Esqueça aquela visão que Lima é uma cidade apagada e ultrapassada. A capital peruana experimentou um crescimento importante nos últimos anos, tornando-se uma metrópole com mais brilho e cor. A cidade oferece não só atrativos históricos, como também opções de entretenimento e lazer modernas e muito bem estruturadas. Lima está no auge do seu crescimento e já desponta entre as principais capitais da América do Sul.
Atividades
Lima é uma cidade que oferece muitas atrações culturais, a maioria delas localizada no belo e restaurado Centro Histórico, onde estão igrejas, monumentos, construções com balcões característicos e a elegante Plaza de Armas, herança da época colonial.
Classificada como Patrimônio da Humanidade, a Catedral de Lima é o cartão-postal da cidade, com torres imponentes e cuidadosamente decoradas com telhados de ardósia. O Palácio do Governo é outro prédio de extremo valor histórico para os peruanos. A obra é de 1937 e funciona como residência oficial do presidente do Peru.
Próximo do palácio está o Museu Nacional de Antropologia, Arqueologia e História do Peru, responsável por reunir peças de culturas importantes, como chimú, tiahuanaco, paracas, nasça, pucurá e inca. É uma atração que merece a visita.
Gastronomia
A gastronomia peruana fez de Lima a matriz de restaurantes consagrados, como o badalado Astrid y Gastón (rua Cantuarias), que oferece alguns dos melhores pratos do país. A cevicheria La Mar (avenida La Mar) é outro estabelecimento viciante, com ambiente agradável e menu repleto de frutos do mar e aperitivos. Na mesma esteira, segue o Rosa Nautica (rua Espigón), com opções de dar água na boca.
Compras
Em Lima, é possível encontrar tudo, desde produtos peruanos até marcas internacionais.
O bairro de Miraflores é a região que concentra maior variedade de lojas. Algumas indicações são La Casa de la Alpaca (rua La Paz), especializada em roupas de lã típicas da serra andina; a Agua y Tierra (rua Diez Canseco), que vende peças da Amazônia peruana; o Mercado do Indio (avenida Petit Thouars); e a feira de artesanato da Plaza Kennedy, todos com opções para os garimpeiros de plantão.
Para quem prefere shoppings centers, os principais são o Centro Turístico Larcomar, o Jockey Plaza e a Plaza San Miguel. Além das lojas e dos restaurantes, há serviços de entretenimento, como cinemas, teatros e jogos para as crianças.
Como chegar
LAN, Taca e TAM oferecem voos diretos para Lima a partir de São Paulo. A viagem até o Aeroporto Internacional Jorge Chávez dura cerca de cinco horas.
Melhor época
Recomenda-se aproveitar o período entre maio e setembro para viajar ao Peru. Isso porque coincide com a época de seca na serra e na selva. As chuvas de meados de novembro a março podem dificultar algumas atividades.
Informações adicionais
Moeda: nuevo sol
Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru
Saúde: vacinas não são exigidas.