A beleza das praias do Nordeste é amplamente conhecida e apreciada no Brasil e no exterior. Mas pouca gente conhece a exuberância e a riqueza natural das praias de Florianópolis, ou apenas, Floripa. Nessa região a natureza também nos brindou com o clima: verões intensos e invernos amenos. O sul do Brasil não é frio o tempo todo!
As praias de Florianópolis: cada região um encanto
Existem praias em três regiões da ilha: norte, leste e sul, cada uma com características bem diferentes. O ideal é visitar praias da mesma região no mesmo dia. Assim você evita muito deslocamento e diminui o risco de passar muito tempo no trânsito.
Praias do norte: tranquilidade

Praia dos Ingleses
1. Daniela
Bem sossegada e com clima familiar, ideal para levar crianças pequenas. Fica ao lado da famosa Jurerê, mas sem o agito da sua vizinha. Fica a 26 km do centro de Florianópolis, Floripa.
2. Praia do Forte
Guardada pelo forte de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte você pode aproveitar o charme dos restaurantes rústicos que servem peixes e frutos do mar. Fica a 25 km do centro de Florianópolis.
3. Jurerê
Praia do luxuoso condomínio Jurerê Internacional. A área fora do condomínio é conhecida como Jurerê Tradicional. A praia conta com restaurantes requintados, como o badalado Café de la Musique e o Parador P12, um clube com piscina durante o dia, e à noite balada. Fica a cerca de 23 km do centro de Florianópolis, Floripa.
4. Canasvieiras
A cerca de 26 km do centro de Florianópolis esse é o point dos argentinos em Floripa, onde o mar também é bem tranquilo.
5. Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas
Trechinho que é a continuação de Canasvieiras. Em uma região sossegada, a praia oferece fácil acesso à Praia dos Ingleses e à Praia Brava.
6. Lagoinha
Outra excelente opção para levar crianças. A faixa de areia é larga e tem bem menos gente que a vizinha Jurerê. Fica a mais ou menos 27 km do centro de Florianópolis.
7. Praia Brava
Uma das melhores praias para surf da região. A praia é urbanizada, tem muitos prédios baixos na região e está a mais ou menos 34 km do centro de Florianópolis.
8. Praia dos Ingleses
A aproximadamente 27 km de Florianópolis essa é a praia mais extensa do norte. Do lado esquerdo possui mata de restinga e morro ao fundo, já a parte central é mais urbanizada. A praia conta com quiosques e restaurantes e é bastante procurada por famílias, possuindo também uma colônia de pescadores.
9. Praia do Santinho
Dunas baixas e não costuma lotar de gente. Para quem gosta de ondas é uma das melhores opções.
Praias do Leste: alguns dos principais cartões postais da ilha

Praia da Joaquina
1. Praia do Moçambique
A mais selvagem de Floripa. Não há quiosques nem restaurantes, e é uma das praias preferidas dos surfistas, estando a cerca de 29 km de Florianópolis.
2. Barra da Lagoa
Enseada de águas calmas, aldeia de pescadores é ideal para quem gosta de tranquilidade e simplicidade.
3. Praia da Galheta
A praia de nudismo de Florianópolis. Não há fiscalização nem a obrigação de tirar a roupa. O acesso é apenas por duas trilhas. Uma delas com saída pela costa norte da Praia Mole, de aproximadamente 300m, e outra pela Barra da Lagoa, sendo este um caminho mais pesado e longo.
4. Praia Mole
Uma das mais bonitas da ilha. Tem esse nome por causa de sua areia ser difícil de caminhar, “mole”. O mar é agitado e não é muito procurada pelas famílias. Fica a cerca de 20 km do centro de Florianópolis.
5. Praia da Joaquina
A mais famosa da ilha. Possui incríveis dunas, onde é possível alugar pranchas e fazer sandboard (também conhecido como esquibunda) e o mar possui grandes ondas. Por isso, a praia é palco de diversos campeonatos de surf.
6. Lagoa da Conceição
Possui águas mais tranquilas, ideal para a prática de stand-up paddle e caiaque, e windsurf, quando há vento suficiente. As pranchas e os caiaques podem ser alugados. Fica a mais ou menos 15 km do centro de Florianópolis.
Praias do Sul: pouco urbanizadas, natureza exuberante e antigas colônias de pescadores

