Vai viajar para fora do Brasil e não quer depender de transporte público ou excursões? Então, a melhor opção é alugar um carro assim que chegar no destino escolhido. Mas, para poder conduzi-lo, saiba que você precisa obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
A PID nada mais é que uma declaração que possibilita que os brasileiros dirijam legalmente em mais de 100 países signatários da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário. Além disso, ela também é totalmente válida em países que mantêm o Princípio da Reciprocidade com o Brasil.
Portanto, caso você tenha uma viagem marcada ou se interesse em dirigir nas mais famosas estradas do mundo, a TZ Viagens veio te explicar tudo sobre o documento e como obtê-lo.
Por que alguns países exigem a apresentação da PID?
Os países assinaram a Convenção de Viena e acordaram o Princípio da Reciprocidade em relação ao uso da PID com a finalidade de facilitar o trânsito viário internacional. Dessa maneira, a PID também tem o intuito de aumentar ainda mais a segurança nas estradas internacionais através da adoção de regras comuns.
Sendo assim, o documento traduzido em até sete idiomas atesta que o turista estrangeiro está formalmente habilitado a conduzir um veículo no exterior.
Apesar de ser exigida após os 180 dias no país, o próprio órgão brasileiro, Denatran, recomenda que os viajantes interessados em colocar o pé na estrada fora do país tenham esse documento em mãos. Pois quando for alugar um carro no exterior, é bem possível que as locadoras solicitem o documento na hora do aluguel do veículo. Portanto, ele é de extrema importância.
Países que aceitam a PID
Em suma, todos os países assinaram a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário durante a Convenção de Viena em 1968. Listamos cada um deles para você conferir:
África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia)Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuwait, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montenegro, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Democrática do Congo, República Tcheca, Romênia, República Centro – Africana, República Dominicana, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela, Zimbábue.
Outros locais onde a PID é válida
Não podemos esquecer que ela também é aceita nos países que possuem princípio de reciprocidade com o Brasil, como:
Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.
Como obter?
Em primeiro lugar, você precisa solicitá-la diretamente no Departamento de Trânsito (Detran) do seu Estado, ou pela internet. Em algumas cidades, a única opção é o atendimento pessoal.
A solicitação da PID só pode ser feita no mesmo órgão onde sua habilitação nacional foi emitida. Além disso, para conseguí-la, sua CNH deve estar dentro da validade e sem restrições ou multas. Motoristas com a carteira provisória não podem solicitar a PID.
As etapas para obter a permissão variam de estado para estado, assim como o valor a ser pago. Inclusive, por ser um processo independente entre estados, não é possível afirmar com absoluta certeza quanto tempo levará para a sua permissão ficar pronta.
Documentos necessários e validade da PID
Em geral, os documentos obrigatórios – sempre original e cópia – para a emissão da PID são:
- Documento de Identidade com foto;
- Carteira Nacional de Habilitação válida;
- Comprovante de endereço recente;
- Comprovante de pagamento da taxa de serviço;
- Passaporte, caso seja um pré-requisito no país de destino.
Quem determina a validade da PID é a sua própria CNH, sendo:
- CNH com prazo de validade inferior a 3 anos, a PID terá a mesma validade
- CNH com prazo de validade igual ou superior a 3 anos, a PID será de 3 anos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Muitas pessoas acabam tendo dor de cabeça quando desconhecem a necessidade da PID, mas agora que você já sabe, que tal compartilhar com alguém que precisa?
E se deseja conferir mais conteúdos como este, acesse nossas redes sociais e fique por dentro de tudo!