A Rússia não é apenas um vasto país em termos territoriais, mas também abriga maravilhas naturais e culturais que merecem atenção. As principais cidades da Rússia reservam lugares diversos e imperdíveis. Separamos aqui algumas informações sobre seis das principais cidades russas.
Moscou
Entre as principais cidades da Rússia temos a sua capital, Moscou. Maior cidade do país, Moscou tem belezas que impressionam durante o dia e uma vida noturna agitada. Andar pela cidade é conhecer um pouco de sua história, principalmente, a do período soviético. A arquitetura impressa nos prédios e monumentos remontam àquela época. Para quem gosta de história é um prato cheio!
Praça Vermelha
Mas apesar de reunir tantos prédios e monumentos, alguns pontos são essenciais quando se está visitando a cidade. Uma deles é a Praça Vermelha. O principal ponto turístico da cidade é uma área ampla no coração de Moscou, conhecida principalmente pelos desfiles militares soviéticos. Além disso, a praça marca a divisão entre a cidadela real (Kremlin) e o bairro mais histórico.
Não é à toa que esse praça se tornou a principal atração da cidade. No século XV, o lugar era conhecido como Praça da Trindade. Foi um mercado e entrada para o Kremlin de Moscou nos velhos tempos. Hoje, serve como um local atraente para fotografia, eventos sociais e encontros. A praça vermelha possui duas catedrais históricas, a Catedral de São Basílio e a Catedral do Cristo Salvador.
São Basílio e Cristo Salvador
A Catedral de São Basílio está localizada na parte sul da Praça Vermelha. Ela foi construída para celebrar a vitória dos russos sobre os tártaros (grupo étnico na Rússia) em 1552 . Consiste em oito igrejas que representam as oito vitórias sobre os tártaros. Já a Catedral do Cristo Salvador foi construída em agradecimento pela intercessão do Senhor em um momento crítico da história russa. É tida como um monumento à coragem do povo russo durante a luta contra a invasão napoleônica de 1812, na ordem de Alexandre I, Imperador da Rússia. A Cristo Salvador levou 44 anos para ser construída e os melhores arquitetos e artistas da Academia Russa de Artes trabalharam em sua criação.
Museu da Grande Guerra Patriótica
Outra atração turística de Moscou é o Museu da Grande Guerra Patriótica, localizado no Victory Park em Poklonnaya Gora.
O primeiro memorial a ser colocado no local foi um monumento em pedra de granito em 1958, e o parque foi construído no início dos anos 1960. Já a construção do museu em si só teve início a partir de 1985 e a primeira exposição foi aberta oito anos depois. A abertura total do Museu foi realizada em 9 de maio de 1995, marcando o 50º aniversário do Dia da Vitória. O obelisco em frente ao museu tem 141,8 metros de altura, representando os 1.418 dias da guerra. Uma figura de bronze da Nike, a deusa grega da vitória, está montada a uma altura de 100 metros, e uma estátua de São Jorge matando o dragão fica na base.
Klin
Localizada a cerca de 85km de Moscou, Klin é uma pequena cidade russa fundada em 1317 que conta com cerca de 80 mil habitantes. A grande atração local é a visita à casa-museu do compositor clássico mundialmente conhecido Pyotr Tchaikovsky. A casa é um retiro maravilhoso escondido pela pequena floresta na estrada Leningradky no caminho de Moscou a São Petersburgo, onde Pyotr Tchaykovsky passou o último ano de sua vida e compôs sua última sinfonia.
Na casa você pode descobrir o interior original onde Tchaikovsky estava vivendo e compondo suas grandes peças de música. Tudo foi cuidadosamente preservado por seu irmão Modest e transferido para o primeiro museu memorial. A casa memorial de Tchaikovsky é um imã para músicos e compositores de todo o mundo, assim como amantes apaixonados da sua música.