Ilha do Campeche
1. Campeche
Continuação da praia da Joaquina. Para quem tiver disposição para andar, chegar até a praia leva cerca de uma hora de caminhada na areia. Durante a alta temporada e nos fins de semana de maior movimento é possível pegar um bote inflável para a Ilha que geralmente custa R$ 100 por pessoa (o valor inclui a volta).
2. Morro das Pedras
É o trecho final que começa na praia da Joaquina e continua pelo Campeche. Geralmente há ondas e poucas pessoas na faixa de areia. Fica a mais ou menos 22 km de Florianópolis.
3. Armação
Antiga colônia de pescadores, boa parte da praia conserva a atmosfera rústica. De lá saem passeios de barco para a Ilha do Campeche.
4. Ilha do Campeche
Conhecida pela areia branquinha e o mar azul caribenho é um dos mais belos trechos de Floripa. Também é possível fazer trilhas a sítios arqueológicos com inscrições rupestres. As trilhas são sempre feitas com os guias no local. Fica a mais ou menos 20 km do centro de Florianópolis.
5. Matadeiro
Linda praia selvagem, foi o cenário escolhido para o filme argentino-brasileiro “Sueño Florianópolis”. Também é uma das praias queridinhas dos surfistas.
6. Lagoinha do Leste
A praia mais selvagem de Florianópolis. O caminho mais longo, de aproximadamente 4 km, é feito pela Praia do Matadeiro (ao lado da Praia da Armação) e o outro, mais curto (cerca de 2,3 km), porém mais íngreme, pode ser feito pelo Pântano do Sul.
7. Pântano do Sul
Praia tranquila, mas muito querida pelos turistas. Não deixe de conhecer o Bar do Arante, que tem o teto todo forrado de bilhetinhos, uma das imagens mais famosas de Floripa. Fica a cerca de 28 km do centro da cidade.
Outros passeios em Florianópolis

Mercado Público
1. Mercado Público de Florianópolis
Ggrande oportunidade para conhecer melhor a culinária local. Há muitos bares e restaurantes, onde são servidas desde fartas refeições para duas pessoas a lanches rápidos.
2. Mirante Morro da Cruz
Para se encantar com uma linda vista da cidade. O acesso é gratuito e há várias opções de ônibus para chegar ao local. A dica é planejar para ir ao fim da tarde para desfrutar de um cenário ainda mais bonito.
3. Caminhada pela Avenida Beira Mar Norte
Para relaxar e curtir a orla, o calçadão é o point dos esportistas. Para quem não faz parte dessa tribo, há um shopping também nas imediações.
4. Fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa
Ótimo para uma caminhada despretensiosa e para conhecer os bares e restaurantes da orla. Não deixe de caminhar mais um pouquinho e assistir ao pôr do sol na praia de Sambaqui.
5. Baladinhas na Lagoa da Conceição
Dá para curtir um lindo fim de tarde, mas também visitar o lugar à noite é uma ótima opção. Há diversos bares e restaurantes encantadores, como o Mandela Bar e o Books & Beers.
6. City tour de ônibus
Floripa by Bus faz diversos roteiros de ônibus pela ilha. Há vários itinerários, inclusive um deles é noturno. Vale a pena fazer o roteiro Meia Ilha, o mais completo, que vai da Lagoa a Ingleses, passa por Jurerê e Santo Antônio de Lisboa.
7. Beto Carrero World
Ótimo passeio para quem vai com crianças. Fica a mais ou menos duas horas de Floripa. O ideal é contratar um passeio organizado, com guias especializados. Não deixe de consultar o site do parque para planejar sua visita.
8. Trilhas
Florianópolis também ganha o coração dos apaixonados por trilhas: consulte o Guia Floripa para conhecer as opções de trilha a pé, e o Trilhas BR para escolher sua trilha de bike.
Agora que você já descobriu os encantos naturais e urbanos de Florianópolis, já pode começar a planejar sua viagem! Conte com a TZ Viagens para conhecer a Ilha da Magia. Veja nossas ofertas para o destino ou monte sua viagem exclusiva conosco. Encontre a agência TZ Viagens mais próxima de você e programe suas próximas férias!