A busca por experiências gay friendly tem crescido cada vez mais, no Brasil e em diversos outros países. Até mesmo antes da pandemia, pessoas que fazem parte dessa comunidade têm investido em viagens assim, focando em destinos, passeios, acomodações e cruzeiros atrativos para tal público. Porém, ainda é comum haver dúvidas sobre o assunto. Por isso, nós da TZ Viagens separamos os principais mitos e verdades sobre turismo LGBT+.
Existem várias opções de destinos para o público LGBT+ no Brasil?
Verdade! Ainda que sejam poucas as acomodações destinadas especificamente a membros da comunidade em questão, existem diversas opções gay friendly no país. São locais que oferecem hospedagem para qualquer público, mas com atividades voltadas para pessoas LGBT+ ou que simplesmente oferecem uma receptividade capaz de proporcionar a melhor experiência possível para esses hóspedes.
Além de grandes centros urbanos, como São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro, turistas LGBT+ podem curtir suas folgas ou férias em cidades como a estonteante Fernando de Noronha ou a imperdível terra do concurso Miss Brasil Gay, Juiz de Fora.
Pessoas gays só buscam agito e destinos animados?
Mito! Dentro do universo LGBT+ há inúmeros estilos, assim como ocorre entre heterossexuais. Sendo assim, não necessariamente homens gays gostam de viajar apenas para lugares com festas em estabelecimentos conhecidos, por exemplo. O turismo LGBT+ abrange uma série de interesses, desde bares e baladas até passeios românticos por lugares calmos e com paisagens belíssimas. Os gostos são ainda mais variados do que a diversidade presente na bandeira do arco-íris.
Ao sofrer algum tipo de agressão durante a viagem, não há como reclamar?
Mito! Antes de partir para sua viagem, lembre-se de pesquisar bem quais são as leis referentes a situações de homofobia ou transfobia no destino escolhido. Ao visitar países onde pessoas LGBT+ estão amparadas em casos assim, procure uma delegacia e não tenha vergonha de pedir auxílio à agência de viagens escolhida. Isso vale para qualquer tipo de agressão e para qualquer lugar onde ela ocorra, seja na rua ou até mesmo no hotel. Mesmo que você não tenha provas materiais (como fotos) ou testemunhas, é importante denunciar.
Existem hostels voltados apenas para hóspedes LGBT+ na Europa?
Verdade! Se você está pensando em fazer um mochilão na Europa, saiba que há hostels gays por lá, mais especificamente em cidades como Berlim, Madri, Londres e Brighton. Além disso, a maioria dos hostels europeus é gay friendly, ou seja, você pode viajar para o continente europeu sem preocupações com a aceitação na hora de se hospedar nesses locais.
Todos os países apresentam perigo para viajantes LGBT+?
Verdade! Em menor ou menor grau, o risco de sofrer homofobia ou transfobia ainda é real em praticamente qualquer lugar do mundo, inclusive em países mais progressistas. Mas, calma, não precisa cancelar sua viagem. Existem inúmeros países que oferecem muito menos chances de contratempos dessa natureza. Basta escolher um destino gay friendly e aproveitar tudo de melhor que ele tem a oferecer.
Caso você esteja pensando em viajar para um local assim, seja sozinho, com seu amor ou entre amigos, pode contar com a TZ Viagens. Nós somos uma agência gay friendly e oferecemos o melhor planejamento e a assistência mais assertiva do mercado, para garantir que sua experiência viajando seja fantástica do início ao fim. Ficou interessado? Fale conosco para definir o seu roteiro!