Qual é a primeira imagem que vem à sua mente quando você pensa na Jordânia? A Cidade de Petra. Acertamos? Pois é, este Patrimônio Mundial pela UNESCO é um dos grandes chamarizes para alguém fazer turismo na Jordânia.
Mas além disso, este país reserva diversas atrações que encantam todos os apaixonados por história, cultura e natureza. Se você tem um perfil curioso e desbravador, a Jordânia é o país ideal para você conhecer.
Hoje, daremos algumas dicas de lugares para você visitar nesta nação cheia de charmes e encantos! Continue a leitura e comece a planejar sua viagem de turismo na Jordânia.
Cidade de Petra
Não só ela é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, como também já foi locação de filmes hollywoodianos. Quem é fã de Indiana Jones provavelmente reconhecerá essa cidade.
Também chamada de Cidade Rosa, por conta de suas construções esculpidas diretamente nas pedras do deserto jordaniano, ela conta com diversas paisagens interessantes. Exemplos disso são o monastério, o Templo do Jardim e um anfiteatro. No entanto, o prédio mais famoso, fotografado e principal cartão-postal da cidade é, definitivamente, a Câmara do Tesouro, também conhecida como Al Khazneh.
A Câmara, na verdade, se trata de uma tumba escavada na face de um penhasco, com uma fachada helenística de pilares coríntios.
Situada no sul do país, não é à toa que esta é a principal atração turística da nação, pois é uma obra arquitetônica única em toda a história da humanidade. Por isso, sim, conheça a Cidade de Petra, mas não deixe de desbravar os outros destinos que vamos mencionar.
Amã
A capital do país costuma ser a porta de entrada de todos os turistas a este país. Por isso, uma parada e subsequente passeada por lá é inevitável! A metrópole, que conta com mais de 4 milhões de habitantes, é dividida em dois lados: o ocidental e o oriental.
O lado ocidental é ultramoderno, com lojas, restaurantes, cafés e demais estruturas de estilo contemporâneo. Já o lado oriental da cidade reserva características muçulmanas, com todas as tradições árabes – incluindo a vestimenta – vivas nas ruas. Da mesma forma, neste lado, as atrações históricas são as mais turísticas e populares.
Entre elas, não deixe de visitar a Cidadela de Amã, a mesquita do Rei Abdullah e o antigo anfiteatro. Quem gosta de descobrir atrações na hora, vale a pena se perder pelas ruas e ‘achar’ os cafés e lojinhas locais.
Aqaba
Vai por nós, em uma viagem de turismo na Jordânia, você não vai querer deixar esta cidade de fora do roteiro. Isso porque, aqui se encontra o único porto do país, e é o único lugar onde todos podem ter acesso ao Mar Vermelho. Além disso, você também encontra diversos resorts all-inclusive.
Além de contar com toda a estrutura que esperamos encontrar em cidades praianas, Aqaba também é o ponto de partida para demais pontos turísticos da Jordânia, como o deserto de Wadi Rum e a já citada Cidade de Petra.
Você gosta de mergulhar? Pois o Mar Vermelho é um dos destinos mais procurados para a prática. Aqui é o ponto de partida perfeito para a prática esportiva.
Mar Morto e Wadi Mujib
Decidimos elencar estas duas atrações conjuntas porque não só elas são muito próximas, como também são similares. Enquanto o Mar Morto é o ponto mais baixo do planeta Terra, a 430 metros abaixo do nível do mar, Wadi Mujib é a reserva mais baixa do mundo, a 415 metros abaixo do nível do mar.
Em um dia, você pode flutuar nas águas ultrassalgadas do Mar Morto e, logo após, fazer algum passeio para desbravar Wadi Mujib. Dentre as opções, não deixe de considerar aquela em que você vê o canyon do deserto entrecortada pelo rio Wadi Mujib.
Em relação ao Mar Morto, nem precisamos falar muito, né? Quem faz turismo na Jordânia e Israel não perde por nada em vê-lo de perto e se banhar por alguns minutos – o máximo permitido é 20 – nestas águas em que é impossível afundar.
Jerash
Uma curiosidade: até 1925, esta cidade toda estava soterrada na areia. A partir dessa época, um longo trabalho de escavação foi realizado, e o que descobriram? Templos, fontes, anfiteatros, avenidas… enfim, uma cidade toda!
Atualmente, ela é uma das cidades romanas mais bem preservadas em todo o mundo, e sabe do melhor? Ela se situa a apenas 50 quilômetros da capital, Amã. Ou seja, é um destino perfeito para um bate-volta cheio de história, cultura e aprendizado. Em uma viagem de turismo na Jordânia em que você decide ficar uns dias em Amã, não deixe de visitar esse tesouro arqueológico.
Que tal viajar para a Jordânia?
Como pode ver, este país reserva diversas surpresas para todos os tipos de viajantes e turistas. Se você sonha em uma viagem de turismo na Jordânia, entre em contato com a TZ Viagens e conheça nossos roteiros para desbravar a região.