O apelido carinhoso de “Fim do Mundo” é um dos mais apropriados para Ushuaia. Afinal, estamos falando da cidade mais austral do planeta, localizada no extremo sul da Argentina. Este título lhe foi dado por um motivo aceitável, já que era o único local habitado mais próximo da Antártica onde se podia chegar.
Por outro lado, anos e anos passaram. Com isso, a minúscula vila que se ergueu ao redor de um presídio cresceu e se tornou um incrível polo turístico, que hoje é habitado por cerca de 70 mil pessoas e visitado por outras milhões! Mas ainda que ela seja um dos destinos mais visitados do país, sempre surge aquela dúvida: o que levam os turistas a querer conhecê-la?
Motivos não faltam. A começar pela natureza exuberante, onde o frio intenso e a neve esculpiram cenários pra lá de estonteantes. Em segundo lugar, porque ela é um lugar para relaxar longe de tudo e todos, ouvir o som do silêncio e mergulhar numa aventura única.
Portanto, se você quer provar desse combo que citamos em Ushuaia, aqui vão algumas dicas do que fazer na cidade do Fim do Mundo. Aproveite!
Navegar pelo Canal de Beagle
O Canal de Beagle banha a cidade, separa a Argentina e o Chile, e liga os oceanos Atlântico e Pacífico entre as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo.
Por meio de um passeio de barco você visualiza paisagens incríveis! Elas se mesclam entre relevos acidentados cobertos de neve e áreas verdes mais baixas com o azul intenso das águas. Mas não para por aí, porque o tour também te leva para conhecer diversas ilhas. Um exemplo disso são: a ilha dos Pássaros, dos Lobos-Marinhos, Ilha H e Martillo, além do farol Les Eclaireurs.
Acredite, vale muito a pena!
Visitar o Parque Nacional da Terra do Fogo
Localizado a 12 km do centro de Ushuaia, lá está ele: o Parque Nacional Terra do Fogo. Local onde a natureza desse extremo mundo se agiganta na beldade da Baía Lapataia e da Enseada Zaratiegui.
O parque compreende uma imensa área verde, ideal para se aventurar em trilhas e, obviamente, admirar os belíssimos cenários, com florestas de lengas e lagos de águas transparentes. Como são muitas atrações para conferir, o indicado é tirar pelo menos um dia inteiro para percorrê-lo.
Se aventurar com o Trem do Fim do Mundo
Já que você estará pelo Parque Nacional Terra do Fogo, aproveite para fazer o passeio com o Trem do Fim do Mundo, que fica dentro do parque.
O trajeto dura em média uma hora com uma parada de desembarque. O trem anda bem devagar, sendo assim, é indicado para famílias com crianças. Durante o percurso você será agraciado com paisagens cinematográficas, tanto dos vales quanto das montanhas.
Uma programação altamente contemplativa. Então, não esqueça de levar a sua câmera e tirar muitas fotos!
Conhecer o famoso Glaciar Martial
Numa distância de 7km do centro de Ushuaia, há o Glaciar Martial, uma das geleiras mais imponentes do mundo. Para alcançá-lo, pode-se utilizar o teleférico ou, se a disposição estiver em dia, partir para a caminhada. Mas já adiantamos: a subida é íngreme.
O lugar é cercado por uma paisagem natural admirável, com água do degelo, incontáveis árvores e a Cordilheira dos Andes ao fundo. A visão lá do alto é surpreendente!
No inverno, o Martial funciona também como estação de esqui. Embora tenha apenas uma única pista, para quem quer brincar na neve ou aprender os movimentos básicos do esporte, é uma ótima opção.
Esquiar no Cerro Castor
Aqui, meus amigos, o esqui durante o inverno é um sucesso!
A temporada de neve – que vai de junho a outubro -, entrega o clima perfeito para os apaixonados pelo friozinho. Enquanto no Martial há apenas uma pista para esquiar, no Cerro Castor você encontra 10 meios de elevação e 28 pistas com diferentes níveis. Ainda, o local possui uma escola de esqui com toda a estrutura necessária para quem quer aprender o esporte.
Mas se você não é muito fã de esqui, também pode apostar em outras atividades, como snowboard, trenó e snowshoeing, viu?
Vista seus casacos quentinhos e não esqueça das luvas! Pois as baixas temperaturas são bem rigorosas por lá.
Embarque nessa aventura remota a Ushuaia
A caminhada até o Fim do Mundo não é tão longa como muitos pensam, basta ativar o seu modo aventureiro e se deixar levar. Mas uma coisa é certa: para conhecê-lo por completo, só mesmo um roteiro personalizado da TZ Viagens! Conheça toda a singularidade de Ushuaia conosco. Entre em contato e planeje sua aventura.
Leia também: Bioluminescência: Conheça 6 praias ao redor do mundo que possuem esse fenômeno