Machu Picchu é conhecida como a cidade sagrada dos Incas. Eleita Patrimônio Mundial pela Unesco, ela possui ares místicos e está situada em uma região repleta de segredos do antigo império, atraindo visitantes de todo o mundo para uma jornada inesquecível, repleta de histórias e paisagens de cair o queixo.
Atividades
Machu Picchu é uma região repleta de pontos de visitação. As ruínas da região constituem a mais valiosa herança cultural dos Incas para o mundo moderno. As construções de pedras são enigmáticas e surpreendem pela perfeição. Difícil imaginar como um povo ergueu estruturas tão complexas em uma época em que o trabalho era basicamente artesanal e os recursos tecnológicos inexistentes.
Um dos cartões-postais do destino é a montanha Huyna Picchu, situada no ponto mais alto da região. Do topo é possível observar todo o sítio arqueológico, assim como a fantástica paisagem da região. O acesso à montanha é feito por uma trilha que sai da Praça Principal do Santuário, em uma caminhada que dura cerca de três horas, passando por um antigo templo construído pelos Incas, além de possibilitar a visão da cadeia de montanhas dos Andes e do Rio Urubamba cruzando o vale.
Gastronomia
Por ser uma região extremamente aventureira, não há muitas opções de restaurantes em Machu Picchu. O ideal é o visitante alimentar-se bem e programar a alimentação antes mesmo de seguir até o sítio arqueológico. Além dos hotéis, que oferecem refeições aos visitantes, uma boa recomendação é o Tree House, que fica no povoado de Aguas Calientes, na calle Huanacaure. O estabelecimento possui aparência rústica, mas conta com um menu de dar inveja a muitos restaurantes. Lanches, beringela, frango e risoto são os pratos mais pedidos.
Compras
As melhores opções de compra estão na cidade de Cuzco, principal ponto de encontro dos viajantes que vão a Machu Picchu. A região oferece muitas opções para quem gosta de artesanato. No Centro Artesanal de Cuzco, o viajante encontra tecidos, sapatos, bolsas, joias, pinturas e cerâmicas. Para os suvenires, a melhor indicação é o Mercado de Pisac. São muitas opções de tecidos feitos à mão, bolsas, camisas, objetos de prata, bonecas, porta-moedas, entre outros.
Como chegar
Cuzco é a cidade mais próxima de Machu Picchu, portanto, é preciso sair do Brasil, chegar à capital Lima e seguir com um voo doméstico até Cuzco. O restante do caminho é feito por terra, de preferência, por trem. Até o Peru, a partir de São Paulo, são cerca de cinco horas de viagem. O trecho interno leva mais uma hora. Lan, Taca e TAM são as melhores opções.
Melhor época
O outono é a estação mais convidativa para uma visita a Machu Picchu. Com o fim das chuvas de verão, a sensação é de um ambiente mais seco, que permanece intocável até meados de agosto. É o período ideal para as trilhas.
Informações adicionais
Moeda: nuevo sol
Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru
Saúde: vacinas não são exigidas