Bela cidade, patrimônio tombado pela Unesco, a cidade de Meteora, no século Xlll, foi refúgio dos sacerdotes ortodoxos; sendo assim, eles ergueram retiros nos cumes pedregosos. Uma bela visão natural, a cidade é um espetáculo de beleza por suas grandes rochas.
Atividades
O principal ponto turístico da cidade são os mosteiros de Meteora. São seis mosteiros ortodoxos gregos, apelidados de “Suspensos no Ar’’. Construídos em cumes de rochas, eles ficam em local de difícil acesso. Essa é uma parte que se deve conhecer. Além dela, os mais visitados são: Agia Triada ou Santíssima Trindade, Mosteiro Varlaam, Mosteiro de Agios Nikolaos Anapafsas e Mosteiro Roussanou.
Gastronomia
Com uma culinária fantástica, o turista que estiver na Grécia irá encontrar uma variedade de pratos para apreciar. Os principais são: salada grega (tomate, pepino, cebola, queijo feta e orégano), saganaki tiri (queijo frito), saganaki garides (camarão com molho de tomate, cebola, queijo derretido e gratinado), moussaka (berinjela com carne moída e creme bechamel gratinado) e vakalaos skordalia (bacalhau fresco empanado e servido com creme de alho).
Melhor época
No verão, é a alta temporada da cidade e, de março até junho, as temperaturas são mais amenas.
Como chegar
Não há voos diretos do Brasil para a Grécia. É preciso fazer conexão na Europa. As companhias aéreas são: Air France (via Paris), Alitalia (via Milão), British Aiways (via Londres), Ibéria (via Madri), KLM (via Amsterdã), Swiss (via Zurique) e TAP (via Lisboa).
Para chegar à cidade, é preciso pegar um trem na cidade de Atenas e seguir para Kalambaka. Depois ir para a cidade de Kastraki, que fica a dois quilômetros de Kalambaka, a cidade é a mais próxima dos mosteiros.
Informações gerais
Moeda: euro
Idioma: grego
Visto: não é necessário
Saúde: é exigida a vacina contra a febre amarela