Tver
A cidade já foi uma concorrente rica e poderosa de Moscou. Localizada no encontro entre os rios Volga e Tvertsa, Tver já foi uma próspera cidade mercantil, mas atualmente é mais uma cidade provincial de médio porte. Faça um passeio de barco no rio Volga. O passeio de uma hora permite que você veja toda a cidade, incluindo o Imperial Travel Palace, recentemente restaurado, que agora abriga uma galeria de arte. Outros locais que você não pode deixar de admirar durante o passeio de barco é a enorme fábrica de vagões de trem e os aterros pitorescos em ambos os lados do rio Volga.
Valday
Ding, dang, dong … é assim que Valday recebe os visitantes! Em 1910, Georgy Andreev fundou uma fábrica de sinos na cidade, onde produziam campainhas.Na minúscula rotunda branca no parque você encontrará o Museu do Sino, onde poderá aprender sobre os sinos, sua história e aprender como tocar os grandes conjuntos encontrados no topo das torres das igrejas.
Quando você sair da cidade e estiver a caminho de Veliky Novgorod, em meio a uma floresta escura, ao lado de um grande lago, você verá o pitoresco Mosteiro Iversky. Fundado no século XVII pelo patriarca Nikon, que estava a caminho das ilhas Solovetsky, no Norte, o terreno do mosteiro oferece uma bela oportunidade de desfrutar da natureza. A cozinha alimenta bem os visitantes com o chá típico Ivan Chai, Sbiten, biscoitos diferentes, bolos e muito mais.
Novgorod
Veliky Novgorod significa: Novgorod, o Grande. Na cidade você pode caminhar ao longo das paredes do imponente Kremlin mais antigo da Rússia. Ou tomar um banho no rio Volkhov, localizado nesta que é uma das principais cidades da Rússia.
Visite a extraordinária Galeria do Estado e o Museu Regional dentro do kremlin, em seguida, experimente os excelentes restaurantes locais com cozinha russa tradicional e, logo após, faça uma pequena viagem até a vila de madeira de Vitoslavitsy, que costuma ter festivais da cultura russa. Junto a esta pequena aldeia e ao Museu ao Ar Livre da Arquitetura de Madeira Russa, você também pode dar uma olhada no famoso Mosteiro de St. Yuryev. Fundado em 1030 por Yaroslav, o Sábio, é um dos mosteiros mais antigos da Rússia.
São Petersburgo
São Petersburgo é a segunda maior e mais famosa entre as principais cidades da Rússia. Tem importância por causa de suas perspectivas industriais, científicas e culturais.
A Fortaleza de Pedro e Paulo e o Museu de História de São Petersburgo
A Fortaleza de Pedro e Paulo foi a primeira estrutura a ser construída em São Petersburgo, mas nunca serviu à sua função. Em vez disso, teve uma história rica, extremamente variada, e às vezes sinistra. Serviu como base militar, casa de departamentos governamentais e cemitério da família imperial russa. Além de local de experimentos científicos inovadores e uma prisão proibidora que abrigava alguns dos presos políticos mais proeminentes.
Hoje, a Fortaleza de Pedro e Paulo é uma das grandes atrações da cidade. Ela abriga o Museu de História de São Petersburgo com uma série de exposições permanentes e temporárias que mapeiam os vários aspectos do passado.
Museu Hermitage
O Museu Hermitage é a atração turística mais popular de São Petersburgo. É um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo! Com mais de 3 milhões de itens, estima-se que você precisaria de onze anos para ver a coleção inteira! O acervo vai desde obras impressionistas a fascinantes tesouros orientais. Por isso, turistas preferem organizar uma visita guiada para garantir tempo para apreciar os principais destaques da coleção.
Palácio de Peterhof
Outra atração turística de São Petersburgo é o Palácio de Peterhof. Conhecido como o “Versailles russo“, o lugar possui vários jardins e está localizado em Petergof, região metropolitana de São Petersburgo. Por suas belas paisagens, o Palácio foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO na Rússia!
Conheça as principais cidades russas com a TZ Viagens! Embarque numa viagem de 8 dias repleta de história, cultura e paisagens impressionantes. Veja nossa oferta completa aqui.
Contate a filial Viagens mais próxima de você e programe suas férias!