequena, mas oferece alguns bons restaurantes e cafés, que atendem às hordas de visitantes que lotam suas ruas. Os cardápios são variados e oferecem pratos típicos da região.
Como chegar
Chega-se a Assis de ônibus ou trem. Se vier de Florença, a melhor conexão é via Torontola (cerca de duas horas de viagem, com saídas frequentes). Partindo de Roma, troque de trem em Foligno (duas horas – partidas a cada hora). Nos dois casos, desça na estação Santa Maria degli Angeli e de lá pegue o ônibus C até a Piazza Matteotti, cerca de quatro quilômetros distantes, colina acima.
Melhor época
De maneira geral, a primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro) são agradáveis, com temperaturas moderadas.
Informações adicionais
Moeda: euro
Visto: não é necessário
Saúde: nenhuma vacina é obrigatória