Viajar para outro país é emocionante, afinal, é a oportunidade que temos de conhecer um local totalmente novo! Por outro lado, ainda que você pesquise sobre tudo o que é necessário para, de fato, ter uma viagem internacional tranquila e sem perrengues, um detalhe ou outro sempre acaba passando batido… Mas hoje não, porque a TZ Viagens traz dicas valiosas para se preparar para essa aventura!
Antes de mais nada, devemos destacar sobre a importância da documentação. Isso porque, ela é o ponto de partida para que a sua jornada além das fronteiras seja legal. Então, verifique todos os documentos necessários como passaporte, visto, declaração de saúde com as vacinas exigidas, entre outros itens que são obrigatórios no destino escolhido, ok?
Com isso tudo organizado, você já pode conferir o checklist que elaboramos para evitar contratempos na sua viagem internacional. Sem mais delongas, vamos ao que interessa:
Aprenda um pouquinho sobre o idioma local
É agora que você se pergunta: mas como vou aprender árabe de um hora pra outra? Ou então, francês? Corano e Japonês?
Calma, nada de se descabelar na primeira dica! Sabemos que cada país possui um idioma oficial, no entanto, se você está com seu inglês em dia, vai conseguir se virar tranquilamente. Mas aqui, a ideia é te fazer sair da “zona de conforto” e se esforçar – nem que seja um pouquinho — para aprender o básico do destino.
A partir do momento que você estuda o idioma local, já consegue se comunicar mais facilmente com os moradores locais e enriquece ainda mais sua experiência de viagem. Além disso, esse estudo prévio também garante que você mergulhe na cultura local de forma mais profunda e autêntica!
Então, antes de embarcar, compreenda, por exemplo, as placas de rua, cardápios de restaurantes e cumprimentos. Acredite: isso fará toda a diferença na sua viagem internacional.
Para onde for, tenha sempre uma cópia do seu passaporte
Grife essa dica em caneta vermelha, porque ela é extremamente importante!
Embora você tenha que apresentar o passaporte original no aeroporto, antes de botar os pés fora do Brasil, faça uma cópia do documento. Essa cópia precisa ser reconhecida em cartório no país de origem e pode ser apresentada como documento de identificação em caso de emergência.
Portanto, certifique-se de levá-la ao menos uma consigo na mala. Nunca se sabe, né? Pois imprevistos acontecem e devemos estar preparados caso eles apareçam.
Ao despachar sua bagagem, tire fotos da mala e da etiqueta
Se você acompanhou o noticiário nas últimas semanas, deve ter visto o caso das brasileiras presas na Alemanha, né?
Se não, vamos dar uma pincelada do que aconteceu: duas amigas foram embarcar no Aeroporto de Guarulhos com destino à Alemanha, mas a viagem não saiu como planejado e se tornou um verdadeiro caos! Isso porque, elas tiveram as etiquetas das bagagens trocadas por malas com drogas por uma quadrilha. Assim que chegaram ao território alemão, foram detidas e ficaram 38 dias injustamente presas.
Por isso, redobre a atenção ao despachar a sua bagagem! Tire fotos de dentro da mala e da parte de fora, além da etiqueta com seus dados pessoais e de contato. Para reforçar ainda mais o cuidado, tire um tempinho para personalizar a sua bagagem com fitas, laços, chaveiros e outros adereços que te ajudem a identificá-la mais facilmente.
Atenção ao usar carregadores USBs na sua viagem internacional
Esse é um alerta recente emitido pelo FBI para os viajantes evitarem golpes nos aeroportos, assim como em hotéis e shoppings que disponibilizam entradas USB públicas.
Chamado de “juice jacking”, o golpe está sendo aplicado por hackers por meio do carregador USB, em que eles conseguem copiar informações importantes do seu celular e até mesmo instalar arquivos maliciosos no seu aparelho enquanto você usa a porta USB pública para carregar a bateria.
A partir do momento que você usa essas entradas públicas, o telefone é automaticamente conectado e as informações privadas são vazadas para os golpistas. Com isso, eles podem acessar seus dados como senhas pessoais, contas bancárias e outros backups facilmente.
Então, a dica é: não carregue seu celular em estações USB públicas, opte por uma tomada convencional. Ou então, leve seu próprio carregador portátil de bateria.
O roteiro é seu melhor amigo, ande sempre com ele!
Se você é um viajante assíduo, já deve saber que elaborar um roteiro de viagem é o que há. Mas cá entre nós… De nada adianta elaborá-lo sem levar em consideração o período da viagem, né?
Pois bem, coloque como prioridade as principais atrações e pontos turísticos de interesse e distribua-os entre seus dias disponíveis. Assim é possível traçar uma rota eficiente para que você consiga visitá-los em conjunto! Preste atenção na distância de um para outro e o meio de transporte que será utilizado.
O roteiro de viagem é o seu melhor amigo, além de ser o guia principal. Uma boa organização te fará economizar no deslocamento e conferir tudo o que deseja, assim você não ficará frustrado por não ter ido onde queria por falta de tempo. Tenha-o sempre a tiracolo, de preferência, no celular e também impresso.
Utilize seu celular como guia
Atualmente, graças à tecnologia, temos à nossa disposição excelentes aplicativos de GPS para celular. O Google Maps é um exemplo disso!
Mas claro que só fazer o download do app não adianta de nada, afinal, você precisa comprar um chip que te ofereça ligações e conexão 4G assim que desembarcar no país novo. Internet móvel é tudo!
A maioria das cidades turísticas contam com planos especiais para poucos dias, os quais são totalmente voltados para os visitantes.
Com o acesso à internet, você consegue encontrar as linhas de transporte público que precisa para chegar no destino desejado e ainda visualizar os pontos de parada e tempo de espera de cada um deles. Uma mão na roda!
Monte um kit turista
Sair só com a roupa do corpo para bater perna e desbravar o destino? Jamais!
Separe uma mochila para carregar seus itens e documentos. Equipe-a com uma cópia de toda sua documentação, um mapa, cartão com o endereço de onde você está hospedado, barrinha de cereal, água e remédios de rotina. Afinal, nunca se sabe quando você irá precisar, né?
Adicione tudo o que você achar necessário, pois é aquele ditado… É melhor prevenir do que remediar!
Tenha sempre um plano B para seu roteiro
Sempre tenha um plano B. Pode parecer clichê, mas saiba que sim, ele pode te salvar!
Por mais que você esteja preparado para os problemas que podem acontecer durante a sua viagem internacional, é o plano B que vai te ajudar a manter a calma e agir de cabeça fria caso algum contratempo aconteça.
Lembre-se de que você já previu isso e sabe quais passos deve dar para resolver tudo. Então, inclua-o no seu planejamento!
Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais!
Essas foram as dicas para evitar contratempos numa viagem internacional, e as quais sempre levamos em conta na hora de planejar uma nova aventura. Elas podem parecer simples, mas garantimos que são essenciais!
Se gostou, aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais. E se quiser conferir mais conteúdos como esse, continue navegando pelo nosso site.