Se tivéssemos que descrever como é o turismo na Turquia com uma única palavra, seria: inusitado. Pois dificilmente você encontrará tamanha diversidade em outro lugar. Além de abrigar vestígios de antigas civilizações, o país nos presenteia com uma multiplicidade de interesses!
Certamente, a localização é um dos motivos que tornam o destino ainda mais especial, afinal, estamos falando de um país transcontinental. Isso quer dizer que a Turquia é um dos poucos países do mundo que fazem parte de dois continentes, com uma parte do seu território na Europa e a outra na Ásia. Ou seja, um prato cheio para conhecer duas culturas distintas numa viagem.
Só pela sua divisão territorial já deu para ver o quanto o destino é singular, não é mesmo? Mas não se engane, porque seus mais de dois mil anos de história nos entregam muito além disso. Continue a leitura e surpreenda-se!
História e cultura da Turquia
Antes de mergulharmos no tópico principal, que é o turismo na Turquia, precisamos dar uma pincelada na história do país. Isso porque, foi ela que moldou os costumes e as tradições da cultura turca que, diga-se de passagem, é espetacular.
Desde o Império Romano até o Império Bizantino, muitas civilizações deixaram suas marcas no território turco. No entanto, foi com a chegada dos turcos seljúcidas e, posteriormente, dos otomanos que a cultura floresceu. O Império Otomano, com sua capital em Istambul, expandiu-se consideravelmente e trouxe consigo uma fusão de influências árabes, persas e bizantinas.
Além da religião, que desempenhou um papel fundamental na formação da cultura da Turquia, a pluralidade étnica, resultado da interação com diferentes povos ao longo da história, também teve seu destaque. Podemos vê-la, senti-la e apreciá-la na gastronomia, nas artes e nas festividades turcas.
Até os dias atuais, o país abraça sua história ao valorizar suas tradições e heranças, mas também se projeta para o futuro. Numa viagem, entendemos o que de fato é manter o equilíbrio entre tradição e modernidade, o qual merece ser visto e revisto em cada uma de suas cidades citadas abaixo.
Istambul: A cidade dos contrastes quando se fala em turismo na Turquia
Aqui é onde ocidente e oriente se encontram em perfeita harmonia. Essa dualidade se manifesta não apenas na arquitetura da cidade, mas também no estilo de vida vibrante que pulsa nas ruas de Istambul. E não… ela não é a capital da Turquia, viu?
São diversos tesouros, desde a grandiosidade da Mesquita Azul até a magnificência da Basílica de Santa Sofia, no bairro Sultanahmet. Você também pode conferir o terminal do famoso Expresso do Oriente, uma rota lendária que unia Paris à antiga Constantinopla.
No roteiro, inclua a ponte de Gálata e faça um tour pelo Palácio Dolmabahçe, um verdadeiro símbolo de elegância europeia no coração de Istambul. Em seguida, para completar a experiência, faça uma imersão no Grande Bazar, um mercado coberto gigantesco, com 60 ruas e mais de 5 mil estabelecimentos comerciais.
Capadócia: A paisagem dos sonhos
O turismo na Turquia é sobre sonhos, mas daqueles que podem ser realizados! Se você assistiu à telenovela “Salve Jorge”, certamente ficou com vontade de fazer um passeio de balão, né? Pois bem, na Capadócia, esse é o ponto-alto da visita!
Conhecida mundialmente por seus passeios de balão, a região é belíssima e extremamente acolhedora.
Aqui, você encontra paisagens naturais de tirar o fôlego, explora cavernas incríveis e desbrava incontáveis montanhas. E claro, realiza o passeio de balão, uma experiência imperdível. A dica é garantir o seu voo logo nas primeiras horas da manhã!
O voo de balão oferece uma oportunidade única de admirar as formações geológicas infinitas de um ângulo privilegiado: de cima, óbvio! A harmonia das cores no céu ao amanhecer, contrastando com as cavernas da cidade, é simplesmente deslumbrante.
Pamukkale: o Castelo de Algodão da Turquia
Os deuses da natureza não brincaram em serviço em Pamukkale. Localizado no sudeste do país, este é um tesouro natural turco.
Suas formações de travertino branco e piscinas naturais são uma maravilha da natureza. Ao longo dos séculos, a água rica em minerais depositou camadas de calcário, criando deslumbrantes terraços de pedra branca, que dão a aparência de “castelo de algodão”.
Além de sua beleza incomparável, Pamukkale possui uma importância arqueológica significativa. Nas encostas das formações de travertino, encontra-se a antiga cidade de Hierápolis, que remonta ao século II a.C. Essa cidade foi um importante centro cultural, terapêutico e religioso na antiguidade.
Ambas as cidades são Patrimônios Mundiais da UNESCO, então, não perca a chance de conferi-las ao vivo e a cores quando for explorar o turismo na Turquia.
Éfeso: O esplendor da antiguidade
Já pensou em visitar uma cidade inteira em ruínas?
Éfeso foi fundada no século X a.C., mas só floresceu em 129 a.C. Chegou a ser a segunda maior cidade do Império Romano, ficando atrás de Roma. Ao longo dos anos, ela foi destruída e reconstruída, até que se tornou uma joia da antiguidade, pois foi onde o Cristianismo teve sua maior expansão.
Ao visitá-la, você poderá conferir a casa onde viveu Maria, Mãe de Jesus, um local de intenso turismo religioso. Mas, além disso, há também a Biblioteca de Celso, toda em mármore, construída no ano 110. Embora seja uma biblioteca, não vá pensando que encontrará um acervo literário, pois o destaque são as ruínas.
A riqueza de Éfeso não era apenas “material”, já que a cidade também teve iniciativas culturais. Um exemplo disso são as escolas filosóficas, de magos e manifestações religiosas. Por lá, você se depara com o maior templo de Ártemis, a deusa da fertilidade, um lugar imperdível.
O Turismo na Turquia também inclui Ilhas
O turismo na Turquia é inusitado, mas isso você já leu no primeiro parágrafo do nosso blog…
Se prestou atenção, também deve ter notado que destacamos a geografia do país, que compreende dois continentes, Europa e Ásia. Mas a cereja do bolo é essa: a Turquia é cercada por quatros mares: Negro ao norte, Mármara a noroeste, Egeu a oeste e Mediterrâneo ao sul. Ou seja, há muitas ilhas com praias cinematográficas para relaxar e se divertir!
Algumas das melhores praias se concentram na cidade de Bodrum, às margens do Mar Egeu, na costa sudeste da Turquia. Essa costa, em especial, é conhecida como Riviera Turca ou Costa Turquesa, que também abrange cerca de 25% do litoral Mediterrâneo. É difícil delimitar a localização exata que constitui a Riviera turca, no entanto, podemos dizer que ela vai da baía de Bodrum até a cidade de Antália.
Mais uma coisa é certa: são destinos populares para os amantes do sol, mar e areia.
Todas, sem exceção, contam com um leque de atividades de lazer e relaxamento para os mais variados perfis de viajantes. Portanto, valem a visita.
Gostou do que leu e agora quer visitar a Turquia?
Essa era a ideia, afinal, o turismo na Turquia é completo e está de braços abertos para te receber. Então, se deseja conhecer todos os cantos e encantos turcos, que tal dar aquela personalizada na sua viagem?
Nossos consultores estão à sua disposição para te mostrar tudo o que este país inusitado e incrível tem para oferecer. Entre em contato e garanta sua aventura!