Se você está buscando por uma viagem internacional que não precise de visto e seja bem pertinho do Brasil, a dica é: visite o Peru. O turismo do terceiro maior país da América do Sul está numa crescente surpreendente nos últimos anos.
Portanto, hoje nós reservamos este blog apenas para falar e enaltecer esse país que é tão rico em cultura e que possui uma infraestrutura belíssima para recepcionar todos os seus visitantes. Além disso, a TZ Viagens está neste momento em uma Famtour pelo Peru! A Famtour tem como objetivo, familiarizar os agentes para que eles possam falar sobre o destino da melhor forma. E para isso, nada melhor do que vivenciar todas as experiências ao vivo e a cores!
Nossa Famtour está com um roteiro incrível, que passa pelas melhores cidades e atrações do Peru, transformando a viagem em uma aventura deslumbrante. E é exatamente sobre estas cidades que falaremos hoje em nosso blog! Vamos saber um pouco mais sobre os encantos do Peru?
Lima
Localizada às margens do Oceano Pacífico, norte do país, a capital do Peru é conhecida por ser muito bem desenvolvida. Com seus grandes comércios e uma infraestrutura completa, a Cidade dos Reis, como é chamada, entrega muitos encantos. Por ser uma cidade histórica, sua arquitetura tem características neoclássicas, renascentistas e barrocas. Lima é, definitivamente, uma das cidades mais importantes do Peru em termos de turismo.
Cusco
A cidade, que já foi capital do Império Inca, está situada nos Andes peruanos e preserva até hoje seus resquícios arqueológicos. Ao visitar Cusco, é imprescindível passar pela Plaza de Armas, considerada como uma das praças mais antigas da cidade. Nas redondezas deste destino belíssimo, encontram-se algumas das principais atrações turísticas do país, como por exemplo, o Vale Sagrado dos Incas, o sítio arqueológico Sacsayhuaman e a incrível Montanha das 7 Cores.
Vale Sagrado dos Incas
Uma região vizinha de Cusco, o Vale Sagrado dos Incas é recheado de monumentos arqueológicos e povoados indígenas. O destino engloba cidades como Pisac, Chinchero, Urubamba, Ollantaytambo, Moray, entre outras. Além disso, existem vários povoados e pequenas comunidades andinas que perduram seus costumes ancestrais. O Vale é composto por vários rios, mas o principal deles é o Urubamba.
Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo)
Aguas Calientes recebe este nome por conta das águas termais encontradas em um pequeno recanto da montanha. Porém, por estar muito próxima de Machu Picchu – cerca de 10 quilômetros -, a cidade também é conhecida como Machu Picchu Pueblo.
Embora muitos turistas pensem que esta cidade serve apenas como uma conexão até Machu Picchu, o destino reserva muitas paisagens incríveis. Portanto, se você é daqueles turistas aventureiros que não dispensam uma viagem diferenciada, esta cidade pode lhe render boas lembranças.
Machu Picchu
Por fim, claro que não poderíamos deixar de falar sobre Machu Picchu, uma das cidades mais aguardadas pelos turistas. Descoberta em 1911, a cidade era considerada um lugar sagrado pelos Incas por estar entre as montanhas dos Andes e o Rio Urubamba.
Curiosidade: a Cordilheira do Andes percorre todo o continente sul-americano, por isso, os países Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela compõem a Cordilheira.
O local é repleto de construções feitas com blocos de rocha pensados milimetricamente, sem utilização de materiais extras para uni-los. Aliás, Machu Picchu é um local tão bonito e misterioso, que é considerado Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.
Gastronomia no Peru
No ano de 2006, o país foi eleito o melhor destino culinário do planeta pela World Travel Awards. Por isso, claro que vamos falar um pouco sobre as especiarias deliciosas que o Peru oferece!
Por ser um dos principais destinos gastronômicos do mundo, principalmente a capital Lima, é a sede de 7 dos 15 melhores restaurantes da América Latina.
Com tamanha diversidade, é fácil encontrar cardápios com influências espanholas, africanas, italianas e até mesmo asiáticas como chinesas e japonesas. Tudo isso decorrente da herança dos imigrantes.
Dicas de pratos para você experimentar
Ceviche
Falar em comida típica do Peru é o mesmo que lembrar o Ceviche. O prato mais famoso da região é feito com pedaços de filé de peixe marinados em uma mistura de limão, sal, alho, cebola roxa e aquela pimentinha para aguçar ainda mais o seu sabor. O prato pode ser encontrado em praticamente qualquer restaurante por lá e é uma ótima opção para os dias mais calorosos.
Lomo Saltado
Outro clássico da gastronomia peruana, o lomo saltado possui origens orientais. É uma das receitas mais apreciadas pelos nativos e é preparado com carne bovina e molho shoyu, tomate, cebola, entre outros condimentos. O lomo saltado também pode ser servido com outro prato típico do Peru: o tacu tacu.
Tacu Tacu
Já que mencionamos ele, aqui vai uma ótima opção para aqueles que amam uma variação do nosso arroz com feijão! Ele pode ser servido acompanhado de peixes ou carnes e sempre com muito molho. O prato em si é uma massa feita de arroz e feijão cozido, frita no formato de uma omelete até ficar bem sequinha.
Algo que você pode ter certeza é que fome não será um problema em uma viagem ao Peru! Essas são apenas algumas das inúmeras opções de pratos típicos e vale muito a pena experimentar todos eles.
Viaje com a TZ Viagens
Já deu para perceber que o Peru reserva muitas experiências incríveis, não é mesmo? Agora só falta você conhecer tudo isso de pertinho! A nossa dica é: acompanhe a TZ Viagens pelo Instagram @tzviagens e confira todas as nossas vivências nesse país maravilhoso. Entre em contato conosco e vamos juntos planejar seu roteiro!
Leia também: 5 dicas essenciais para sua próxima viagem rumo a Argentina