Fazer um safári na África do Sul é uma das atividades que todo ser humano deveria experimentar ao menos uma vez na vida. Pois além de proporcionar momentos únicos e um contato direto com a natureza, também é uma oportunidade para compreender a magnitude da savana, especialmente a africana.
Embora seja possível simplesmente voar para um lugar que oferece o tão cobiçado safári, como Arusha, Tanzânia ou Maun, por exemplo, não faça isso. Do mesmo modo que você, viajante, não quer arriscar sua vida longe de casa, também não vai querer se ver sozinho numa estradinha de terra no meio do nada, onde guepardos, leões e hienas são os patrulheiros, né?
Portanto, como a TZ Viagens preza, acima de tudo, pela segurança de cada passageiro, viemos ajudá-lo nessa missão! Separamos algumas dicas para dar start no seu planejamento de viagem. Confere só:
# Modalidades de safári na África do Sul
Se nunca te contaram, saiba que existem diferentes tipos de safári na África. Escolher qual deles mais se encaixa nas suas necessidades é o ponto de partida para o planejamento.
Em primeiro lugar, há o self-drive, no qual o safári é feito no seu próprio carro. Em seguida, os safáris dentro de reservas privadas, os quais são utilizados carros abertos conduzidos por um guia especializado.
Contudo, há opções de percorrer a savana africana a pé, a cavalo ou de motocicleta, mas não são tão comuns. Inclusive, há a possibilidade, caso você seja mais aventureiro, de optar por um safári itinerante. Neste modelo você fica numa tenda dentro de um acampamento sazonal, com total imersão na natureza.
Por fim, o game drive, o passeio tradicional feito em veículos 4×4, que pode ser feito tanto em reservas privadas quanto em parques nacionais.
# Parques nacionais X reservas privadas
Outra decisão que você deve tomar é em relação ao tipo de passeio que deseja fazer. No Kruger National Park, o parque nacional mais conhecido, você pode optar pelo self-drive ou um game drive, por exemplo. A desvantagem, no caso, é que neste parque é proibido sair da estrada para ver os animais de pertinho. Sendo assim, resta torcer para que os animais venham dar um “alô” perto do veículo.
Em contrapartida, nas reservas particulares, o cenário muda completamente. Nelas você pode sair da rota para ajudar a encontrar os animais, na companhia de um guia, obviamente. Desde o momento que você sobe no carro, a aventura já começa!
Tanto no Parque Nacional quanto na reserva privada, a emoção é garantida. O que muda é quanto o seu orçamento permite, assim como o nível de conforto e exclusividade que você busca.
#Quando ir e quanto tempo ficar
Muitas pessoas não percebem, mas o continente africano é imenso. Por isso, determinar quando ir e quanto tempo ficar é fundamental.
O ideal é focar em apenas um único país que, no caso, é a África do Sul. Mas se a intenção é fazer o safári e estender a viagem, é totalmente possível combinar alguns países próximos, como é o caso do Quênia e Tanzânia.
Em relação à data da viagem, é preciso lembrar que há locais em que a observação dos animais é constante durante o ano inteiro, mas noutros ocorre a Grande Migração. No entanto, se o foco é mesmo a África do Sul, fique tranquilo, porque é raro pegar este período de fluxo migratório, já que é mais comum na parte oriental do país.
#O que levar na mala para um safári na África do Sul?
Na fase final do planejamento sempre surge essa dúvida, e claro que também vamos te ajudar com isso.
É muito comum vermos nos filmes as famílias num safári todas de roupas beges, né? Pois bem, não há necessidade de todas as peças serem dessa cor. Isso porque, a maioria dos animais dificilmente consegue distinguir as cores. Por outro lado, deve-se evitar o branco, porque é uma cor que chama a atenção.
Preto e outras cores escuras atraem moscas e mosquitos, então, que tal uma cor mais leve, como o cáqui? Além disso, opte pelas roupas de algodão, que absorvem melhor o suor e são mais leves. Leve também casacos e calças, pois as manhãs africanas costumam ser frias, apesar do calor intenso do dia.
Por fim, óculos de sol, chapéu/boné e sapatos apropriados, de preferência os ergonômicos.
# Converse com algum de nossos consultores!
Garantir um safári na África do Sul requer cautela no planejamento e um roteiro assertivo e seguro, sobretudo quando a aventura é em família. Por isso, essa última dica é imprescindível, já que o agente de viagens é o especialista no destino.
Além disso, você não terá que se preocupar com hospedagem, transfers e outros itens indispensáveis, porque ele ficará responsável por tudo. Nós, da TZ Viagens, temos uma consultoria completa e organizamos a sua viagem do seu jeito, com toda a segurança e comodidade que você merece.
Viva essa experiência com a TZ Viagens!
Nossos consultores estão à sua disposição para você e sua família vivenciarem momentos únicos na África do Sul. Afinal, uma viagem dessa merece, acima de tudo, ser inesquecível.
Vamos te levar, além do safári fotográfico, para conhecer os caminhos de Blyde River Canyon, a incrível Johanesburgo e a mágica Cape Town, uma das cidades mais belas do mundo.
Se interessou? Então, entre em contato conosco!