Se você também concorda que comer bem durante uma viagem é um item indispensável, há grandes chances da sua próxima viagem ser rumo à Lyon. Afinal, desde as entradas até o prato principal, ela sabe como deixar todo e qualquer viajante muito bem servido.
Embora a terceira maior cidade da França tenha sido apelidada de “Cidade das Luzes”, por conta da iluminação noturna de seus mais de 350 monumentos locais, o que a diferencia de fato é a sua gastronomia.
E quando falamos da gastronomia de Lyon, queremos dizer da alta gastronomia francesa, que está bem representada por 18 chefs estrelados no guia Michelin. Dentre os quais se destacam Paul Bocuse, Sophie Pic e Georges Blanc.
Então, para você se aprofundar com as delícias que te esperam por lá, vamos conhecer a receita que tornou Lyon um ícone na culinária francesa.
Como ela se tornou referência na gastronomia
Foi exatamente no século XIX, que Lyon começou a fazer história com sua gastronomia. Pois neste período as pessoas começaram a viajar mais – devido ao desenvolvimento dos transportes – e seguir os guias turísticos.
Dessa forma, muitos destes guias elogiavam pelos quatro cantos da cidade a qualidade dos produtos locais da região de Lyon, como castanhas, queijos, carnes, bolos, vinhos, chocolates e cerveja. Além dos preços acessíveis dos mesmos, é claro!
Foi então que, a partir de 1930, diversos cozinheiros decidiram inovar e se destacar com suas criações culinárias. Neste período, Lyon sofria as consequências da crise da indústria da seda, ao mesmo tempo que o governo enxergava o potencial da cidade por meio da gastronomia.
Sendo assim, os governantes começaram a investir na estrutura e promover cada vez mais a divulgação das comidas da cidade. E o resultado não poderia ser diferente: a fama veio, e não estava só de passagem!
Especialidades de Lyon
Do bolinho quenelle ao Poulet de Bresse, há muito o que provar entre as especialidades de Lyon. Sendo assim, aqui vai uma lista para você encaixar no seu roteiro gastronômico quando for fazer uma visita na cidade:
Grattons: um torresmo, só que em versão francesa;
Quenelles: um salsichão feito de farinha, leite e manteiga, aromatizado e servido acompanhado de um molho;
As tripas: fígado, estômago e até cérebro são preparados em Lyon, e se quer saber, são uma delícia;
Queijos: sendo o Saint Marcellin o mais cobiçado e endeusado;
Bugnes: nada mais nada menos que as convidativas cuecas viradas que temos no Brasil;
Cervejas artesanais: de várias leveduras, cores, aromas e sabores;
Sorvetes: em que muitos deles levam a receita de italianos, mas que fizeram parte da história da cidade.
Onde provar da fama gastronômica de Lyon
Agora que você já sabe que a capital gastronômica francesa é puro sabor, só falta mesmo provar dessa fama, né? Confira alguns de seus restaurantes mais famosos:
1. Le Vivarais
Com uma cozinha muito criativa e ambiente charmoso, nesse bistrô tem tudo o que há de mais moderno. Os preços são fixos e muito justos pelo tanto que são elaborados e deliciosos.
Então, basta caminhar até a Place Gailleton, nº1, caso queira conhecê-lo. É aberto tanto para o almoço quanto para o jantar, fechando apenas aos domingos.
2. Brasserie Le Nord em Lyon
Certamente que Paul Bocuse ia aparecer nessa lista, afinal, ele é considerado um papa da gastronomia francesa por ser o único a possuir 3 estrelas no guia Michelin!
Aqui você terá pratos típicos da região, bem mais tradicionais se comparados aos outros. Mas calma, porque além da culinária ser assinada pelo chef estrelado, os pratos são de comer rezando!
Com chão de madeira e parte externa com paredes de vidro e toldinho vermelho, o restaurante se encontra na Rue Neuve, nº8.
3. Le Mercière
Outro restaurante típico de Lyon, conhecido como “bouchon lyonnais”. Embora os pratos sejam mais simples, é nele que você experimenta toda a essência da gastronomia local.
Os preços são bem acessíveis e os pratos excelentes. Ao mesmo tempo que o ambiente é rústico também é de uma sofisticação sem igual, perfeito para um jantar a dois!
Anota o endereço: Rua Merciere, nº 56. Abertos todos os dias.
4. L’Archange
Vá preparado para conhecer este restaurante, porque o menu entrega uma explosão de sabores! O ambiente é mega aconchegante e os funcionários são muito solícitos, mas a sequência de pratos é um verdadeiro espetáculo!
Apesar de ser bem pequenino – somente 10 mesas -, é um privilégio saborear cada prato por aqui. As comidas também são típicas e bem “raiz”, por isso mesmo é muito cobiçado entre os viajantes. A experiência é divina, então não deixe de fazer sua reserva e provar.
5. Fourvière
Localizado ao lado da Basílica de Fouvière, nele você aprecia o melhor da gastronomia de Lyon com uma vista esplêndida!
Logo que você chega no local já se impressiona com tamanha sofisticação nos detalhes, sem contar, é claro, os ótimos pratos criados pelo chef Didier Bardot. O cardápio muda de acordo com a estação, mas há opções para todos os gostos!
A dica que nós damos é: reserve com bastante antecedência, principalmente se a sua viagem for durante o verão.
Pronto para apreciar tudo isso em Lyon?
Temos certeza que chegou ao fim deste blog com água na boca, acertamos? Então, não perca tempo, aprecie tudo o que a gastronomia francesa, em Lyon, tem de melhor.
Fale com a equipe da TZ Viagens e planeje sua viagem!