Você já deve ter visto fotos de alguém pendurado em uma pedra com uma paisagem linda atrás. Geralmente, quem está nessas imagens aparece fazendo caretas e se segurando como se estivesse caindo. Engana-se quem acredita que essas pessoas são viciadas em adrenalina. Trata-se apenas de uma ilusão de ótica que você pode fazer na Pedra do Telégrafo, no Rio de Janeiro.
O destino faz tanto sucesso que é considerado um dos lugares mais populares para fazer selfie na América do Sul. Não é por acaso que o lugar é muito procurado por turistas que visitam a região de Guaratiba. Mas, afinal, qual é o grande segredo desse lugar?
Como tirar as fotos “caindo” da Pedra do Telégrafo?
Primeiro, você deve subir uma trilha até lá. São pelo menos 50 minutos de trilha no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio. É necessário subir o Morro da Barra do Guaratiba, com 354 metros de altura. A vista deslumbrante é das Praias do Meio e Funda e da Restinga de Marambaia.
Quem já está habituado com trilhas de dificuldade média não terá problemas, com apenas alguns trechos mais complicados. É provável que você encontre alguma fila para tirar foto na pedra, uma vez que é um local muito procurado.
Agora vem o grande pulo do gato: não tem penhasco nenhum, ninguém está realmente em perigo de cair. A ilusão de ótica acontece, justamente, por conta do ângulo em que a pedra está. A famosa pedra está há apenas 2 metros de altura do chão!
Tudo é uma questão de ângulo e perspectiva

No fim, não tem segredo, é bem fácil, na verdade. Quando chegar a sua vez, pense nas poses mais criativas e tire várias fotos. A perspectiva de quem tirou a foto dará a impressão de que você está na beira do penhasco.
Para a imagem dar certo, basta tirar a foto cortando o terreno rochoso abaixo. Assim, você deixará a impressão de que você estava na beira de um penhasco.
Afinal, de onde vem o nome Pedra do Telégrafo?
Você não vai encontrar nenhum telégrafo lá, não. O nome surgiu por conta dos militares brasileiros no período da Segunda Guerra Mundial. Diz-se que a pedra, por ter uma vista panorâmica da região, era utilizada para vigiar a costa contra submarinos hostis. Os militares transmitiam as informações por rádio do local, com um gerador, daí veio o nome.
O Parque Estadual da Pedra Branca
Não é só a Pedra do Telégrafo que você vai encontrar no Parque Estadual da Pedra Branca. Existem várias atrações e atividades para fazer depois de tirar suas fotos no mirante. Confira as principais:

1. Trilha para o Açude Camorim
Esta trilha mais fácil, mas igualmente longa, vai te recompensar com uma vista para o Açude Camorim. Partindo do núcleo Camorim, são duas horas e 30 minutos de duração. Mas não é só a vista que é recompensadora. Ali pertinho você vai encontrar as cachoeiras do Camorim e a Véu-da-Noiva.
2. Trilha para a Pedra Branca
Uma das trilhas mais populares do parque é um trajeto que necessita certo vigor físico, pois são 11 km de extensão. No cume há uma vista magnífica do parque.
Além das trilhas, você também pode fazer stand up paddle, rapel, escalada, vôo livre e ciclismo na região. Esportes aquáticos como mergulho, canoagem e surf são outra possibilidade, já que há diversas praias selvagens por lá.
Como e quando visitar a Pedra do Telégrafo
O local pode ser visitado de terça a domingo, das 8h às 17h. Ele fica na rua Estrada Pau da Fome, 4003, no Taquara. Para saber como chegar a partir do Terminal Alvorada na Barra da Tijuca e começar a trilha, é só clicar aqui.
Quer incluir a Pedra do Telégrafo no seu próximo roteiro pelo Rio de Janeiro? Fale com a gente!