A bioluminescência é um fenômeno natural subaquático, em que os organismos vivos emitem luz, sendo observado em algumas praias, lagoas e cavernas ao redor do mundo. As águas costumam brilhar durante a noite e dão um show de luminosidade que encanta todos os turistas que passam pela região.
Mas como surgiu? A bioluminescência é uma característica homoplástica que surgiu de modo independente durante diversas vezes na história evolutiva da vida. Sendo assim, ocorre com frequência em vertebrados e invertebrados marinhos, assim como em fungos, insetos e vaga-lumes, por exemplo.
Agora que você já sabe o que é bioluminescência, que tal continuar lendo o nosso blog para conferir as 6 praias ao redor do mundo que possuem esse fenômeno para marcar a sua próxima viagem para algum desses destinos? Continue lendo!
#1 San Diego, Estados Unidos
O fenômeno de bioluminescência é muito comum no Oceano Pacífico, sendo facilmente identificado na Costa Oeste dos Estados Unidos.
Os lugares mais comuns de serem visualizados são nas águas de Torrey Pines Brach e Mission Bay, em San Diego.
#2 Tasmânia, Austrália
Na Tasmânia, estado da Austrália, perto de Georgetown foram identificadas algas bioluminescentes que emitem luminosidade azul.
Qualquer movimento nas águas leva as algas, chamadas de noctiluca scintillans, a criarem uma luz azulada sobrenatural. Portanto, a reação química é desencadeada por causa de um mecanismo de defesa do plâncton, muito comum por causa das alterações climáticas.
#3 Baía do Mosquito, Porto Rico
A Baía do Mosquito, localizada em Porto Rico, é conhecida como a baía com maior bioluminescência natural do mundo, segundo o Guinness.
Esse destino é muito comum em passeios noturnos de barco, sendo iluminado por dinoflagelados chamados Pyrodinium bahamense. Eles são minúsculos microorganismos que brilham quando são tocados.
#4 Falmouth, Jamaica
A cidade de Falmouth, na Jamaica, conta com a lagoa Luminous Lagoon. Ela é uma das melhores do país para observar o fenômeno natural de bioluminescência.
Em uma noite escura, milhões de pequenos organismos iluminam tudo o que tocam, desde peixes a plantas.
#5 Bali, Indonésia
Bali, a ilha mais famosa da Indonésia, também não fica de fora da lista, pois possui plânctons bioluminescentes. Deste modo, é possível até mesmo nadar e fazer mergulhos onde eles ficam para ter uma experiência ainda mais inesquecível.
O fenômeno já foi observado de vários lugares, mas o mais comum é na cidade de Padang Bai ou em Lovina Beach.
#6 Tailândia
A Tailândia é conhecida por suas ilhas paradisíacas e um cenário lindo de bioluminescência, que pode ser observado nas praias de Bang Saen, Ton Sai e Railay.
O fenômeno é comum entre os meses de novembro e maio, durante a fase da lua nova. Portanto, caso deseje ver de pertinho, se programe para essas datas.
Vivencie essa experiência com a TZ Viagens
Agora que você já conferiu 6 praias ao redor do mundo que possuem esse fenômeno, ficou com vontade de conhecer, não é mesmo?
Então, fale com a TZ Viagens e organize a sua próxima viagem para algum desses destinos. Pois temos certeza que você não vai se arrepender!
Leia também: Destinos internacionais em alta para viajar em 2023