A cordilheira dos Bálcãs é uma cadeia montanhosa que se estende da Sérvia até o Mar Negro. Se você planeja uma viagem para a Croácia, conhecer sua geografia é essencial!
São os Bálcãs que dão nome à península balcânica, que abriga países como Grécia, Bulgária, Sérvia, Montenegro, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e outros.
Uma viagem para a Croácia realmente tem tudo o que a gente precisa para se encantar pela região dos Bálcãs, com sua rica história e belo litoral.
Hoje o tema será justamente esse: vamos falar o que fazer neste país que nos eliminou na Copa do Mundo de 2022, suas cidades, belezas naturais e praias. Vamos lá?
Dubrovnik, a Pérola do Adriático
Ela recebe este título e não é à toa. Isso porque, a cidade tem mais de 14 séculos de história, já assumiu diversas facetas e ocupou posições estratégicas de diversos impérios.
Ela, inclusive, já dominou a região do Mar Adriático, comandando toda a frota de comércio marítimo. Com tanta história para contar, não é surpresa que este seja o principal destino turístico da Croácia, não é?
Entre suas principais joias estão suas muralhas. Construídas entre os séculos XIII a XVI, elas são uns dos mais belos sistemas de fortificação do mundo. Com 1.940 metros de comprimento e mais de 15 torres e fortes, você pode percorrer todo o trajeto e ver de cima tanto as paisagens da cidade quanto do mar.
Além da muralha, a rua Stradun é a principal da cidade, assim como a mais larga e longa. Ali você encontrará de tudo um pouco, desde souvenirs até joalherias e cafeterias.
Se reparar bem, verá que essa cidade parece muito mais familiar, sabe por quê? Porque ela foi uma das principais locações da série Game of Thrones! Inclusive, é possível fazer um tour pelos lugares mostrados na série.
Quer saber mais informações para realizar uma viagem para a Croácia? Então confira nosso blog específico sobre a Pérola Adriática!
Split, o charme histórico da Dalmácia
A cidade, fundada pelos romanos, também passou pelos domínios bizantinos, austro-húngaro e até mesmo Napoleão. Todas essas experiências fizeram dela um verdadeiro museu a céu aberto.
Por lá, o Palácio de Diocleciano é uma das paradas obrigatórias. Construído pelo imperador para se tornar sua residência oficial, com direito a muralhas, colunas e arcos tipicamente romanos.
Colado a ele está também a Catedral de São Dômnio, considerada uma das catedrais mais antigas do mundo, onde está o mausoléu do imperador.
Além disso, a cidade conta com diversos bares, restaurantes, lojas e muitas outras atrações para todos os estilos. Num roteiro de viagem para a Croácia, esta cidade não pode ficar de fora!
Zadar, a harmonia entre tradição e modernidade
Próxima a Split, Zadar já foi a capital dessa região, e, assim como as outras cidades, conta com mais de 3 mil anos de história.
Entre suas atrações históricas, temos sua cidade medieval amuralhada, com ruas e casas muito bem preservadas.
Na costa, podemos conferir de perto o Órgão do Mar, um instrumento musical instalado numa escadaria, com todo o seu sistema de canos submersos. Ele emite sons de acordo com o movimento das ondas.
Outro ícone da cidade se situa na Catedral de Santa Anastácia: a Torre do Sino. Não só ela é vista de todos os lugares de Zadar, como também oferece uma vista inconfundível da cidade.
Também já demos mais detalhes sobre Zadar. Basta conferir este blog para se aprofundar por suas atrações.
Lagos Plitvice, o paraíso natural
Eles são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1979, e é possível entender de onde vem toda sua beleza natural. Os lagos se conectam entre si por diversas cachoeiras, em 16 níveis diferentes.
O parque é dividido entre os ‘lagos baixos’ e os ‘lagos altos’. O primeiro abriga 4 dos maiores lagos do parque, e o segundo com os outros 12 lagos interligados por um sem-número de cachoeiras.
O parque é principalmente visitado no verão mas, durante o inverno, as cachoeiras congelam e criam um espetáculo por si só. É um passeio imperdível em uma viagem para a Croácia.
Dicas de viagem pelos Bálcãs
Apesar de termos focado na Croácia, ela faz parte dos Bálcãs, e seus países vizinhos também possuem atrações e cultura similares. Isso quer dizer que em uma viagem para a Croácia, você pode aproveitar para fazer um verdadeiro tour pela região dos Bálcãs.
Se é isso que você pretende, saiba que a alta temporada turística na região é o verão, pois é o melhor momento para curtir as praias e atrações ao ar livre. A primavera também costuma ser uma estação bem aproveitada.
Apesar de não nevar nas regiões litorâneas, durante outono e inverno, se agasalhe bem. Ah! E os países não requerem visto de turistas brasileiros, viu?
Não deixe de provar pratos como a peka – frutos do mar, carne ou vegetais acompanhados de batatas, especiarias, sal e óleo cobertos por uma tampa e cobertos por brasas, assando lentamente – e Fuži – uma massa caseira acompanhada de creme de trufas ou molho vermelho suave.
Que tal então realizar uma viagem para a Croácia?
A TZ Viagens conta com diversos roteiros de viagem para Croácia e tour pelos Bálcãs. Confira aqui!