A poucos quilômetros de Jerusalém, dentro de território palestino, está a encantadora Belém, cidade onde nasceu Jesus Cristo. O destino é procurado por pessoas dos quatro cantos do globo, que aproveitam a estada na região para conhecer o local onde boa parte das histórias da Bíblia é contada.
Atividades
O ponto mais procurado de Belém é, sem dúvida, a Igreja da Natividade. A construção abriga uma pequena gruta que, segundo a Bíblia, foi o local exato do nascimento de Jesus Cristo. Todos os anos, milhares de pessoas viajam até a cidade para renovar a fé e conhecer esse lugar mágico.
Outro ponto importante é a tumba de Raquel. Segundo o livro sagrado, a moça era a mulher de Jacó, mãe de José e de Benjamin. Ela morreu ao dar à luz o segundo filho, e o marido construiu uma tumba em sua homenagem.
Gastronomia
Por ser uma cidade pequena, Belém não oferece um grande número de restaurantes. O ideal é vasculhar o comércio atrás de boas ofertas ou até mesmo fazer as refeições no hotel.
Compras
Os mercados são o grande ponto de venda de suvenires da cidade. O visitante encontrará praticamente tudo ligado ao cristianismo nesses lugares. É de praxe negociar os valores com os comerciantes, portanto, paciência e pulso firme, caso não queira pagar mais caro pelas peças.
Como chegar?
A região mais próxima de Belém é Jerusalém, mas a cidade não possui aeroporto. O mais indicado é desembarcar na capital Tel Aviv e fazer o restante do trajeto de ônibus, que leva em torno de duas horas.
Para chegar a Tel Aviv, a melhor forma é fazer uso de voos de companhias europeias, como Swiss, Iberia, Lufthansa, Alitalia, Air France e KLM, e fazer uma conexão até Israel. Dependendo da escolha do primeiro destino, o trecho aéreo pode durar 18 horas.
Melhor época
Entre dezembro e março, as temperaturas são baixas e há chuvas ocasionais, mas é exatamente entre o Natal e o Dia de Reis que a cidade enche de peregrinos. No resto do ano, as temperaturas são mais amenas, com máximas entre junho e agosto, quando os termômetros chegam aos 30° durante o dia.
Informações adicionais
Moeda: shekel
Visto: rasileiros não precisam de visto para entrar em Israel
Saúde: vacinas não são exigidas