São Miguel dos Milagres é um dos trechos do litoral alagoano, que compõem o cenário da beleza deste lugar. Destino perfeito para fugir do turismo em massa, o local é abrigo de muitas praias, sombreadas por coqueiros e protegidas por recifes que formam piscinas naturais.
Localizado na Costa dos Corais, São Miguel dos Milagres é um dos destinos mais preservados do litoral alagoano. Com alguns lugares bem rústicos, vilas de pescadores e praias praticamente desertas, a região pode surpreender muito quem a visita.
Até mesmo em datas mais movimentadas, o destino vibra uma tranquilidade única. Os principais passeios a se fazer por lá são as praias da Rota Ecológica dos Milagres.
O que é a Rota Ecológica dos Milagres
Imagine um cenário onde só existem coqueiros, uma faixa de areia branquinha e muitas piscinas naturais. Essa é a Rota Ecológica alagoana! Com aproximadamente 30 quilômetros de extensão, que começa em Barra de Camaragibe indo até Porto de Pedras, a rota reúne as praias intocadas de São Miguel dos Milagres.
As praias são protegidas e preservadas, praticamente sem acesso de veículos e sem toda aquela estrutura hoteleira. Portanto, por lá, é possível encontrar apenas algumas pousadas bem intimistas e charmosas, escondidas em meio à vegetação. ELas ficam uma do lado da outra, permitindo que você as conheça a pé mesmo – se estiver disposto a uma boa caminhada! -, de bicicleta ou de carro.
Algumas das praias imperdíveis em uma visita pela Rota Ecológica dos Milagres são:
Praia do Patacho
Patacho é uma daquelas praias que vence a disputa quando a dúvida é em qual destino escolher para se hospedar. Por conta de ser quase inexplorado, suas areias claras, águas translúcidas e coqueiros são perfeitos para você passar um dia inteiro sossegado. Além disso, as piscinas naturais que se formam com a maré baixa fazem do cenário ainda mais espetacular. É necessário andar centenas de metros até chegar a essas piscinas.
A localização é privilegiada e, com toda certeza, você não será incomodado por outros banhistas ou vendedores.
Praia de Lages
Não muito diferente de Patacho, a praia de Lages é de arrancar suspiros de qualquer um! Pouco frequentada por turistas, o local tem como sua principal atração as águas incrivelmente azuis e morninhas. Por ser um local extremamente calmo e sossegado, o destino é refúgio para muitos casais que buscam por tranquilidade. Sua localização não conta com toda aquela infraestrutura de bares e restaurantes, portanto, em uma visita à praia, leve tudo que for necessário!
Praia do Toque
Apesar de ser um pouco mais famosa e explorada pelos viajantes, a Praia do Toque também tem como marca registrada a sua calmaria. Embora as águas sejam incrivelmente transparentes, assim como todas as praias do local, vale a pena levar sua máscara de mergulho para fazer o famoso snorkeling. A Praia do Toque também segue a linha mais restrita, devido ao difícil acesso de carro. Mas, nada que uma boa caminhada não complete ainda mais o seu roteiro!
Praia de Tatuamunha
A praia de Tatuamunha além de ter piscinas naturais belíssimas e mais reservadas, é também o local onde fica o projeto de preservação dos peixes-bois. Além disso, ao visitar esta praia, não deixe de explorar o centrinho de Porto de Pedras, onde está localizado o Farol. De lá, é possível ter uma vista panorâmica e privilegiada da cidade inteira.
Gastronomia
Em resumo, a culinária, como sempre, é de deixar qualquer um com desejo de experimentar cada prato! Com temperos locais, ingredientes diretamente da horta e claro, frutos do mar, sua menor preocupação vai ser em relação à comida!
Vem com a TZ Viagens!
Todos de malas prontas? Então, partiu Alagoas! São Miguel dos Milagres é apenas um dos inúmeros destinos encantadores que esse belíssimo estado nos reserva. Entre em contato com a TZ Viagens e saiba mais sobre nossas oportunidades.
Leia também: Cidades da Alemanha que precisam estar em seu roteiro de viagem