Tirar férias é uma ótima solução para se distanciar dos problemas do dia a dia e relaxar um pouco. Deixar a correria de lado por uns dias é fundamental para conseguir recarregar as energias. E quando o assunto é viagens, os países da Europa são os mais procurados! Nesse contexto, o outono europeu é uma das estações mais disputadas.
Há, literalmente, centenas de coisas incríveis para se fazer na Europa. Mas de meados de setembro até a metade de dezembro é uma das melhores épocas do ano para visitar o continente. Isso porque a alta temporada de verão já acabou e as multidões nos principais destinos já diminuíram, assim como os custos de viagem!
No velho continente existem inúmeras oportunidades de atrações ao ar livre. Com uma bela folhagem de outono, há também festivais locais que celebram desde cerveja até a caça de trufas e colheitas de vinho. E para os amantes do sol, ainda é possível encontrar uma temperatura levemente alta e bastante agradável.
Outubro é um ótimo momento para viajar para a Europa. É nesse mês que as cores da folhagem do outono estão nos seus melhores momentos. Além disso, é também quando você encontrará muitos dos melhores festivais de outono da Europa! Confira algumas dicas de destinos para curtir o outono europeu:
Eslovênia
Este pequeno país no lado ensolarado dos Alpes é muito diversificado, oferecendo opções para todos os gostos. A Eslovênia é o lar de pessoas amigáveis, bela natureza, comida deliciosa, com uma rica história e cultura.
Ljubljana
Capital da Eslovênia, a encantadora Ljubljana foi eleita a Capital Verde da Europa em 2016. Isso graças à bela cidade velha, fechada apenas para pedestres e localizada ao longo das margens do rio Ljubljanica. Além disso, durante os meses de outono a cidade ganha vida em um show de cores e festivais!
Festival do Vinho da Eslovênia, o Vinarium Festival – Lendava Grape Harvest e o Old Vine Festival. Estas são apenas algumas das celebrações que podem ser desfrutadas durante essa época do ano na cidade.
No final do outono, quando a noite começa a cair no final da tarde, a cidade brilha com o Festival of Night and Fiery Ambiences. Instalações de arte em chamas inflamam os cantos da cidade, criando um ambiente mágico para uma agradável caminhada noturna.
Durante esse Festival, os visitantes são incentivados a fazer suas próprias lanternas e chapéus iluminados em diversas oficinas pela cidade.
Croácia
A Croácia se tornou um dos destinos mais quentes para os viajantes de verão. Mas o que a maioria não sabe é que o clima e as águas do país permanecem quentes até outubro e às vezes até novembro! Por isso, a melhor época para visitar a Croácia é o outono, com o auge em outubro.
Quando visitar a Croácia aproveita para praticar esportes aquáticos, com as praiais mais livres e os preços mais baixos.
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice
Maravilha natural mais conhecida da Croácia, os Lagos Plitvice, são uma cadeia de 16 lagos cheios de água azul vívida! O Parque é ligado por uma série de cachoeiras. A água flui de um lago para o outro através de barreiras construídas naturalmente ao longo do tempo.
Outubro e novembro, no auge do outono, são os melhores meses para visitar os Lagos Plitvice. Nesse meses as cores da folhagem do outono acentuam a beleza do lugar.
Itália
Há algo de especial na Itália no outono. Conforme a temperatura cai, a multidão diminui e as atrações ganham mais cores. Além disso, o outono também é um momento culinário excepcional na Itália! É quando alguns dos melhores produtos chegam aos mercados e uma celebração da época da colheita ocorre no país.
Ligúria
Como a maioria dos lugares, o outono na Ligúria indica temperaturas mais agradáveis e menos multidões.
É nessa estação que a Ligúria celebra o cogumelo Porcini: uma iguaria desfrutada, principalmente, em setembro e outubro. Cada cidade da Ligúria tem uma receita única para fazer com esses cobiçados pedacinhos de cogumelos. Além disso, há muitos festivais para celebrar a temporada de Porcini e castanha na região.
França
A França é única em qualquer época do ano! O destino pode ser a região da Riviera no sul da França ou a região montanhosa dos Pirineus, no sudoeste do país. Entretanto, no outono há muitas boas razões para seguir para as áreas do sul francês. O clima é ameno e a temperatura é bastante agradável.
Sul da França – Riviera Francesa
O sul da França é o destino de outono perfeito para quem se apega aos últimos sinais de verão. Até o final de outubro é possível desfrutar de dias ensolarados e quentes. As multidões de verão já se foram para que você possa desfrutar das praias, conseguir uma mesa nos bons restaurantes e visitar atrações populares com facilidade, tendo férias mais tranquilas e relaxantes.
Romênia
Com uma mistura de história única, natureza espetacular, cidades encantadoras, castelos medievais e arquiteturas surpreendentes, a Romênia merece uma visita! Porém, no outono o país ganha um ponto a mais: o clima ameno favorece o passeio!
Transilvânia
Os vales densamente arborizados da Transilvânia são frequentemente associados aos contos sombrios e mitológicos. Retratado como um lugar mágico, onde o sol nunca brilha. Mas não se preocupe, essa imagem é coisa de filmes!
Contrastando com essa imagem, a verdadeira Transilvânia é um destino de conto de fadas! Com paisagens medievais intocadas, colinas, prados de flores silvestres e florestas de carvalho antigas pintando um cenário deslumbrante.
Imponentes castelos góticos e palácios ornamentados pontilham a região montanhosa. Além disso, pitorescas cidades e vilarejos de paralelepípedos como Brasov e Sibiu surpreendem os visitantes. No outono, a Transilvânia se transforma com uma exibição de cores brilhantes e paisagens com belezas indescritíveis.
Bônus: Polônia e Áustria
Gdansk
Não há cidade mais bonita para experimentar o “outono dourado” da Polônia que Gdansk. Meticulosamente restaurada após a Segunda Guerra Mundial, Gdansk é uma cidade associada à coragem e liberdade.
Entre as encantadoras ruas de paralelepípedos, você pode descobrir o premiado âmbar de Gdansk e se aquecer com o licor dourado Goldwasser, fabricado em Gdansk desde o século XVI.
Wachau
Paisagens montanhosas, aldeias encantadoras e a paixão por café e bolo! Essas são apenas algumas razões pelas para visitar à Áustria, uma excelente pedida para quem vai viajar para a Europa.
Conhecida por suas colinas, vinhedos e fortalezas, Wachau é o trecho mais espetacular do Danúbio, região em que ocorre a maior série de eventos da Europa central em torno do vinho. Eles acontecem no outono, juntamente com as belezas que a estação tem a oferecer.
A Baixa Áustria celebra uma temporada especial do final de agosto até o final de novembro, conhecida como einherbst – Wine Autumn.
Passe o outono na Europa! Escolha seu destino e desfrute de uma viagem inesquecível com a TZ Viagens! Selecione a agência mais próxima de você e programe suas férias!