Conhecida pelos Jogos Olímpicos da Antiguidade, Olímpia é uma das mais famosas cidades da Grécia. Abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, a estátua de Zeus em marfim e ouro. Com um sítio arqueológico importantíssimo para a humanidade, foi tombada pela Unesco como patrimônio cultural.
Sua principal atração é, evidentemente, o Estádio Olímpico, que ainda conserva milenares linhas de chegada e saída. Mas seus museus também valem a visita, entre eles o Arqueológico, lar da estátua de mármore de Hermes, e o dos Jogos Olímpicos na Antiguidade. Olímpia também é conhecida por ter abrigado uma das Sete Maravilhas da Antiguidade, a estátua de 12 metros de Zeus, esculpida por Fídias em ouro e marfim no séc. V a.c.
Atividades
Os turistas têm muitas atrações para visitar na cidade, começando pelas ruínas da área que os atletas treinavam e corriam no antigo Estádio. Outra atração é o museu da cidade, com belas esculturas. Além disso, ela apresenta o Festival Internacional da Antiga Olímpia e o Eco Festival Rio Alfios.
Gastronomia
Com uma gastronomia predominante do mediterrâneo, pescados e saladas não podem faltar no prato do turista. Sempre acompanhados por magníficas azeitonas, vinhos e azeites. Um dos pratos mais presentes é o horiatiki (pepino, tomate, olivas e queijo feta) o keftedes (bolinhas de alho-poró, grão de bico ou tomates) e polvos e lulas grelhados ou marinados, que devem ser bem apreciados pelo visitante.
Como chegar
Não há voos diretos do Brasil para a Grécia. É preciso fazer conexão na Europa. As companhias aéreas são: Air France (via Paris), Alitalia (via Milão), British Aiways (via Londres), Ibéria (via Madri), KLM (via Amsterdã), Swiss (via Zurique) e TAP (via Lisboa).
De Atenas, cinco trens diários partem da estação Larissi e vão até Pyrgos. A viagem dura cerca de quatro horas (€ 6). De lá, é preciso fazer uma baldeação para chegar até Olímpia (há cinco trens e oito ônibus diários que fazem a conexão, com duração de meia hora).
Melhor época
Para quem gosta épocas quentes, a melhor é a de junho a setembro. Para quem prefere um clima mais frio, é aconselhável viajar no período de inverno, de dezembro a fevereiro.
Informações adicionais
Moeda: euro
Idioma: grego
Visto: não é necessário
Saúde: é exigida a vacina contra a febre amarela