Localizada bem próxima de países mundialmente famosos no turismo, como os Países Baixos, Alemanha e França, a Bélgica nem sempre está no topo de prioridades dos brasileiros.
Embora o destino não esteja de frente para os holofotes, quem garante uma viagem por lá já espera encontrar duas paixões internacionais: boa gastronomia e muita cerveja! Afinal, estamos falando de um país de contrastes multiculturais, geográficos e linguísticos!
Além disso, o território belga também conta com diversas cidades medievais. O que a torna no destino ideal para os amantes de história! Apesar de pequena, a Bélgica reserva grandes surpresas! Então, que tal descobrir algumas das coisas que estão à sua espera?
Bruges
Aqui você encontra charme e beleza de sobra! De todas as cidades belgas banhadas por rios e cercadas de água, Bruges é a mais visitada. De clima medieval, sua majestosa praça central é deslumbrante, pois à noite fica toda iluminada por grandes candelabros. As ruas estreitas ainda mantêm o calçamento de pedras como havia há séculos, e com certeza, vão te levar para outra dimensão de tempo e espaço!
Como a intenção, aqui, é indicar o que visitar, inclua na lista: Belfry, o campanário com uma torre de 83 metros de altura e símbolo da cidade. Em seguida, Burg Square, com um conjunto arquitetônico inteiramente gótico e, por fim, a famosa Igreja de Nossa Senhora, abrigo de uma escultura em mármore branco da Virgem Maria com o menino Jesus nos braços. Inclusive, essa última atração foi feita por Michelangelo, por volta de 1504.
Namur
Situada num ponto onde se ligam dois rios, bem próxima a Bruxelas, está Namur. Conhecida antigamente como a Cidade dos Burgueses, ela é uma das tantas cidades fortificadas da Bélgica. Aliás, saiba que ela é inteiramente rodeada por uma das maiores fortalezas antigas de toda a Europa!
Embora pouco tenha restado de seus traços medievais, por conta da Segunda Guerra Mundial, Namur conta com elegantes prédios públicos e mansões que datam dos séculos XVII e XVIII. Apesar disso, há muita coisa para se descobrir por aqui, como a Citadelle – com suas passagens subterrâneas -, a Église St-Loup, uma das grandes igrejas barrocas da Bélgica e a Catedral Saint-Aubin, certamente uma das joias mais raras da cidade.
Mechelen
Entre os anos 1506 e 1530, Mechelen foi a capital dos Países Baixos. Mas, sua fama vem mesmo de sua história! Isso porque, ela é conhecidíssima por sua escola de “carrilhão”, na qual estudantes do mundo inteiro vêm para aprender a tocar os sinos da igreja. Interessante, né? Mas, além disso, ela consegue te envolver e entreter como ninguém!
Seus prédios antigos de arquitetura flamenga são admiráveis, e o museu Hof Van Busleyden entrega um espaço que te teletransporta ao tempo renascentista dos séculos XV e XVI. Momento da história em que o ser humano se tornou o centro do universo. Garantimos que ao visitá-lo, muitas reflexões vão tomar conta de seus pensamentos. Ou seja: vale a visita!
Gastronomia
Agora que você conferiu um pouco dos tempos medievais em plena Bélgica, nada melhor que abrir espaço para saborear uma ótima gastronomia e apreciar uma cervejinha, né?
Quando falamos num destino relativamente longe do Brasil, já imaginamos que as comidas típicas são beeeem diferentes das nossas, não é mesmo? Mas, se quer saber, um dos alimentos mais consumidos por lá é, nada mais nada menos do que batata frita!
Isso mesmo que você leu, seja no café, almoço ou jantar, elas sempre estão presentes nas refeições das famílias belgas. Além delas – que nosso paladar já conhece -, você também pode provar os mexilhões cozidos no vinho branco, uma das especialidades mais apreciadas do país! Aproveite também para experimentar os tomates recheados com camarão e o tradicional “waterzooi”, que nada mais é do que um cozido de peixe ou frango com legumes e outros vegetais com molho de ovos e nata. Ou seja, eles curtem mesmo frutos do mar!
Mas e a cerveja?
E para fechar com chave de ouro: uma boa cerveja! Ela faz parte da cultura belga há muitos séculos! Podemos dizer que ela está para os belgas, assim como a caipirinha está para os brasileiros.
O amor pela bebida é tanto que vem desde a Idade Média, e a tradição centenária das cervejas belgas deu origem a mais de 1,5 mil tipos. Cada uma delas têm grande variedade de colorações, sabores e teores alcoólicos, basta escolher qual mais agrada o seu paladar.
Atualmente, o país conta com algumas das marcas mais populares do mundo, como a Grimbergen e, obviamente, a Stella Artois! Se for beber, que seja com moderação, ok?
Aprecie as maravilhas belgas com a TZ Viagens
Depois do apanhado de coisa boa que te apresentamos sobre a Bélgica, é impossível não garantir uma aventura por lá, não é mesmo? Então, comece a planejar desde já! Entre em contato com a nossa equipe e explore o melhor do turismo belga com a gente.