Quem lembra das aulas de história deve recordar o professor falando que “a Grécia é o berço da civilização ocidental”. Antes dos romanos, antes do desenvolvimento europeu e muito antes da ascensão da América do Norte, os gregos já se organizavam em sociedade, pensavam e transformavam o mundo. Esse país mediterrâneo é o precursor das artes e da filosofia, também foi a primeira casa do Jogos Olímpicos e o berço do que conhecemos como república e democracia.
No sul da Europa, banhada pelo Mar Mediterrâneo, Egeu e Jônico, com mais de 130 mil quilômetros quadrados de extensão, a Grécia continua sendo uma descoberta para a humanidade. Percorrer seu território é conhecer as raízes da história mundial, as belezas inigualáveis das suas ilhas e uma cultura tão rica que seus elementos estão presentes, até hoje, nas mais diversas sociedades do planeta. Ou você nunca assistiu a uma peça de teatro, nunca leu uma poesia ou nunca ouviu um eco? Tudo isso vem dos gregos. Inclusive, Eco era uma ninfa grega.
Atenas
No continente, Atenas é uma metrópole agitada, cosmopolita e intensa. A vovó das cidades, tem 3 milênios de idade, Atenas é um espetáculo ao ar livre. O verdadeiro sentido da expressão “museu a céu aberto”, na cidade as principais atrações estão sob a luz do sol. A Acrópole, um dos mais simbólicos complexos arquitetônicos do mundo, abriga o Parthenon (templo da deusa Atenas) e o Erecteion, templo sagrado sustentado por 6 Cariátides – colunas em forma de mulheres. Vista de qualquer ponto de Atenas, Acrópole significa cidade alta e, além de santuário e centro político, ainda serviu como fortificação militar e refúgio para os habitantes em caso de ataques. O Tempo de Zeus fica a penas 100 metros da Acrópole.
Com toda sua carga histórica, Atenas é uma grande cidade europeia, com muita movimentação, opções de atividades e entretenimento. Cada rua da cidade tem uma história para contar, sempre acompanhada dos aromas intensos da culinária grega. O bairro Plaka tem muitas opções de hotéis, restaurantes e lojinhas. O Monastikari é um bairro boêmio, muito animado durante a noite. Lá estão situados a Biblioteca de Adriano e a Ágora Romana.
Península do Peloponeso
Ligada ao continente por uma ponte sobre o canal de Corinto, o Peloponeso foi palco de grandes batalhas na antiguidade e hoje abriga os principais sítios arqueológicos da Grécia.
Corinto
Porta de entrada para a península do Peloponeso, Corinto foi uma das cidades mais ricas da Grécia antiga graças a sua localização. Além do canal, os pontos mais visitados da cidade são o Templo de Apolo, construído em 550 a.C durante o apogeu da cidade e o Acrocorinto, a Acrópole da Antiga Corinto, usado como tempo religioso e fortaleza militar durante a antiguidade e Idade Média.
Micenas
Declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Micenas foi um grande centro da civilização grega. Entre os anos 1600 e 1100 a.C, a impotência da cidade deu origem ao período Micênio. No sítio arqueológico de Micenas é possível ver a Porta dos Leões, um dos símbolos mais conhecidos da cidade; o Tesouro de Atreu, acredita-se ser a tumba de Agamenon, e outras Tumbas Reais em formato circular. Os tesouros encontrados nessas tumbas estão expostos no Museu Arqueológico de Atenas.
Epidauro
Um grandioso anfiteatro a céu aberto construído no século 4 a.C e usado até hoje! Essa joia da Grécia Antiga tem capacidade para 14 mil pessoas, divididas em 55 filas de assentos. O teatro possui uma acústica incrível e abriga, anualmente, o Festival de Atenas. Na zona arqueológica ao lado do teatro estão o templo de Asklepios, filho de Apolo e deus da medicina; ruínas de um estádio do século 5 a.C e o Museu Arqueológico de Epidauro.
Náuplia
Náuplia, Nafplio ou Nafplion é uma cidade praia, repleta de barzinhos, restaurantes e lojinhas tradicionais. Situada na região nordeste do Peloponeso, a cidade faz parte do Golfo de Argos e foi a primeira capital grega. A cidade é convidativa para aproveitar um dia de sol às margens do Mar Egeu, dar uma voltinha pela Syntagma Square (praça principal), conhecer as vinícolas da região de Nemea, apreciar a culinária rica em frutos do mar e explorar seus museus.
Conheça a Grécia com a TZ Viagens!
Além de pacotes exclusivos para as belezas gregas, montamos roteiros especiais para você conhecer o melhor da Grécia!